Questões de Concurso Público Colégio Pedro II 2016 para Professor - Física
Foram encontradas 4 questões
Uma partícula de massa m e carga q é lançada com velocidade de módulo V através de um orifício em P1, em uma região onde há um campo magnético uniforme de módulo B. O vetor velocidade é perpendicular ao vetor campo magnético que é perpendicular ao plano do papel. A partícula colide com um anteparo no ponto P2. A distância entre os pontos P1 e P2 é D.
A figura a seguir descreve a situação:
O intervalo de tempo entre a entrada no campo pelo ponto P1 e a colisão da partícula no ponto P2 é
As equações de Maxwell do eletromagnetismo formam, para uma região onde não existam cargas ou correntes elétricas, um conjunto de equações diferenciais parciais de primeira ordem, que representam a mescla do campo elétrico E e do campo magnético B. É possível desacoplá-las (separando-se o campo elétrico E do campo magnético B). Desta forma, teremos duas equações diferenciais de segunda ordem, uma para o campo elétrico e outra para o campo magnético. Além disso, é percebido que tanto o campo elétrico E quanto o campo magnético B satisfazem uma equação de onda de representação tridimensional (em coordenadas cartesianas).
Para se obter essa equação de onda, deve-se utilizar a lei de
Uma argola metálica de raio R é abandonada sobre um recipiente cilíndrico de raio ligeiramente maior, de modo que, em toda sua queda vertical, a argola permanece com sua face paralela ao plano horizontal. A figura ilustra a situação inicial com duas regiões definidas e suas linhas de indução do campo magnético: a região entre A e B é externa ao cilindro e a região entre B e C possui campo magnético uniforme.
Desprezando os atritos e considerando que a aceleração da gravidade local tem módulo g, é correto afirmar que a aceleração da argola
O fio condutor, representado na figura a seguir, é perpendicular ao plano desta folha e é percorrido por uma corrente de intensidade i = 2,0 A, cujo sentido está indicado na figura. Uma partícula de carga 1,0 µC é lançada no mesmo sentido da corrente i e passa pela posição P, distante 4,0 cm do fio condutor, com uma velocidade de 2,0 x 102 m/s.
Marque a opção em que estão indicados a intensidade da força magnética que age sobre a partícula
no ponto P, devida ao campo magnético gerado pelo fio, e sua respectiva direção e sentido naquele ponto.
(Considere o meio como vácuo e µ0 = 4π.10-7 T·m/A).