Questões de Concurso Público CFC 2021 para Auditor Independente - CVM
Foram encontradas 25 questões
I. Se o trabalho for novo, deverá aceitá-lo e planejá-lo, considerando que o relatório será emitido com abstenção de opinião.
II. Em caso de novo trabalho, não deverá aceitá-lo, ou, no caso de continuação de trabalho, renunciar ao trabalho, onde a renúncia for possível de acordo com a lei e regulamentação aplicáveis.
III. Quando lei ou regulamentação proibir o auditor de declinar do trabalho, ou a renúncia não for possível, tendo executado a auditoria das demonstrações contábeis do grupo na extensão possível, deverá abster-se de opinar no relatório sobre as demonstrações contábeis do grupo.
IV. Independentemente de normas e regulamentação, o auditor deverá declinar o trabalho, pois o risco de imagem será muito prejudicial para a firma.
Estão CORRETOS apenas os itens:
I. Indisponibilidade do pessoal da entidade ou relutância da administração em fornecer informações necessárias para o auditor executar os procedimentos de auditoria.
II. Relutância da administração em fazer ou apresentar, quando solicitada, sua avaliação sobre a capacidade da entidade de manter sua continuidade operacional.
III. Restrições impostas pela administração e um prazo inadequado para concluir a auditoria.
IV. Os Principais Assuntos de Auditoria (PAA) a serem tratados são aqueles que, segundo o julgamento profissional do auditor, foram os mais significativos na auditoria das demonstrações contábeis do período corrente.
Estão CORRETOS os itens:
I. Apagar ou descartar documentação que foi suporte para os testes realizados.
II. Selecionar conferir e acrescentar referências cruzadas aos documentos de trabalho.
III. Conferir itens das listas de verificação evidenciando que os passos relativos ao processo de montagem do arquivo foram cumpridos.
IV. Documentar evidência de auditoria que o auditor obteve, discutiu e com a qual concordou com os membros da equipe de trabalho antes da data do relatório de auditoria.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns):
I. Todas as informações relevantes próprias e somente elas estão sendo evidenciadas.
II. Todas as informações relevantes próprias ou de outras Entidades estão sendo evidenciadas.
III. Todas as informações relevantes, e somente elas, estão sendo evidenciadas, e que correspondem às utilizadas pela administração na sua gestão.
IV. As informações evidenciadas correspondem às utilizadas pela administração e por analistas de mercado.
Está(ão) CORRETO(S) apenas o(s) item(ns):
I. A companhia deverá mensurar pelo valor contábil, pois a participação dos não controladores será destacada no Balanço Geral Consolidado.
II. A companhia deverá mensurar a participação de não controladores pelo valor justo, ou pela participação proporcional atual conferida pelos instrumentos patrimoniais nos montantes reconhecidos dos ativos líquidos identificáveis da adquirida.
III. Todos os demais componentes da participação de não controladores devem ser mensurados ao valor justo na data da aquisição, a menos que outra base de mensuração seja requerida pelas normas, interpretações e comunicados técnicos do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
IV. Deverá mensurar com base nos termos da contratação entre o adquirente e os não controladores e reconhecer como uma obrigação que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada após análise da documentação da adquirida.
Estão CORRETOS os itens:
I. O cliente recebe e consome, simultaneamente, os benefícios gerados pelo desempenho por parte da Companhia à medida que esta efetiva o desempenho.
II. O desempenho por parte da Companhia cria ou melhora o ativo que o cliente controla à medida que o ativo é criado ou melhorado.
III. O desempenho por parte da Companhia cria um ativo com uso alternativo para ela e possui um direito executável ao recebimento pelo desempenho concluído até a presente data.
IV. Após o início do contrato, a Companhia deverá atualizar periodicamente a avaliação do uso alternativo do ativo e a sua obrigação de desempenho.
Estão CORRETOS apenas os itens:
I. O produto (celulose) deve ser identificado separadamente como pertencente à WP Ltda.
II. No momento, o produto (celulose) deve estar pronto para a transferência física à WP Ltda.
III. A Cel-Use não pode ter a capacidade de utilizar o produto (celulose) ou de direcioná-lo a outro cliente.
IV. Não deve considerar se têm obrigações de desempenho remanescentes (por exemplo, por serviços de custódia), em relação às quais a Cel-Use deveria alocar parte do preço de transação.
Estão CORRETOS os itens:
I. O relatório de auditoria sobre as demonstrações contábeis do grupo não deve se referir ao auditor do componente.
II. O relatório de auditoria sobre as demonstrações contábeis do grupo deverá se referir ao auditor de componente.
III. O relatório do auditor deve indicar se tal referência for requerida por lei ou regulamento, que a referência não diminui a responsabilidade do sócio encarregado ou da firma encarregada do trabalho do grupo e pela opinião de auditoria do grupo.
IV. O relatório do auditor deve conter modificação em relação ao trabalho do auditor de componente.
Está(ão) CORRETO(S) apenas o(s) item(ns):
I. As informações financeiras pro-forma devem incluir ajustes às informações financeiras históricas demonstrando o impacto do evento ou transação relevante como se o evento ou a transação tivesse ocorrido em data anterior selecionada para propósito ilustrativo.
II. As informações financeiras pro-forma devem incluir ajustes às informações financeiras históricas necessários para que as informações financeiras pro-forma sejam compiladas de forma consistente com a estrutura de relatório financeiro aplicável à entidade que apresenta relatório e suas políticas contábeis segundo a referida estrutura.
III. As informações financeiras pro-forma devem incluir ajustes derivados de critérios contábeis que a entidade está considerando adotar no futuro.
IV. As informações financeiras pro-forma representam a posição patrimonial e financeira, o desempenho operacional e os fluxos de caixa reais da entidade.
Estão CORRETO(S) os itens:
I. Os sistemas, as políticas e os procedimentos de controle de qualidade são de responsabilidade da firma de auditoria.
II. Firmas (Pessoas Jurídicas e Físicas) de Auditores Independentes que executam exames de auditoria e revisões de informação contábil histórica e outros trabalhos de asseguração e de serviços correlatos têm por obrigação estabelecer e manter sistema de controle de qualidade para obter segurança razoável que: (i) a firma e seu pessoal cumprem com as normas profissionais e técnicas e com as exigências legais e regulatórias aplicáveis; e (ii) os relatórios emitidos pela firma ou pelos sócios do trabalho são apropriados nas circunstâncias.
III. No contexto do sistema de controle de qualidade da firma, as equipes de trabalho têm a responsabilidade de implantar procedimentos de controle de qualidade que são aplicáveis ao trabalho de auditoria e fornecer à firma informações relevantes que permitam o funcionamento do sistema de controle de qualidade relacionado com a independência.
IV. As equipes de trabalho podem confiar no sistema de controle de qualidade da firma, a menos que as informações fornecidas pela firma ou por outras partes indiquem o contrário.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns):
I. O fundo deve ter escrituração contábil própria, devendo as suas contas e demonstrações contábeis serem segregadas das contas do administrador.
II. Trimestralmente, os fundos regulados pela CVM devem elaborar suas demonstrações contábeis interinas e colocadas à disposição de qualquer interessado que as solicitar ao administrador.
III. O exercício do fundo deve ser encerrado a cada 12 (doze) meses, quando devem ser levantadas as demonstrações contábeis do fundo relativas ao período findo.
IV. As demonstrações contábeis do fundo devem ser auditadas anualmente por auditor independente registrado na CVM, observadas as normas de auditoria emitidas pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon).
Estão CORRETOS os itens:
I. Aceitar as informações e relatórios dos especialistas da companhia, se eles forem independentes.
II. Quando o especialista for externo, ele não é um membro da equipe do auditor e não estará sujeito às políticas e aos procedimentos de controle de qualidade conforme normativo de auditoria específico.
III. Na medida necessária, levando em conta a importância do trabalho desse especialista para os seus propósitos: (i) avaliar a competência, habilidades e objetividade do especialista; (ii) obter entendimento do trabalho do especialista; e (iii) avaliar a adequação do trabalho desse especialista como evidência de auditoria para a afirmação relevante.
IV. O auditor deve fazer referência ao trabalho do especialista em seu relatório se essa referência é relevante para o entendimento do seu envolvimento, devendo indicar no relatório que essa referência não reduz a sua responsabilidade por essa opinião.
Estão CORRETOS os itens: