Questões de Concurso Público CFC 2019 para Auditor Independente - 2º Exame
Foram encontradas 9 questões
Com base na norma sobre receita de contrato com cliente (anteriormente, reconhecimento de receitas), a empresa deve fazer uma série de passos até chegar ao reconhecimento e mensuração da receita. O primeiro desses passos é a identificação do contrato; neste passo, a entidade deve contabilizar os efeitos de um contrato com um cliente que esteja dentro do alcance desta norma somente quando uma série de critérios forem atendidos. Abaixo seguem-se critérios possíveis de integrarem essa lista daqueles obrigatórios:
Assinale a resposta que apresenta CORRETAMENTE um dos requisitos/critérios elencados
pela norma.
De acordo com o Código de Ética Profissional do Contador, aprovado em 2019, o Contador pode:
Avalie as afirmações e assinale a opção CORRETA.
I. Um passivo fiscal diferido deve ser reconhecido para todas as diferenças temporárias tributáveis, exceto o passivo fiscal diferido que advenha de reconhecimento inicial de ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill) ou reconhecimento inicial de ativo ou passivo em transação que (i) não é combinação de negócios, e (ii) no momento da transação, não afeta o lucro contábil, o lucro tributável ou prejuízo fiscal. II. Um passivo fiscal diferido deve ser reconhecido para todas as diferenças temporárias tributáveis, inclusive sobre passivo fiscal diferido que advenha de reconhecimento inicial de ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura. III. Um passivo fiscal diferido deve ser reconhecido para todas as diferenças temporárias tributáveis, independentemente da sua natureza ou origem. IV. Um passivo fiscal diferido deve ser reconhecido sempre para as diferenças temporárias tributáveis associadas com investimentos em controladas, filiais e coligadas e participações em negócios em conjunto.
Está(ão) CERTO(S) o(s) item(ns):
De acordo com as disposições da legislação societária, entre os critérios para mensuração dos ativos, considera-se valor justo:
Avalie as afirmativas e assinale a opção CORRETA.
I. O custo de uma propriedade para investimento comprada compreende o seu preço de compra e os respectivos dispêndios atribuíveis tais como as remunerações profissionais de serviços legais, impostos de transferência de propriedade e outros custos de transação. II. A propriedade para investimento deve ser inicialmente mensurada pelo valor justo. III. O custo de uma propriedade para investimento é aumentado por todos os custos de início de atividades, por perdas operacionais incorridas antes de a propriedade para investimento ter atingido o nível de ocupação previsto e por quantidades anormais de material, mão de obra ou outros recursos aplicados na construção ou desenvolvimento da propriedade. IV. Se o pagamento de uma propriedade para investimento for a prazo, o seu custo é o equivalente ao valor à vista. A diferença entre esta quantia e os pagamentos totais é reconhecida como despesa financeira durante o período do crédito.
Está(ão) CERTO(S) o(s) item(ns):
I. A Empresa ABC deve apresentar separadamente como recebível quaisquer direitos incondicionais à contraprestação. II. Se o cliente pagar a contraprestação antes que a Empresa transfira o bem ou serviço ao cliente, a Empresa deve apresentar o contrato como Receita de Prestação de Serviços no momento que o pagamento for efetuado. III. A Empresa deve apresentar o contrato no balanço patrimonial como ativo de contrato ou passivo de contrato, dependendo da relação entre o desempenho pela entidade e o pagamento pelo cliente.
Está(ão) CERTO(S) o(s) item(ns):
I. A Empresa ABC deve registrar, nas demonstrações financeiras de 31 de dezembro de 2018, o passivo contingente no montante total apurado por seu Departamento Jurídico e reavaliar periodicamente quanto à necessidade do complemento ou da baixa dos valores inicialmente contabilizados. II. A entidade não deve reconhecer o passivo contingente, no entanto deverá ser divulgado, a menos que seja remota a possibilidade de uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos. III. Se, no montante apurado pelo Departamento Jurídico, existirem situações em que a Empresa for conjunta e solidariamente responsável por obrigação, a parte da obrigação que se espera que as outras partes liquidem é tratada como passivo contingente.
Está(ão) CERTO(S) o(s) item(ns):