Questões de Concurso Público CFC 2017 para Perito Contábil
Foram encontradas 26 questões
Um contador firmou contrato pelo prazo de um ano com a empresa X, com o objetivo de assisti-la em suas demandas judiciais. No terceiro mês de vigência contratual emitiu um parecer técnico sobre um processo no qual a empresa X era ré. O parecer foi elaborado com toda a técnica pericial e constituído de todos os requisitos contábeis. Na conclusão de seu parecer, o assistente técnico registrou condições e fatos divergentes do que esperavam os dirigentes da empresa X, os quais passaram a duvidar da capacidade do profissional contratado e deixaram claro, por meio de comentários, que nele perderam a confiança.
Ciente da desconfiança de seu cliente e levando em conta a vigência do contrato firmado, julgue o que representa ser dever do profissional, com base no Código de Ética Profissional do Contador, e em seguida, assinale a opção CORRETA.
Um assistente técnico prestador de serviços a várias empresas, em determinada ocasião recebeu trabalhos em quantidade superior àquela de rotina. Contratou um auxiliar a quem destinou alguns processos para emitir pareceres. Escolheu um colega (contratado) de sua irrestrita confiança, altamente qualificado, experiente em trabalhos como perito nomeado por magistrados e bem qualificado também como assistente técnico. A ele entregou os casos mais simples que tinha e, sob sua orientação e supervisão, dentro dos prazos disponíveis, recebeu os pareceres elaborados com todo o cuidado e técnica necessários.
De acordo com o Código de Ética Profissional do Contador, assinale a opção que representa a CORRETA atitude do assistente técnico contratante.
Considerando-se o Código de Ética Profissional do Contador, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. No desempenho de suas funções, é vedado ao profissional da contabilidade exercer a profissão, quando impedido, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício aos não habilitados ou impedidos.
II. No desempenho de suas funções, é permitido aconselhar o cliente ou o empregador contra disposições expressas em lei ou contra os Princípios de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade.
III. No desempenho de suas funções, é vedado ao profissional da contabilidade manter organização contábil sob forma não autorizada pela legislação pertinente.
Estão CERTOS os itens:
Conforme o Código de Ética Profissional do Contador, aprovado pela Resolução CFC nº 803/96 e alterações posteriores, no que se refere ao desempenho das funções do profissional da contabilidade, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. É vedado ao profissional da contabilidade não revelar negociação confidenciada pelo cliente ou empregador para acordo ou transação que, comprovadamente, tenha tido conhecimento.
II. É vedado ao profissional da contabilidade exercer a profissão, quando impedido, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício aos não habilitados ou impedidos.
III. É vedado ao profissional da contabilidade iludir ou tentar iludir a boa-fé de cliente, empregador ou de terceiros, alterando ou deturpando o exato teor de documentos, bem como fornecendo falsas informações ou elaborando peças contábeis inidôneas.
IV. É vedado ao profissional da contabilidade não cumprir, no prazo estabelecido, determinação dos Conselhos Regionais de Contabilidade, depois de regularmente notificado.
A sequência CORRETA é:
De acordo com a NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL, sobre o relatório contábil-financeiro de propósito geral (OB2 e OB3), aprovada pela Resolução CFC 1.374/2011, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que reporta essa informação que sejam úteis a investidores existentes e em potencial, a credores por empréstimos e a outros credores, quando da tomada de decisão ligada ao fornecimento de recursos para a entidade.
II. Decisões a serem tomadas por investidores existentes e em potencial relacionadas a comprar, vender ou manter instrumentos patrimoniais e instrumentos de dívida dependem do retorno esperado dos investimentos feitos nos referidos instrumentos.
III. O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações gerenciais acerca do conjunto de entidade que reporta essa informação a credores e devedores.
IV. Decisões a serem tomadas por investidores existentes e em potencial relacionadas a quaisquer transações independentemente do retorno esperado.
Está(ão) CERTO(S) o(s) item(ns).
