Questões de Concurso Público Colégio Pedro II 2018 para Professor - Artes Visuais

Foram encontradas 9 questões

Q972709 Educação Artística

Observe atentamente as imagens a seguir:

Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa que correlaciona corretamente as imagens com as respectivas classificações das tradições encontradas na pré-história do Brasil.

Alternativas
Q972711 Educação Artística

Segundo Sônia Gomes Pereira, no livro História da Arte no Brasil: textos de síntese (2008, p. 78- 79), “a arquitetura do período marcou-se por uma série de construções de caráter monumental – muitas delas derivadas da Academia Imperial de Belas Artes, relativas à atuação de vários discípulos de Grandjean de Montigny”. A própria autora ressalta também: “Porém, naquele momento, já existia em várias cidades do Brasil uma maior diversificação historicista, explorando outros ‘revivalismos’.”


Observe atentamente as construções a seguir:

Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa com a sequência correta dos estilos arquitetônicos destacados pela autora.

Alternativas
Q972712 Educação Artística

“Então, sempre me interessei por aspectos estruturais, de linguagem mesmo. [...] Então, quer dizer, tem aspectos formais de linguagem que sempre me interessaram muito mais que a simples divulgação da informação. Mas claro que ele também se presta, como prestou na época e presta agora, a amplificar uma questão que está na boca e na mente das pessoas. O que eu mais divulgava era sempre o modo de você repetir aquilo, uma espécie de instrução [...] as pessoas continuam sendo mortas pelas mesmas pessoas, os mesmos motivos e quase nos mesmos lugares. Isso é o absurdo do Brasil, essa hipocrisia.”

CILDO MEIRELES. Carbono entrevista Cildo Meireles: entrevista realizada por Marina Fraga e Pedro Urano em agosto de 2013. Carbono, n. 4, 2013.


Observe as imagens a seguir, que representam trabalhos da série Inserções em circuitos ideológicos, de Cildo Meireles:

Imagem associada para resolução da questão

Nos anos finais da década de 1960 e início dos anos 1970 no Brasil, alguns artistas, dentre eles Cildo Meireles, formularam obras e projetos que visavam unir práticas ou estratégias de arte conceitual e ativismo político. Ao adotar essa postura, questionavam a noção de arte como representação e buscavam maior autonomia para o campo das artes visuais. Inserções em circuitos ideológicos denunciou e problematizou três casos de homicídio, como explicitado nas imagens.

A respeito dessas obras, é correto afirmar que se trata do

Alternativas
Q972713 Educação Artística

“Reconhecida por muitos profissionais como a melhor obra de arquitetura dos Estados Unidos, a Casa da Cascata (Fallingwater, na definição original em inglês) foi construída em integração ao curso d’água que passa pela propriedade localizada no sudoeste do estado da Pensilvânia.”

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: http://www.fna.org.br. Acesso em: 11 jul. 2018


O projeto, concebido e realizado pelo arquiteto e urbanista Frank Lloyd Wright entre 1936 e 1939, insere-se na chamada arquitetura

Alternativas
Q972715 Educação Artística

Anita Malfatti e Tarsila do Amaral são nomes consagrados e amplamente conhecidos na História da Arte brasileira, facilmente lembrados ao se falar de mulheres artistas. Apesar da existência de outras representantes femininas, são raras as aparições de artistas mulheres nas publicações e nas coleções de museus. Já a figura feminina como objeto de representação foi tema recorrente na Arte por séculos.

Neste cartaz, produzido para a exposição no Museu de Arte de São Paulo (Masp) em 2017, o grupo Guerrilla Girls atualiza para a realidade brasileira o questionamento sobre a presença das mulheres nos museus.

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: https://www.sp-arte.com. Acesso em: 25 jul. 2018.


Observe as imagens a seguir e assinale a obra que NÃO foi produzida por uma artista mulher.


Alternativas
Q972716 Educação Artística

Mira Schendel (Zurique, 1919 – São Paulo, 1988) desenvolveu durante sua vida uma trajetória marcada pela experimentação e constituída por uma volumosa série de trabalhos, bastante diversos em seus formatos e dimensões, suportes e técnicas. Em todas as suas obras estão presentes elementos que caracterizam e singularizam sua poética, tornando, assim, dificultosa a divisão de sua obra em fases cronológicas e desdobramentos que reaparecem entre uma série e outra. Durante a década de 1960, realizou uma série de trabalhos com papel japonês, cuja translucidez propiciava a leitura da obra em suas duas faces e, presas em placas de acrílico, libertavam a obra da parede.


Imagem associada para resolução da questão

Série Monotipias, sem título, 1964.

Disponível em: http://arteref.com. Acesso em: 5 ago. 2018.


Sobre as monotipias de Mira Schendel, é correto afirmar que essas obras exploram os opostos

Alternativas
Q972717 Educação Artística

Gravura é o termo que designa, em geral, desenhos feitos em superfícies duras – como madeira, pedra e metal – com base em incisões, corrosões e talhos realizados com instrumentos e materiais especiais. Ao contrário do desenho, os procedimentos técnicos empregados na gravura permitem a reprodução da imagem. Nessa medida, uma gravura é considerada original quando resultado direto da matriz criada pelo artista, que com essa base imprime a imagem em exemplares iguais, numerados e assinados. Em função da técnica e do material empregados, a gravura recebe uma nomenclatura específica: litografia, gravura em metal, xilogravura, serigrafia etc.

Imagem associada para resolução da questão

Anna Carolina Albernaz. Aviso prévio.

Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br

Acesso em: 11 jul. 2018.


De acordo com as classificações de contraste formuladas por Donis A. Dondis, em seu livro Sintaxe da linguagem visual (1997), identifique a opção que se aplica à xilogravura da artista Anna Carolina Albernaz.

Alternativas
Q972719 Educação Artística

A arte do século XIX girou em torno da Academia Imperial de Belas Artes, que centralizava o ensino e a produção artística no período. Segundo Sonia Gomes Pereira:


A pintura de paisagem sempre existira na Academia, mas com uma conotação secundária, sobretudo como suporte à pintura histórica [...]. Sob o comando de Grimm, transformou-se numa escola de paisagem, apoiada na prática da pintura ao ar livre, que explorava a beleza natural da cidade do Rio de Janeiro e de seus arredores.

PEREIRA, in OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro; PEREIRA, Sonia Gomes; LUZ, Angela A. História da Arte no Brasil: textos de síntese. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008, p. 84


As imagens a seguir mostram diferentes paisagens pintadas por artistas do período.

Imagem associada para resolução da questão


As obras acima são, respectivamente, de autoria dos seguintes pintores:

Alternativas
Q972723 Educação Artística

Para Vera Maria Candau, em Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas (2008, p. 17), nosso continente é construído em uma base multicultural muito forte. Com uma configuração própria, no Brasil, “a nossa formação histórica está marcada pela eliminação física do ‘outro’ ou por sua escravização, que também é uma forma violenta de negação de sua alteridade. Os processos de negação do ‘outro’ também se dão no plano das representações e no imaginário social”.

Assinale a alternativa em que se encontra uma pintura ilustrativa da citação de Vera Candau.

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: B
5: A
6: B
7: C
8: B
9: C