Questões de Concurso Público CFC 2021 para Auditor Independente
Foram encontradas 25 questões
I. Os elementos das demonstrações contábeis (por exemplo: ativo, passivo, patrimônio líquido, receita, despesa) podem afetar a identificação de referencial apropriado.
II. Se há itens que tendem a atrair a atenção dos usuários das demonstrações contábeis da empresa específica (por exemplo: com o objetivo de avaliar o desempenho das operações, os usuários tendem a focar sua atenção em lucro, receita ou patrimônio líquido), isso pode afetar a identificação de referencial apropriado.
III. A natureza da empresa, a fase do seu ciclo de vida, o seu setor e o ambiente econômico em que atua podem afetar a identificação de referencial apropriado.
IV. A estrutura societária da empresa e como ela é financiada podem afetar a identificação de referencial apropriado.
Estão CORRETOS os itens:
• Em 10 de fevereiro de X1, o Departamento de Contabilidade (DC) concluiu a minuta das demonstrações contábeis referentes a 31 de dezembro de X0.
• Em 12 de fevereiro de X1, o DC entregou minutas das demonstrações contábeis para os Auditores Independentes e para o Comitê de Auditoria.
• Em 17 de fevereiro de X1, a Diretoria examinou as demonstrações contábeis e autorizou a sua emissão final, bem como a sua apresentação ao Comitê de Auditoria.
• Em 19 de fevereiro de X1, o Comitê de Auditoria se reuniu com o contador e com os auditores independentes e emitiu seu relatório recomendando ao Conselho de Administração a aprovação das demonstrações contábeis.
• Em 20 de fevereiro de X1, os auditores independentes concluíram seus exames e emitiram seu relatório nessa data.
• Em 21 de fevereiro X1, os membros do Conselho de Administração aprovaram as demonstrações financeiras a serem divulgadas ao mercado.
• Em 22 de fevereiro de X1, as demonstrações contábeis foram publicadas em jornal de grande circulação e no diário oficial.
• Em 10 de abril de X1, os acionistas aprovaram as demonstrações contábeis em Assembleia Geral Ordinária.
Assinale qual é a data CORRETA que deve ser considerada como data de aprovação das demonstrações contábeis do exercício de X0, para fins de analisar os eventos subsequentes e determinar quais poderiam ser classificados como ‘ajustáveis’.
I. Algumas estruturas de relatórios financeiros contêm uma exigência explícita para que a administração faça uma avaliação específica da capacidade de continuidade operacional e normas referentes a assuntos a serem considerados e divulgações a serem feitas em relação à continuidade operacional.
II. As exigências detalhadas sobre a responsabilidade de a administração avaliar a capacidade de continuidade da entidade e as correspondentes divulgações às demonstrações contábeis também podem ser definidas em lei ou regulamento.
III. Em outras estruturas de relatórios financeiros, pode não haver exigência explícita para que a administração faça uma avaliação específica da capacidade de continuidade operacional. Porém, quando a base de continuidade operacional é um princípio fundamental na elaboração de demonstrações contábeis, a elaboração das demonstrações contábeis requer que a administração avalie a capacidade de continuidade operacional da entidade, mesmo se a estrutura de relatório financeiro não incluir uma exigência explícita para isso.
IV. No Brasil, as empresas de pequeno e médio porte não são requeridas a avaliar a capacidade da continuidade operacional.
Estão CORRETOS apenas os itens:
I. Um contrato futuro que contém a obrigação de comprar seus próprios instrumentos patrimoniais em caixa.
II. Um contrato que contém a obrigação de a entidade comprar seus próprios instrumentos patrimoniais em caixa ou outro ativo financeiro.
III. Uma obrigação contratual da entidade de comprar seus próprios instrumentos patrimoniais, mesmo que a obrigação de compra seja condicionada ao exercício do direito de resgate pela contraparte.
IV. Uma obrigação contratual da entidade de comprar seus próprios instrumentos patrimoniais, mesmo que a obrigação de compra não seja condicionada ao exercício do direito de resgate pela contraparte ou por outra parte interessada.
Estão CORRETOS apenas os itens:
I. Balanço patrimonial condensado.
II. Demonstração condensada do resultado e do resultado abrangente.
III. Demonstração condensada das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa.
IV. Notas explicativas condensadas.
Estão CORRETOS os itens: