Questões de Concurso Público Colégio Pedro II 2018 para Técnico em Enfermagem

Foram encontradas 20 questões

Q2001175 Enfermagem
Comumente, pessoas com infecções sexualmente transmissíveis (IST) não buscam tratamento, muitas delas porque são assintomáticas ou têm sinais e sintomas leves e não percebem as alterações. Uma boa parcela das pessoas sintomáticas trata-se por conta própria ou procura tratamento alternativos, em farmácias ou curandeiros. Além disso, os que buscam atendimento na unidade de saúde podem não ter uma IST diagnosticada ou tratada corretamente. Isso chama atenção para a necessidade de intervenções preventivas, com o propósito de contribuir para a diminuição da incidência desses agravos. 
Como a estratégia de atenção integral às pessoas com IST e seus parceiros sexuais contempla a prevenção combinada das IST, que concentra ações de prevenção e assistência, é correto afirmar que 
Alternativas
Q2001176 Enfermagem

Para uma prática segura na administração de medicamentos, a equipe de enfermagem tem seguido tradicionalmente os “cinco certos”.


O Ministério da Saúde reconhece, dentre os itens de verificação para administração segura de medicamentos, “os sete certos na administração de medicamentos”, dentre eles 

Alternativas
Q2001177 Enfermagem

A higienização correta das mãos é uma importante ação desenvolvida pelos profissionais da saúde no cuidado direto ao paciente. Proporciona, além da segurança ao indivíduo, a redução significativa de transmissão comunitária de infecções, diminuindo e até cessando a transmissão de microrganismos presentes nas mãos, entre profissionais e clientela.


É procedimento relacionado à correta lavagem das mãos o(a)

Alternativas
Q2001178 Enfermagem
Os requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde utilizados nos Centros de Material e Esterilização (CME), regulamentados na Resolução RDC Anvisa nº 15, de 15 de março de 2012, adotam algumas definições.
Assinale a alternativa que apresenta o requisito corretamente relacionado ao seu conceito.
Alternativas
Q2001179 Enfermagem
A padronização dos procedimentos relacionados à administração de medicamentos facilita o trabalho em todas as suas etapas, minimiza o risco de erros e reduz custos. Antes da administração de qualquer medicamento, é necessária a avaliação das condições do paciente, a apresentação do medicamento e sua via de administração.
Com base nessas informações, correlacione as afirmações expressas na Coluna II com as vias de administração de medicamentos apresentadas na Coluna I.
Coluna I 1. Via intramuscular 2. Via subcutânea 3. Via intravenosa
Coluna II ( ) Utilizar um ângulo de 45º, sem necessidade de aspiração. ( ) Utilizar um ângulo de 90º e injetar até 2ml da medicação. ( ) Lavar a via de acesso após a administração da medicação. ( ) Utilizar um ângulo de 30-45º, com o bisel voltado para cima. ( ) Considerar a região vasto lateral, quando menor de 3 anos. ( ) Observar sinais de dor, desconforto e infiltração no local. 
A sequência correta é 
Alternativas
Q2001180 Enfermagem
A pressão arterial apresenta-se pela força exercida sobre a parede de uma artéria pelo sangue pulsante sob a pressão do coração. Sua medida é feita em milímetros de mercúrio (mmHg). Para a tomada dos valores pressóricos de uma pessoa, o técnico de enfermagem precisa observar o pico máximo de pressão no momento de uma ejeção de sangue, chamado de pressão sistólica, e quando os ventrículos cardíacos relaxam e o sangue que permanece nas artérias exerce uma pressão mínima, chamada de diastólica. 
Para desenvolver o procedimento adequado de aferição da pressão arterial em crianças e adolescentes, é correto afirmar que
Alternativas
Q2001181 Enfermagem

Um adolescente tem a prescrição médica 20 UI de insulina NPH rotulado 100 UI/ml pela manhã.

Ele procura a unidade ambulatorial para solicitar uma seringa para a sua aplicação. A disponibilidade são seringas de 3 ml. 


De acordo com a dispensa dessa seringa (3 ml), a orientação de dose de insulina a ser aspirada e aplicada é de

