Questões de Concurso Público Colégio Pedro II 2013 para Professor - 1º Segmento do Ensino Fundamental

Foram encontradas 14 questões

Q921893 Português
Texto 1

Sobe e desce de rios funciona como um coração


O sobe e desce das águas dos rios da Amazônia é semelhante ao pulso gerado pela batidas do coração no corpo humano, levando vida para toda floresta, compara Maria Teresa Fernandez Piedade, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). De acordo com ela, só na região, 400 mil quilômetros quadrados de selva estão diretamente associados aos grandes rios e suas cheias. Essa área pode ser subdividida em dois grupos: as florestas de várzea ao longo da calha dos rios Amazonas e Solimões, que recebem sedimentos muito férteis dos Andes; e os chamados "igapós", banhados por rios de águas pretas como o Rio Negro, vindos de formações geológicas mais antigas e por isso menos férteis e com ocupação humana menor.
"Registros ao longo de mais de cem anos mostram que a amplitude média dos rios da Amazônia entre os picos de cheia e de seca chega a dez metros", conta. "Este processo de "pulso" regular dos rios é responsável pela fertilização das várzeas, que são usadas pelas populações ribeirinhas. São práticas tradicionais e em alguns casos milenares que devem ser controladas e preservadas.” (...)
─ Só nas áreas de várzea, os levantamentos indicam que elas abrigam mais de mil espécies de árvores, e na dos igapós, mais de 600 espécies – enumera. ─ É importante salientar que ocorrem na floresta de terra firme, sendo únicas e distintas. Não sabemos que segredos essa diversidade pode guardar e temos muito ainda por conhecer sobre ela.

(Jornal O Globo. 25/10/2011)
O texto se inicia com a seguinte comparação: “O sobe e desce das águas dos rios da Amazônia é semelhante ao pulso gerado pelas batidas do coração no corpo humano, levando vida para toda floresta.”
Essa ideia é retomada na seguinte passagem do texto.
Alternativas
Q921894 Português
Texto 1

Sobe e desce de rios funciona como um coração


O sobe e desce das águas dos rios da Amazônia é semelhante ao pulso gerado pela batidas do coração no corpo humano, levando vida para toda floresta, compara Maria Teresa Fernandez Piedade, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). De acordo com ela, só na região, 400 mil quilômetros quadrados de selva estão diretamente associados aos grandes rios e suas cheias. Essa área pode ser subdividida em dois grupos: as florestas de várzea ao longo da calha dos rios Amazonas e Solimões, que recebem sedimentos muito férteis dos Andes; e os chamados "igapós", banhados por rios de águas pretas como o Rio Negro, vindos de formações geológicas mais antigas e por isso menos férteis e com ocupação humana menor.
"Registros ao longo de mais de cem anos mostram que a amplitude média dos rios da Amazônia entre os picos de cheia e de seca chega a dez metros", conta. "Este processo de "pulso" regular dos rios é responsável pela fertilização das várzeas, que são usadas pelas populações ribeirinhas. São práticas tradicionais e em alguns casos milenares que devem ser controladas e preservadas.” (...)
─ Só nas áreas de várzea, os levantamentos indicam que elas abrigam mais de mil espécies de árvores, e na dos igapós, mais de 600 espécies – enumera. ─ É importante salientar que ocorrem na floresta de terra firme, sendo únicas e distintas. Não sabemos que segredos essa diversidade pode guardar e temos muito ainda por conhecer sobre ela.

(Jornal O Globo. 25/10/2011)
Em relação à coesão do texto jornalístico é possível afirmar que há a
Alternativas
Q921895 Português
Texto 1

Sobe e desce de rios funciona como um coração


O sobe e desce das águas dos rios da Amazônia é semelhante ao pulso gerado pela batidas do coração no corpo humano, levando vida para toda floresta, compara Maria Teresa Fernandez Piedade, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). De acordo com ela, só na região, 400 mil quilômetros quadrados de selva estão diretamente associados aos grandes rios e suas cheias. Essa área pode ser subdividida em dois grupos: as florestas de várzea ao longo da calha dos rios Amazonas e Solimões, que recebem sedimentos muito férteis dos Andes; e os chamados "igapós", banhados por rios de águas pretas como o Rio Negro, vindos de formações geológicas mais antigas e por isso menos férteis e com ocupação humana menor.
"Registros ao longo de mais de cem anos mostram que a amplitude média dos rios da Amazônia entre os picos de cheia e de seca chega a dez metros", conta. "Este processo de "pulso" regular dos rios é responsável pela fertilização das várzeas, que são usadas pelas populações ribeirinhas. São práticas tradicionais e em alguns casos milenares que devem ser controladas e preservadas.” (...)
─ Só nas áreas de várzea, os levantamentos indicam que elas abrigam mais de mil espécies de árvores, e na dos igapós, mais de 600 espécies – enumera. ─ É importante salientar que ocorrem na floresta de terra firme, sendo únicas e distintas. Não sabemos que segredos essa diversidade pode guardar e temos muito ainda por conhecer sobre ela.

(Jornal O Globo. 25/10/2011)
Na língua portuguesa, algumas palavras têm acentos gráficos para assinalar a sílaba tônica. A palavra que recebe acento gráfico devido à mesma regra que a palavra "só" é:
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Q921896 Português
Texto 1

Sobe e desce de rios funciona como um coração


O sobe e desce das águas dos rios da Amazônia é semelhante ao pulso gerado pela batidas do coração no corpo humano, levando vida para toda floresta, compara Maria Teresa Fernandez Piedade, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). De acordo com ela, só na região, 400 mil quilômetros quadrados de selva estão diretamente associados aos grandes rios e suas cheias. Essa área pode ser subdividida em dois grupos: as florestas de várzea ao longo da calha dos rios Amazonas e Solimões, que recebem sedimentos muito férteis dos Andes; e os chamados "igapós", banhados por rios de águas pretas como o Rio Negro, vindos de formações geológicas mais antigas e por isso menos férteis e com ocupação humana menor.
"Registros ao longo de mais de cem anos mostram que a amplitude média dos rios da Amazônia entre os picos de cheia e de seca chega a dez metros", conta. "Este processo de "pulso" regular dos rios é responsável pela fertilização das várzeas, que são usadas pelas populações ribeirinhas. São práticas tradicionais e em alguns casos milenares que devem ser controladas e preservadas.” (...)
─ Só nas áreas de várzea, os levantamentos indicam que elas abrigam mais de mil espécies de árvores, e na dos igapós, mais de 600 espécies – enumera. ─ É importante salientar que ocorrem na floresta de terra firme, sendo únicas e distintas. Não sabemos que segredos essa diversidade pode guardar e temos muito ainda por conhecer sobre ela.

(Jornal O Globo. 25/10/2011)
A coesão do texto pode ser realizada, entre outras possibilidades, pelo emprego de pronomes. No trecho “os levantamentos indicam que elas abrigam”, no último parágrafo, o pronome retoma o termo:
Alternativas
Q921897 Português
Texto 1

Sobe e desce de rios funciona como um coração


O sobe e desce das águas dos rios da Amazônia é semelhante ao pulso gerado pela batidas do coração no corpo humano, levando vida para toda floresta, compara Maria Teresa Fernandez Piedade, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). De acordo com ela, só na região, 400 mil quilômetros quadrados de selva estão diretamente associados aos grandes rios e suas cheias. Essa área pode ser subdividida em dois grupos: as florestas de várzea ao longo da calha dos rios Amazonas e Solimões, que recebem sedimentos muito férteis dos Andes; e os chamados "igapós", banhados por rios de águas pretas como o Rio Negro, vindos de formações geológicas mais antigas e por isso menos férteis e com ocupação humana menor.
"Registros ao longo de mais de cem anos mostram que a amplitude média dos rios da Amazônia entre os picos de cheia e de seca chega a dez metros", conta. "Este processo de "pulso" regular dos rios é responsável pela fertilização das várzeas, que são usadas pelas populações ribeirinhas. São práticas tradicionais e em alguns casos milenares que devem ser controladas e preservadas.” (...)
─ Só nas áreas de várzea, os levantamentos indicam que elas abrigam mais de mil espécies de árvores, e na dos igapós, mais de 600 espécies – enumera. ─ É importante salientar que ocorrem na floresta de terra firme, sendo únicas e distintas. Não sabemos que segredos essa diversidade pode guardar e temos muito ainda por conhecer sobre ela.

(Jornal O Globo. 25/10/2011)
Os conectivos estabelecem relações sintáticas e semânticas entre as orações. No período “A diversidade na região amazônica é grande, no entanto, pouco se conhece, ainda, acerca dos segredos que a floresta guarda”, o conectivo destacado pode ser substituído, sem alteração do sentido, por:
Alternativas
Q921898 Português
Texto 1

Sobe e desce de rios funciona como um coração


O sobe e desce das águas dos rios da Amazônia é semelhante ao pulso gerado pela batidas do coração no corpo humano, levando vida para toda floresta, compara Maria Teresa Fernandez Piedade, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). De acordo com ela, só na região, 400 mil quilômetros quadrados de selva estão diretamente associados aos grandes rios e suas cheias. Essa área pode ser subdividida em dois grupos: as florestas de várzea ao longo da calha dos rios Amazonas e Solimões, que recebem sedimentos muito férteis dos Andes; e os chamados "igapós", banhados por rios de águas pretas como o Rio Negro, vindos de formações geológicas mais antigas e por isso menos férteis e com ocupação humana menor.
"Registros ao longo de mais de cem anos mostram que a amplitude média dos rios da Amazônia entre os picos de cheia e de seca chega a dez metros", conta. "Este processo de "pulso" regular dos rios é responsável pela fertilização das várzeas, que são usadas pelas populações ribeirinhas. São práticas tradicionais e em alguns casos milenares que devem ser controladas e preservadas.” (...)
─ Só nas áreas de várzea, os levantamentos indicam que elas abrigam mais de mil espécies de árvores, e na dos igapós, mais de 600 espécies – enumera. ─ É importante salientar que ocorrem na floresta de terra firme, sendo únicas e distintas. Não sabemos que segredos essa diversidade pode guardar e temos muito ainda por conhecer sobre ela.

(Jornal O Globo. 25/10/2011)
O emprego de palavras em funções sintáticas diferentes empresta aos textos sentidos diversos, estabelecendo relações semânticas com o contexto em que são produzidos os enunciados.
No trecho “O sobe e desce das águas dos rios da Amazônia”, os termos destacados são:
Alternativas
Q921899 Português
Texto 1

Sobe e desce de rios funciona como um coração


O sobe e desce das águas dos rios da Amazônia é semelhante ao pulso gerado pela batidas do coração no corpo humano, levando vida para toda floresta, compara Maria Teresa Fernandez Piedade, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). De acordo com ela, só na região, 400 mil quilômetros quadrados de selva estão diretamente associados aos grandes rios e suas cheias. Essa área pode ser subdividida em dois grupos: as florestas de várzea ao longo da calha dos rios Amazonas e Solimões, que recebem sedimentos muito férteis dos Andes; e os chamados "igapós", banhados por rios de águas pretas como o Rio Negro, vindos de formações geológicas mais antigas e por isso menos férteis e com ocupação humana menor.
"Registros ao longo de mais de cem anos mostram que a amplitude média dos rios da Amazônia entre os picos de cheia e de seca chega a dez metros", conta. "Este processo de "pulso" regular dos rios é responsável pela fertilização das várzeas, que são usadas pelas populações ribeirinhas. São práticas tradicionais e em alguns casos milenares que devem ser controladas e preservadas.” (...)
─ Só nas áreas de várzea, os levantamentos indicam que elas abrigam mais de mil espécies de árvores, e na dos igapós, mais de 600 espécies – enumera. ─ É importante salientar que ocorrem na floresta de terra firme, sendo únicas e distintas. Não sabemos que segredos essa diversidade pode guardar e temos muito ainda por conhecer sobre ela.

(Jornal O Globo. 25/10/2011)
A concordância verbal é a relação entre o sujeito e o verbo, processo em que o segundo acompanha a flexão de número do primeiro.
Em “400 mil quilômetros quadrados de selva estão diretamente associados aos grandes rios e suas cheias”, o verbo está no plural porque o sujeito também está.
Assinale a alternativa em que a concordância verbal segue o que preconiza a norma culta:
Alternativas
Q921913 Português

Texto 2


Meninas do Brasil

Moraes Moreira e Fausto Nilo


Três meninas do Brasil, três corações democratas

Tem moderna arquitetura ou simpatia a mulata

Como um cinco fosse um trio, como um traço um fino fio

No espaço seresteiro da elétrica cultura


Deus me faça brasileiro, criador e criatura

Um documento da raça pela graça da mistura

Do meu corpo em movimento, as três graças do Brasil

Têm a cor da formosura


Se a beleza não carece de ambição e escravatura

E a alegria permanece e a mocidade me procura

Liberdade é quando eu rio na vontade do assobio

Faço arte com pandeiro, matemática e loucura


Serenatas do Brasil, eu serei três serenatas

Uma é o coração febril, a outra é o coração de lata

A terceira é quando eu crio na canção um desafio

Entre o abraço do parceiro e um pedaço de amargura


Se eu ganhasse o mundo inteiro, de Amélia a Doralice

De Emília a Carolina, e os mistérios de Clarice

Se teu nome principia, Marina no amor Maria

Só faria melodias com a beleza das meninas


Quando o povo brasileiro viu Irene dar risada

Clementina no terreiro restaurando a batucada

Muito além de um quarto escuro, nos olhos da namorada

Eu sonhava com o futuro das meninas do Brasil


(In: Três meninas do Brasil Ao Vivo. CD. Jussara Silveira, Teresa Cristina e Rita Ribeiro. Rio de Janeiro: Quitanda Produções, 2008.)

Os dois primeiros versos anunciam a temática que será explorada na canção.
Assinale o verso que sintetiza a ideia principal desse texto.
Alternativas
Q921914 Português

Texto 2


Meninas do Brasil

Moraes Moreira e Fausto Nilo


Três meninas do Brasil, três corações democratas

Tem moderna arquitetura ou simpatia a mulata

Como um cinco fosse um trio, como um traço um fino fio

No espaço seresteiro da elétrica cultura


Deus me faça brasileiro, criador e criatura

Um documento da raça pela graça da mistura

Do meu corpo em movimento, as três graças do Brasil

Têm a cor da formosura


Se a beleza não carece de ambição e escravatura

E a alegria permanece e a mocidade me procura

Liberdade é quando eu rio na vontade do assobio

Faço arte com pandeiro, matemática e loucura


Serenatas do Brasil, eu serei três serenatas

Uma é o coração febril, a outra é o coração de lata

A terceira é quando eu crio na canção um desafio

Entre o abraço do parceiro e um pedaço de amargura


Se eu ganhasse o mundo inteiro, de Amélia a Doralice

De Emília a Carolina, e os mistérios de Clarice

Se teu nome principia, Marina no amor Maria

Só faria melodias com a beleza das meninas


Quando o povo brasileiro viu Irene dar risada

Clementina no terreiro restaurando a batucada

Muito além de um quarto escuro, nos olhos da namorada

Eu sonhava com o futuro das meninas do Brasil


(In: Três meninas do Brasil Ao Vivo. CD. Jussara Silveira, Teresa Cristina e Rita Ribeiro. Rio de Janeiro: Quitanda Produções, 2008.)

Releia os versos.
“Como um cinco fosse um trio, como um traço um fino fio No espaço seresteiro da elétrica cultura”
Acerca dos versos acima destacados, pode-se afirmar que o numeral cinco faz referência às regiões brasileiras,
Alternativas
Q921915 Português

Texto 2


Meninas do Brasil

Moraes Moreira e Fausto Nilo


Três meninas do Brasil, três corações democratas

Tem moderna arquitetura ou simpatia a mulata

Como um cinco fosse um trio, como um traço um fino fio

No espaço seresteiro da elétrica cultura


Deus me faça brasileiro, criador e criatura

Um documento da raça pela graça da mistura

Do meu corpo em movimento, as três graças do Brasil

Têm a cor da formosura


Se a beleza não carece de ambição e escravatura

E a alegria permanece e a mocidade me procura

Liberdade é quando eu rio na vontade do assobio

Faço arte com pandeiro, matemática e loucura


Serenatas do Brasil, eu serei três serenatas

Uma é o coração febril, a outra é o coração de lata

A terceira é quando eu crio na canção um desafio

Entre o abraço do parceiro e um pedaço de amargura


Se eu ganhasse o mundo inteiro, de Amélia a Doralice

De Emília a Carolina, e os mistérios de Clarice

Se teu nome principia, Marina no amor Maria

Só faria melodias com a beleza das meninas


Quando o povo brasileiro viu Irene dar risada

Clementina no terreiro restaurando a batucada

Muito além de um quarto escuro, nos olhos da namorada

Eu sonhava com o futuro das meninas do Brasil


(In: Três meninas do Brasil Ao Vivo. CD. Jussara Silveira, Teresa Cristina e Rita Ribeiro. Rio de Janeiro: Quitanda Produções, 2008.)

Para cantar as meninas do Brasil, o eu lírico faz uma invocação.
Assinale o verso em que fica evidenciado tal procedimento:
Alternativas
Q921916 Português

Texto 2


Meninas do Brasil

Moraes Moreira e Fausto Nilo


Três meninas do Brasil, três corações democratas

Tem moderna arquitetura ou simpatia a mulata

Como um cinco fosse um trio, como um traço um fino fio

No espaço seresteiro da elétrica cultura


Deus me faça brasileiro, criador e criatura

Um documento da raça pela graça da mistura

Do meu corpo em movimento, as três graças do Brasil

Têm a cor da formosura


Se a beleza não carece de ambição e escravatura

E a alegria permanece e a mocidade me procura

Liberdade é quando eu rio na vontade do assobio

Faço arte com pandeiro, matemática e loucura


Serenatas do Brasil, eu serei três serenatas

Uma é o coração febril, a outra é o coração de lata

A terceira é quando eu crio na canção um desafio

Entre o abraço do parceiro e um pedaço de amargura


Se eu ganhasse o mundo inteiro, de Amélia a Doralice

De Emília a Carolina, e os mistérios de Clarice

Se teu nome principia, Marina no amor Maria

Só faria melodias com a beleza das meninas


Quando o povo brasileiro viu Irene dar risada

Clementina no terreiro restaurando a batucada

Muito além de um quarto escuro, nos olhos da namorada

Eu sonhava com o futuro das meninas do Brasil


(In: Três meninas do Brasil Ao Vivo. CD. Jussara Silveira, Teresa Cristina e Rita Ribeiro. Rio de Janeiro: Quitanda Produções, 2008.)

O verso “Têm a cor da formosura” se refere à:
Alternativas
Q921917 Português

Texto 2


Meninas do Brasil

Moraes Moreira e Fausto Nilo


Três meninas do Brasil, três corações democratas

Tem moderna arquitetura ou simpatia a mulata

Como um cinco fosse um trio, como um traço um fino fio

No espaço seresteiro da elétrica cultura


Deus me faça brasileiro, criador e criatura

Um documento da raça pela graça da mistura

Do meu corpo em movimento, as três graças do Brasil

Têm a cor da formosura


Se a beleza não carece de ambição e escravatura

E a alegria permanece e a mocidade me procura

Liberdade é quando eu rio na vontade do assobio

Faço arte com pandeiro, matemática e loucura


Serenatas do Brasil, eu serei três serenatas

Uma é o coração febril, a outra é o coração de lata

A terceira é quando eu crio na canção um desafio

Entre o abraço do parceiro e um pedaço de amargura


Se eu ganhasse o mundo inteiro, de Amélia a Doralice

De Emília a Carolina, e os mistérios de Clarice

Se teu nome principia, Marina no amor Maria

Só faria melodias com a beleza das meninas


Quando o povo brasileiro viu Irene dar risada

Clementina no terreiro restaurando a batucada

Muito além de um quarto escuro, nos olhos da namorada

Eu sonhava com o futuro das meninas do Brasil


(In: Três meninas do Brasil Ao Vivo. CD. Jussara Silveira, Teresa Cristina e Rita Ribeiro. Rio de Janeiro: Quitanda Produções, 2008.)

