Questões de Concurso Público CFC 2018 para Auditor Independente
Foram encontradas 22 questões
I. Indagação à administração e obtenção de evidência de auditoria apropriada e relevante para as respostas da administração.
II. Aplicação de outros procedimentos técnicos aos casos em que a Administração não conseguiu fornecer explicações consistentes e coerentes com o resto da informação colhida na auditoria.
III. Exame de documentação para sustentar os saldos apresentados pela contabilidade.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns)
No contexto da auditoria de demonstrações contábeis, o auditor deve fazer indagações à Administração relacionadas com:
I. Avaliação, pela Administração, do risco de que as demonstrações contábeis contenham distorções relevantes decorrentes de fraudes, inclusive a natureza, extensão e frequência de tais avaliações.
II. Processo da Administração para identificar e responder aos riscos de fraude da entidade, inclusive quaisquer riscos de fraudes específicos identificados pela Administração.
III. Comunicação da Administração, se houver, aos responsáveis pela governança em relação aos processos de identificação e resposta aos riscos de fraude na entidade.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns)
I. Combinação de negócios importantes após o período contábil a que se referem as demonstrações contábeis.
II. Alienação de uma subsidiária importante.
III. Compras importantes de ativos.
IV. Classificação de ativos mantidos para a venda
Assinale a opção CORRETA:
Com relação à documentação da estratégia global da auditoria, julgue os itens abaixo.
I. O auditor deve documentar: a estratégia global de auditoria; o plano de auditoria e eventuais alterações significativas ocorridas na estratégia global de auditoria ou no plano de auditoria durante o trabalho de auditoria, e as razões dessas alterações.
II. A documentação da estratégia global de auditoria é o registro das decisões-chave consideradas necessárias para planejar adequadamente a auditoria e comunicar temas importantes à equipe de trabalho.
III. A documentação do plano de auditoria é o registro da natureza, época e extensão planejadas dos procedimentos de avaliação de risco e dos procedimentos adicionais de auditoria no nível da afirmação, em resposta aos riscos avaliados.
IV. O registro das mudanças significativas na estratégia global de auditoria e no plano de auditoria e respectivas mudanças na natureza, época e extensão planejadas dos procedimentos de auditoria, explicando o motivo de mudanças significativas, a estratégia global e o plano de auditoria adotado para a auditoria.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns)
I. Como parte da obtenção do entendimento da entidade e do seu ambiente (Identificação e Avaliação dos Riscos de Distorção Relevante), por meio do Entendimento da Entidade e de seu Ambiente, o auditor deve obter entendimento geral: (i) da estrutura legal e regulamentar aplicável à entidade e à atividade ou setor de atividade em que a entidade opera; e (ii) como a entidade está cumprindo com essa estrutura.
II. O auditor deve obter evidência de auditoria apropriada e suficiente referente à conformidade com as disposições legais e regulamentares que tenham efeito direto sobre a determinação dos valores e divulgações relevantes nas demonstrações contábeis.
III. O auditor deve executar os seguintes procedimentos de auditoria para ajudar a identificar casos de não conformidade de outras leis e regulamentos que possam ter efeito relevante sobre as demonstrações contábeis: (i) indagações à administração e, quando apropriado, aos responsáveis pela governança, para determinar se a entidade em cumprido com tais leis e regulamentos; e (ii) inspeção de correspondência, se houver, com as autoridades responsáveis por licenciamento e regulamentação.
IV. Se o auditor tomar conhecimento de informações referentes a um caso de não conformidade ou a uma suspeita de não conformidade com leis e regulamentos, o auditor deve obter: (i) o entendimento da natureza do ato e das circunstâncias em que ele ocorreu; e (ii) informações adicionais para avaliar o possível efeito sobre as demonstrações contábeis.
A sequência CORRETA é
Assinale como VERDADEIRO (V) ou como FALSO (F) as alternativas abaixo:
I. Ao conduzir um trabalho de auditoria inicial, o objetivo do auditor com relação a saldos iniciais é obter evidência de auditoria apropriada e suficiente sobre se: (i) os saldos iniciais contêm distorções que afetam de forma relevante as demonstrações contábeis do período corrente; e (ii) as políticas contábeis apropriadas refletidas nos saldos iniciais foram aplicadas de maneira uniforme nas demonstrações contábeis do período corrente, ou as mudanças nessas políticas contábeis estão devidamente registradas e adequadamente apresentadas e divulgadas de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
II. O trabalho de auditoria inicial é um trabalho em que: (i) as demonstrações contábeis do período anterior não foram auditadas; ou (ii) as demonstrações contábeis do período anterior foram auditadas por auditor independente antecessor.
III. Saldos iniciais são os saldos contábeis existentes no início do período. Os saldos iniciais baseiam-se nos saldos finais do período anterior e refletem os efeitos de transações e eventos de períodos anteriores e políticas contábeis aplicadas no período anterior. Os saldos iniciais incluem, também, assuntos existentes no início do período, que precisam ser divulgados, tais como contingências e compromissos.
IV. O auditor deve expressar uma opinião com ressalva ou adversa, conforme apropriado, se ele concluir que: (i) as políticas contábeis do período corrente não estão aplicadas de maneira uniforme em relação aos saldos iniciais de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável; ou (ii) uma mudança nas políticas contábeis não está devidamente registrada, adequadamente apresentada ou divulgada, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
A sequência CORRETA é
Assinale como VERDADEIRO (V) ou como FALSO (F) as alternativas abaixo:
I. Estimativa contábil é a aproximação de um valor monetário na ausência de um meio de mensuração preciso. Este termo é usado para um valor mensurado ao valor justo quando existe incerteza de estimativa, bem como para outros valores que requerem estimativas. Quando a Norma trata apenas de estimativas contábeis que envolvem mensuração do valor justo, é usado o termo “estimativas contábeis do valor justo”.
II. Estimativa pontual ou intervalo é o valor, ou intervalo de valores, respectivamente, derivado de evidências de auditoria para uso na avaliação da estimativa pontual da administração.
III. Incerteza de estimativa é a suscetibilidade da estimativa contábil e das respectivas divulgações à falta de precisão em sua mensuração.
IV. Estimativa pontual da administração é o valor selecionado pela administração para registro ou divulgação nas demonstrações contábeis como estimativa contábil.
A sequência CORRETA é
I. Responsabilidades da liderança pela qualidade na firma
II. Exigências éticas relevantes.
III. Aceitação e continuidade de clientes e trabalhos específicos
IV. Execução do trabalho, monitoramento e documentação.
Estão CORRETOS os itens
I. a descrição dos assuntos que exigiram atenção significativa do auditor e a justificativa da sua conclusão quanto ao fato de esses assuntos serem, ou não, considerados como “principal assunto de auditoria”.
II. a opinião da Administração quanto ao fato de se esses assuntos constituem ou não principais assuntos de auditoria.
III. quando for o caso, a justificativa da conclusão do auditor de que não existem principais assuntos de auditoria a comunicar no seu relatório.
IV. as notas explicativas onde a Administração descreve que esses assuntos são principais assuntos de auditoria.
Assinale a alternativa CORRETA: