Questões de Concurso Público Colégio Pedro II 2018 para Enfermeiro

Foram encontradas 18 questões

Q2060778 Enfermagem
A implantação e o uso do prontuário eletrônico do paciente nos serviços de saúde é fruto dos avanços e da disponibilidade de soluções tecnológicas de guarda, manuseio e processamento de dados na área da saúde. De acordo com a Resolução COFEN n°429/2012:
  I. Todo enfermeiro deverá ter sua assinatura digital registrada no prontuário eletrônico do paciente, de modo a garantir a integridade e autenticidade do arquivo eletrônico.  II. O uso do prontuário eletrônico do paciente para registro de informações relativas à prestação de cuidados é vedado ao técnico de enfermagem. III. Apenas o diagnóstico de enfermagem e as ações/intervenções propostas na consulta de enfermagem devem ser registrados no prontuário eletrônico do paciente. IV. A cópia impressa dos documentos relativos à assistência ao paciente, como plano de cuidado da enfermagem e receituário, obrigatoriamente deve conter a identificação profissional e a assinatura do responsável pela anotação.

Estão corretas
Alternativas
Q2060779 Enfermagem
Uma mulher de 43 anos, sedentária, procura uma unidade de saúde para consulta de rotina. Ela informa ao enfermeiro que tem seus valores de pressão arterial variando de 130/85 a 139/89 mmHg. Após avaliação, considerando os achados da anamnese, do exame físico e de exames complementares, constatou-se que a usuária apresenta baixo risco cardiovascular.
Corresponde à conduta a ser adotada pelo enfermeiro 
Alternativas
Q2060780 Enfermagem
Um enfermeiro da Estratégia Saúde da Família, visando a rastrear casos de meningite infecciosa em uma escola, realizou uma série de ações educativas e de atendimento aos casos que apresentaram sinais não específicos, como febres, vômitos em jato e cefaleias intensas.
Além das manifestações apresentadas, o profissional deve dar atenção aos sinais específicos, que podem estar associados a casos de irritação meníngea, como a rigidez na nuca e os sinais de 
Alternativas
Q2060781 Enfermagem
Um enfermeiro da Unidade Básica de Saúde foi abordado por um adolescente de 17 anos, sexo masculino, referindo a necessidade de uma consulta, pois observou o aparecimento espontâneo de uma ulceração genital, indolor e não exsudativa, há cerca de dois dias. Ao ser questionado, o jovem negou presença de lesões vesiculares em momentos que antecederam o aparecimento da lesão.
Considerando que a unidade não conta com testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis, o enfermeiro, conjuntamente à equipe multiprofissional e por meio da abordagem sindrômica, deve tratar
Alternativas
Q2060783 Enfermagem
No SUS, a estratégia de promoção da saúde é retomada como uma possibilidade de enfocar os aspectos que determinam o processo saúde/doença no Brasil e contribui na construção de ações que possibilitam responder às necessidades sociais em saúde.
Com base na Política Nacional de Promoção da Saúde (2014), é correto afirmar que 
Alternativas
Q2060784 Enfermagem
As boas práticas em vacinação têm sido exigidas ao enfermeiro no âmbito da saúde coletiva como uma contribuição importante para a vigilância em saúde.
Sobre os conhecimentos gerais em vacinas, é correto afirmar que 
Alternativas
Q2060785 Enfermagem
A Portaria nº 204, de 17 de fevereiro de 2016, define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional.

Essa lista precisa ser de conhecimento de todo profissional de saúde, pois a notificação compulsória deve ser realizada diante da suspeita ou confirmação de doença ou agravo, como 
Alternativas
Q2060786 Enfermagem
Durante o atendimento da puericultura, trabalhar a alimentação é uma das recomendações necessárias para a vigilância do crescimento e desenvolvimento saudáveis. O alimento ideal para as crianças até completarem o sexto mês de vida está no aleitamento materno exclusivo, pelo qual elas recebem tudo de que precisam para um crescimento saudável. As boas práticas em aleitamento dependem de apoio e esclarecimentos fornecidos à mãe, pela equipe de saúde, o mais precocemente possível e durante todo o período necessário.

O que garante o sucesso desse apoio é esclarecer às mães que
Alternativas
Q2060788 Enfermagem
A respeito das condutas exigidas no Suporte Básico de Vida pela Reanimação Cardiopulmonar (RPC), é correto afirmar que 
Alternativas
Q2060789 Enfermagem
A Resolução COFEN nº 358/2009 dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, onde ocorre o cuidado profissional, referindo-se a instituições prestadoras de serviços de internação hospitalar, instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas, associações comunitárias, fábricas, entre outros. O Art. 2º desta resolução trata da organização do Processo de Enfermagem em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes: coleta de dados, diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação.
Sobre o diagnóstico de enfermagem, é correto afirmar que é um(a)
Alternativas
Q2060790 Enfermagem
Após a avaliação do cartão vacinal de uma jovem de 22 anos na sala de vacina, o enfermeiro identificou a necessidade de atualização do seu esquema dupla adulto e hepatite B. A jovem informou que se encontrava em uso de antibiótico oral por sete dias, por um processo infeccioso em cavidade oral, sem febre, e ainda, que teve reação local em sua última aplicação da hepatite B, por isso não concluiu o esquema das três doses.
Com base nessas informações, o enfermeiro orientou a jovem sobre as possíveis contraindicações e tomou corretamente a decisão de 
Alternativas
Q2060791 Enfermagem
Considerando a classificação de risco em saúde mental para problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, conforme níveis de prioridades (vermelho: imediato; amarelo: avaliação no mesmo dia; verde: avaliação no mesmo dia, porém com menor prioridade; azul: avaliação com agendamento em até 15 dias), é correto afirmar que o paciente, na prioridade 
Alternativas
Q2060792 Enfermagem
A obesidade é um agravo multifatorial que tem a sua origem, na maioria dos casos, pelo desequilíbrio metabólico-energético, resultando em um acúmulo calórico, representado pelo maior consumo e menor gasto de calorias pelos indivíduos. O cuidado ofertado aos portadores de sobrepeso e obesidade exige uma contínua ação de vigilância alimentar e nutricional.
As atividades comuns ao cuidado de indivíduos adultos com sobrepeso e aos obesos oferecidas pelas equipes de saúde incluem orientação sobre alimentação adequada e saudável, atividade física e 
Alternativas
Q2060793 Enfermagem
Como ferramenta para a avaliação do crescimento e a prevenção da obesidade infantil, o Ministério da Saúde incluiu o índice de massa corporal (IMC) como parâmetro que permite que a criança seja mais bem avaliada. Para que o monitoramento desse crescimento tenha qualidade, o uso do IMC precisa ser interpretado com base na relação peso versus comprimento (para menores de dois anos) ou peso versus altura (para maiores de dois anos).
Conforme classificação pelo IMC, a conduta recomendada ao profissional da saúde para a criança com sobrepeso ou obesidade é 
Alternativas
Q2060794 Enfermagem
O aumento da gravidade e da ocorrência de óbitos por arboviroses, especialmente a dengue, nos últimos anos, mantém as taxas de letalidade e risco relativo de óbito em maiores de 60 anos superiores aos das demais faixas etárias. A partir de 2014, o Brasil passou a conviver com uma segunda doença transmitida pelo Aedes, o chikungunya. No primeiro semestre de 2015, foi identificado no país outro arbovírus transmitido pelo Aedes, o vírus zika. O cenário epidemiológico do Brasil, com a circulação simultânea dos quatro sorotipos de dengue (DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4) e dos vírus chikungunya e zika, é um desafio para a assistência e para a vigilância. São doenças com sinais clínicos similares, dificultando a suspeita inicial e, consequentemente, impactando as notificações, as quais, até o momento, superestimam a dengue e subestimam as demais.
Quanto às medidas de vigilância das arboviroses, é correto afirmar que 
Alternativas
Q2060795 Enfermagem
As práticas seguras no processo de cuidado são reguladas pelas Normas Regulamentadoras (NR). A NR nº 32 se aplica à segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde e tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência em geral.
Sobre o acondicionamento e gerenciamento de resíduos, esse dispositivo legal orienta que
Alternativas
Q2060796 Enfermagem
A definição de que os profissionais do Centro de Material e Esterilização (CME) e da empresa processadora devem receber capacitação específica e periódica encontra-se em conformações estabelecidas no Art. 29 da RDC nº 15, de 15 de março de 2012.

Em uma palestra sobre o assunto, afirmou-se que os profissionais deveriam receber capacitação sobre os seguintes temas:
  I. classificação de produtos para saúde;  II. conceitos básicos de imunologia; III. transporte dos produtos contaminados; IV. processo de limpeza, desinfecção, preparo, inspeção, acondicionamento, embalagens, esterilização e funcionamento dos equipamentos existentes;  V. separação do lixo orgânico do infectante.

De acordo com a RDC nº 15, estão corretos
Alternativas
Q2060797 Enfermagem
Durante uma consulta de enfermagem, um homem de 48 anos, motorista de ônibus, negro, assintomático, informou que eventualmente sentia um pouco de tontura, mas relacionou o sintoma a problemas no fígado. Faz consumo de bebida alcoólica três vezes por semana, e ainda, é fumante de vinte cigarros por dia. Relata que seu pai era hipertenso e diabético, falecido há dez anos, vítima de um AVC. Sua mãe, também falecida, morreu de infarto aos 72 anos. Seu irmão de 22 anos é cardiopata. A pressão arterial medida na consulta foi de 135 x 85 mmHg e o IMC, 28 kg/m².
Levando em conta todos esses fatores, a conduta correta da enfermeira neste caso foi uma consulta de enfermagem com abordagem de Mudança de Estilo de Vida (MEV) e 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: A
5: D
6: C
7: B
8: A
9: A
10: A
11: B
12: C
13: B
14: D
15: D
16: C
17: A
18: D