Questões de Concurso Público CFC 2018 para Auditor Independente - BCB
Foram encontradas 4 questões
O Processo Interno de Avaliação da Adequação de Capital deve abranger a avaliação e cálculo da necessidade de capital para cobertura dos riscos, citando os já tradicionais riscos de crédito em geral e da contraparte em especial, operacional, de mercado em geral e de juros das operações não classificadas na carteira de negociação, em particular, e risco de concentração. Além disso, estabelece que deve ser avaliada a necessidade de capital para a cobertura dos demais riscos relevantes a que a instituição está exposta, considerando no mínimo três tipos de riscos.
Assinale a opção que apresenta, de forma completa, esses três tipos de riscos.
De acordo com a regulamentação, os bancos em geral (há exceções) devem apurar, divulgar e remeter à Autoridade Monetária a Razão de Alavancagem (RA), que deve ser calculada pelo resultado da soma do Capital Principal e do Capital Complementar (Nível I), dividido pelo resultado da soma das aplicações de recursos registradas no ativo e demais valores de operações não registradas no ativo, mas que envolvem riscos (Exposição Total).
A exposição que deve ser incluída no cálculo da RA deve considerar:
I. identificação, mensuração, avaliação, monitoramento, reporte, controle e mitigação do risco de liquidez em diferentes horizontes de tempo, contemplando a avaliação diária das operações com prazos de liquidação inferiores a noventa dias.
II. manutenção de estoque adequado de ativos líquidos que possam ser prontamente convertidos em caixa em situações de estresse.
III. manutenção de perfil de captação de recursos adequados ao risco de liquidez dos ativos e das exposições contabilizadas no balanço patrimonial da instituição.
IV. diversificação adequada das fontes de captação de recursos.
Estão CORRETAS as condições apresentadas nos itens