De acordo com a NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL, sobre posição patrimonial e financeira (4.4; 4.5; 4.8 e 4.9), aprovada pela Resolução CFC 1.374/2011, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F).
I. Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade.
II. Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se exijam lucros econômicos que podem ser convertidos em moeda.
III. Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos.
IV. Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados e presentes que devem ser liquidados em moeda corrente, cujos efeitos patrimoniais foram permutativos.
A sequência CORRETA é:
A Escrituração Contábil deve ser executada de acordo com a ITG 2000 (R1) – Escrituração Contábil. Sobre as condições de execução de escrituração contábil, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F).
I. Com base em documentos de origem externa ou interna.
II. Se ausentes os documentos de origem interna ou externa, com base em elementos que evidenciem fatos contábeis.
III. Em moeda corrente nacional ou internacional, diante da expansão da globalização e de acordo com a convergência da contabilidade brasileira às normas internacionais.
IV. Com ausência de espaços em branco, admitidas emendas.
V. Utilizando estornos para evidenciar o princípio da “Primazia da Essência sobre a Forma”.
A sequência CORRETA é:
Em um processo judicial houve a seguinte decisão: “Condeno o réu ao pagamento da diferença, apurada no mês de março de 199X entre os percentuais ‘BCD’ (10%) e ‘XYZ’ (5%), ao autor que efetivamente pagou com atualização do financiamento pelo percentual ilegal de 10%. A diferença apurada deverá ser corrigida monetariamente a contar da data do pagamento a maior, pelos percentuais mensais do ‘BCD’, acrescidos de juros de mora de 1% ao mês.”
Parâmetros financeiros para o cálculo:
1. Data da emissão: 1º/1/199X
2. Vencimento: 1º/5/199X
3. Valor $ 100,00
4. Forma de pagamento:
• Em 1º/3/199X, 50% do saldo devido e
• Em 1º/5/199X o saldo remanescente.
5. Percentuais do “BCD” para todo o período: 10% ao mês.
Com base nos dados acima, assinale a opção que apresenta a diferença apurada entre o valor da correção monetária cobrada na data da sua ocorrência e o valor da correção monetária devida, de acordo com os parâmetros fixados na decisão judicial.
Em um processo judicial, foi deferida pelo juiz a realização de perícia contábil, com a seguinte determinação específica para análise dos cálculos apresentados pelo Banco (Autor da ação): “determino a realização de perícia contábil para verificar se os valores cobrados estão de acordo com o que foi contratado entre as partes.”.
De acordo com o contrato de empréstimo celebrado entre as partes, foram definidas as seguintes condições financeiras para a operação de crédito:
• Data de assinatura: 22/3/20XX;
• Valor do empréstimo contratado: R$12.500,00;
• Taxa de juros: 2,35% ao mês;
• Sistema de Amortização: Tabela Price;
• Valor de prestações mensais: R$2.269,37;
• Quantidade de parcelas para pagamento: 6 parcelas mensais;
• Datas de vencimentos das parcelas contratadas: 22/4/20XX, 22/5/20XX, 22/6/20XX, 22/7/20XX, 22/8/20XX, 22/9/20XX.
Já pelos cálculos elaborados pelo Banco Autor, juntados aos autos do processo judicial, estão detalhados os seguintes valores e condições das cobranças feitas ao Réu:
Analise os cálculos apresentados pelo Banco Autor, confirme se estão de acordo
com as condições contratuais celebradas e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
De acordo com a definição utilizada pela NBC TG 20 (R1) identifique o(s) item(ns) que apresenta(m) um ativo qualificável.
I. Um determinado bem durável cuja produção para uso próprio demorou três anos.
II. Uma empresa produz um bem de consumo em período de 25 dias para uso próprio.
III. Um determinado bem durável cuja produção para venda demorou cinco anos.
IV. Uma empresa produz um bem de consumo em período de 10 dias para venda.
Está(ão) CERTO(S) o(s) item(ns):