Alternativas
Q2001182 Enfermagem
Um professor, durante suas atividades, sentiu-se mal e procurou o ambulatório, pela situação de mal-estar no ambiente de trabalho. O médico prescreveu 500 ml de soro fisiológico a 0,9% para correr em duas horas e meia.
O técnico de enfermagem, após fazer o cálculo de gotejamento, instalou corretamente o soro para correr em 
Alternativas
Q2001183 Enfermagem
Os registros de enfermagem são elementos imprescindíveis ao processo do cuidar e devem ser redigidos de maneira que retratem a realidade a ser documentada. Do ponto de vista legal, somente o que foi registrado pode ser considerado como executado, portanto, no conteúdo das anotações de enfermagem devem constar todos os cuidados realizados. 
Dentre as finalidades dos registros da enfermagem abaixo relacionadas, é correto afirmar que
Alternativas
Q2001184 Enfermagem
No acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de uma criança, o técnico de enfermagem precisa considerar, junto à equipe de saúde, o peso e a altura/estatura como medidas imprescindíveis para a avaliação da sua saúde. 
A esse respeito, foram feitas as seguintes afirmativas: I. O crescimento é um processo dinâmico e contínuo, expresso pelo aumento do tamanho corporal, do desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas. II. O acompanhamento sistemático do crescimento e do ganho de peso permite a identificação de crianças com maior risco de morbimortalidade. III. O melhor método de acompanhamento do crescimento infantil é o registro periódico do peso, da estatura e do IMC da criança na Caderneta de Saúde da Criança. IV. As crianças menores de 2 anos deverão ser mensuradas deitadas em superfície lisa (comprimento) e as crianças maiores de 2 anos deverão ser mensuradas em pé (altura). V. As crianças nascidas prematuras devem seguir os padrões de acompanhamento para crianças de baixo peso, utilizando-se os gráficos especiais da Caderneta de Saúde da Criança.
Estão corretas
Alternativas
Q2001185 Enfermagem
Assinale a alternativa que apresenta os procedimentos corretos de armazenamento de imunobiológicos.
Alternativas
Q2001186 Enfermagem
NÃO É situação para o adiamento da administração de um imunobiológico, a pessoa
Alternativas
Q2001187 Enfermagem
O recente panorama epidemiológico do sarampo no Brasil tem recebido alterações significativas. Em 2016, o Brasil recebeu o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo no país, oferecido pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Entre 2013 e 2015, ocorreram surtos decorrentes de pessoas vindas de outros países, principalmente no Ceará e em Pernambuco. As ações de bloqueio realizadas pelo Ministério da Saúde, em conjunto com os estados e municípios, foram eficientes e resultaram na interrupção da transmissão da doença. Em 2017, casos de sarampo foram confirmados em Roraima, decorrentes da imigração de venezuelanos, ocasionando novo surto da doença. O Ministério da Saúde permanece monitorando a situação do sarampo em todo o país, especialmente nos estados afetados, e as medidas de controle e prevenção já estão sendo realizadas. Como medida de controle da população, o Programa Nacional de Imunizações estabelece a meta de 95% da cobertura vacinal de forma homogênea em todos os municípios da nação. 
Diante desse quadro, a maior ação coletiva a ser realizada é garantir a meta de cobertura das vacinas
Alternativas
Q2001188 Enfermagem
A diretora de uma escola, preocupada com a saúde dos seus estudantes, buscou orientação na Unidade Básica de Saúde sobre o calendário de vacinas para adolescentes. A técnica de enfermagem da unidade foi até a escola e orientou a diretora sobre as vacinas e doses esperadas para a faixa etária. Pelo panorama apresentado após avaliação da situação vacinal dos estudantes, identificou-se a necessidade, apenas, de atualização da vacina para Papiloma Vírus Humano (HPV).
O esquema correto para a vacina HPV é
Alternativas
Q2001189 Enfermagem
Uma criança chegou ao ambulatório da escola apresentando dispneia, broncoespasmo, arritmia cardíaca e angioedema. As manifestações foram de início súbito durante o recreio. O médico avaliou a criança e identificou que se tratava de uma crise alérgica do tipo anafilática. A reação anafilática tem sempre a condição de absoluta emergência. O propósito da assistência nessa situação é a manutenção da oxigenação e a perfusão de órgãos vitais. O médico, portanto, prescreve adrenalina 0,01mg/kg, como a droga de melhor escolha, que deve ser imediatamente administrada em solução aquosa a 1:1.000.
O técnico de enfermagem prepara a medicação e administra por via
Alternativas
Q2001190 Enfermagem
A humanização dos serviços de saúde tem sido induzida pela Política Nacional de Humanização (PNH), que traz como princípios a transversalidade das ações em saúde; a indissociabilidade entre atenção e gestão; o protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos coletivos. 
Como diretrizes para a operacionalização da humanização dos serviços de saúde, a PNH sugere para o processo de trabalho a implantação de 
Alternativas
Q2001191 Enfermagem
Todas as ações e serviços de saúde que conformam o Sistema Único de Saúde (SUS) obedecem a princípios e diretrizes.
O princípio compreendido como um conjunto que articula continuamente as ações e serviços preventivos e curativos, no âmbito individual e coletivo, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema é conhecido como
Alternativas
Q2001192 Enfermagem
Durante a troca de um curativo, o técnico de enfermagem avalia a lesão, procede à limpeza com o desbridamento mecânico, decide higienizar com solução salina e aplicar a cobertura oclusiva com carvão ativado para eliminação do exsudato. 
A situação descrita pode ser enquadrada como uma infração, pois se aplica como 
Alternativas
Q2001193 Enfermagem
Dentre as alternativas a seguir, assinale a que se integra ao Plano de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, conforme Resolução RDC nº 36, de 25 de julho de 2013. 
Alternativas
Q2001194 Enfermagem
A baciloscopia do escarro, desde que executada corretamente em todas as suas fases, permite detectar de 60% a 80% dos casos de tuberculose pulmonar, o que é importante do ponto de vista epidemiológico, já que os casos bacilíferos são os responsáveis pela manutenção da cadeia de transmissão. O técnico de enfermagem deve ser capacitado para fornecer informações claras e simples ao paciente quanto à coleta do escarro. 
Quanto às orientações para a boa coleta de escarro, foram feitas as seguintes recomendações:   I. Ao despertar pela manhã, escovar bem os dentes com creme dental, inspirar profundamente, prender a respiração por um instante e escarrar após forçar a tosse. II. Repetir essa operação até obter de três a cinco eliminações de escarro, dependendo da quantidade eliminada, evitando que escorra pela parede externa do pote. III. Atentar para que o pote seja tampado e colocado em um saco plástico com a tampa para cima, cuidando para que permaneça nessa posição. IV. Conservar a amostra em geladeira comum por até no máximo sete dias, na impossibilidade de envio imediato para o laboratório ou unidade de saúde. 
Estão corretas
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: D
5: C
6: A
7: C
8: D
9: A
10: C
11: B
12: B
13: A
14: C
15: D
16: B
17: A
18: B
19: C
20: D