Alguns versos da canção relacionam duas ideias de sentidos diferentes.
Assinale a alternativa em que a relação entre o verso e o par de elementos está corretamente indicada:
Alternativas
Q921918 Português

Texto 2


Meninas do Brasil

Moraes Moreira e Fausto Nilo


Três meninas do Brasil, três corações democratas

Tem moderna arquitetura ou simpatia a mulata

Como um cinco fosse um trio, como um traço um fino fio

No espaço seresteiro da elétrica cultura


Deus me faça brasileiro, criador e criatura

Um documento da raça pela graça da mistura

Do meu corpo em movimento, as três graças do Brasil

Têm a cor da formosura


Se a beleza não carece de ambição e escravatura

E a alegria permanece e a mocidade me procura

Liberdade é quando eu rio na vontade do assobio

Faço arte com pandeiro, matemática e loucura


Serenatas do Brasil, eu serei três serenatas

Uma é o coração febril, a outra é o coração de lata

A terceira é quando eu crio na canção um desafio

Entre o abraço do parceiro e um pedaço de amargura


Se eu ganhasse o mundo inteiro, de Amélia a Doralice

De Emília a Carolina, e os mistérios de Clarice

Se teu nome principia, Marina no amor Maria

Só faria melodias com a beleza das meninas


Quando o povo brasileiro viu Irene dar risada

Clementina no terreiro restaurando a batucada

Muito além de um quarto escuro, nos olhos da namorada

Eu sonhava com o futuro das meninas do Brasil


(In: Três meninas do Brasil Ao Vivo. CD. Jussara Silveira, Teresa Cristina e Rita Ribeiro. Rio de Janeiro: Quitanda Produções, 2008.)

O principal recurso na construção da coerência em “Meninas do Brasil” consiste na:
Alternativas
Q921919 Português

Texto 2


Meninas do Brasil

Moraes Moreira e Fausto Nilo


Três meninas do Brasil, três corações democratas

Tem moderna arquitetura ou simpatia a mulata

Como um cinco fosse um trio, como um traço um fino fio

No espaço seresteiro da elétrica cultura


Deus me faça brasileiro, criador e criatura

Um documento da raça pela graça da mistura

Do meu corpo em movimento, as três graças do Brasil

Têm a cor da formosura


Se a beleza não carece de ambição e escravatura

E a alegria permanece e a mocidade me procura

Liberdade é quando eu rio na vontade do assobio

Faço arte com pandeiro, matemática e loucura


Serenatas do Brasil, eu serei três serenatas

Uma é o coração febril, a outra é o coração de lata

A terceira é quando eu crio na canção um desafio

Entre o abraço do parceiro e um pedaço de amargura


Se eu ganhasse o mundo inteiro, de Amélia a Doralice

De Emília a Carolina, e os mistérios de Clarice

Se teu nome principia, Marina no amor Maria

Só faria melodias com a beleza das meninas


Quando o povo brasileiro viu Irene dar risada

Clementina no terreiro restaurando a batucada

Muito além de um quarto escuro, nos olhos da namorada

Eu sonhava com o futuro das meninas do Brasil


(In: Três meninas do Brasil Ao Vivo. CD. Jussara Silveira, Teresa Cristina e Rita Ribeiro. Rio de Janeiro: Quitanda Produções, 2008.)

Considerando que o verso “Se teu nome principia, Marina no amor Maria” se refere tanto a uma canção de Ary Barroso, intitulada “Maria” quanto à canção de Dorival Caymmi, “Marina”, assinale a alternativa que explica o verso “Só faria melodias com a beleza das meninas”:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: B
5: A
6: D
7: B
8: B
9: D
10: C
11: B
12: B
13: D
14: B