Questões de Concurso Público Colégio Pedro II 2019 para Professor - Educação Musical

Foram encontradas 11 questões

Q1086620 Música
Guest, no livro Harmonia: método prático (2006, p. 86), propõe que
o acorde (e seu símbolo, a cifra) não só reúne as notas que o caracterizam, chamadas notas de acorde (n.a.), mas outras notas que também o enriquecem, chamadas notas de tensão (T), embora a cifragem não indique necessariamente essas notas. As n.a. e as de T, reunidas, formam uma escala de sete notas (às vezes seis ou oito), chamada escala de acorde.
A alternativa que apresenta a escala correspondente ao acorde cifrado, considerando o conceito citado, é:
Alternativas
Q1086621 Música
Intervalos sonoros são elementos básicos na construção e delimitação do campo harmônico de escalas e de acordes. Conhecê-los e classificá-los corretamente é, portanto, fundamental para a prática musical. Assinale a alternativa que corresponde à classificação correta dos intervalos apresentados.
Alternativas
Q1086622 Música
Marcha ou progressão harmônica é a “reprodução dum grupo de dois ou mais acordes, a vários intervalos, nos mesmos estados e posições” (SILVA, 1982, p. 54). O elemento que inicia a marcha chama-se modelo. As reproduções subsequentes devem obedecer à estrutura do modelo e podem ser organizadas seguindo a ordem direta dos graus, a partir do modelo, ou por meio de intervalos. Observe: Imagem associada para resolução da questão Nessa marcha harmônica modulante,
Alternativas
Q1086623 Música
Em qualquer canto do território brasileiro, ouve-se o canto de um brasileiro, no batuque de um pandeiro, na cidade, num terreiro... Nesta vasta extensão territorial/cultural encontramos um solo fértil de gêneros musicais significativos, que contam e cantam a história desta nação (LOUREIRO; TATIT, 2016). Imagem associada para resolução da questão
STEPHESON, 2018 (Disponível em: https://www.educamusicacp2.com.br. Acesso em: 21 set. 2019).
O agrupamento rítmico disposto acima corresponde ao acompanhamento de uma manifestação cultural afro-brasileira
Alternativas
Q1086624 Música

Ian Guest (1996, p. 86), ao desenvolver seu método de arranjo, propõe que a melodia também seja pensada em relação à divisão rítmica, adaptando-a ao ritmo que a acompanha. Dessa forma, a melodia é submetida a uma modificação, não se tratando de variação ou improvisação melódica, “pois a ativação melódica respeita a composição original, conservando a altura e a quantidade de suas notas, apenas deslocando-a ritmicamente”.

Observe a melodia a seguir:

Imagem associada para resolução da questão

Ao escrever um arranjo para o coral da escola, um professor realiza a ativação rítmica proposta por Guest para a melodia citada, adaptando-a para uma pulsação swingada, com acompanhamento jazzístico. A melodia reescrita nessa perspectiva é

Alternativas
Q1086625 Música

A partitura a seguir é trecho de uma canção que se tornou um clássico da música popular brasileira:

Imagem associada para resolução da questão

A música em questão é um

Alternativas
Q1086626 Música
A peça a seguir foi composta para instrumento solo, a partir da série originalmente utilizada pelo compositor Arnold Schoenberg, em 1937, no Quarteto de cordas Op. 37 n. 4.
Imagem associada para resolução da questão
Apresenta-se, a seguir, a série original que foi utilizada na composição acima.
Imagem associada para resolução da questão A ordem correta em que as formas das séries foram utilizadas na composição é:
Alternativas
Q1086628 Música
O princípio do serialismo é simples. As doze notas da escala cromática são dispostas em uma ordem fixa, a série, que pode ser utilizada na geração de melodias e harmonias, e permanece obrigatória em toda a obra. A série é assim uma espécie de tema oculto: não precisa ser apresentada como tema [...] mas é um reservatório de ideias e uma referência básica (GRIFFITHS, 1998, p. 81).
O Quarteto de Cordas Op. 28, do músico Anton Webern (1883-1945), foi a última obra de música de câmara do compositor austríaco, que, nela, aplicou o princípio do serialismo. A série utilizada por Webern nessa peça, na forma original, e transcrita a seguir, emprega notas que, representadas em letras, conforme a nomenclatura alemã, formam o nome BACH. https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/66119/prova1.jpg
Essa série é estruturada em três tetracordes,
Alternativas
Q1086630 Música
A introdução de novos elementos sonoros [...] é consequência do espírito de pesquisa aplicado ao timbre. O colorido, romântico, primeira grande valorização individualizadora do timbre, é continuado pelo impressionismo debussista, com a divisão da cor sonora que os modernos mais recentes levam ao extremo. O timbre passa a ser o elemento preponderante em várias construções musicais, e a sua realização implica num conceito totalmente diverso da orquestração e de instrumentação, pela independência da função exclusivamente colorística dos instrumentos, o que leva, por outro lado, ao aproveitamento da larga contribuição da física, principalmente da eletricidade, na construção dos novos instrumentos como novos timbres (ALALEONA, 1984, p. 144).
Observe a tirinha:
Imagem associada para resolução da questão
Algumas possibilidades de exploração sonora que se deram na música de concerto nas primeiras décadas do século XX podem ser identificadas nos quadrinhos e relacionam-se
Alternativas
Q1086633 Música
O brasileiro Antônio Leal de Sá Pereira (1888-1966) dedicou-se ao universo da iniciação musical e elaborou um método de musicalização. Exercícios propostos por Sá Pereira preveem a utilização de uma escada em tamanho real, com degraus maiores e menores, de acordo com a ordem de tons e semitons em uma escala. Ao subir o degrau correspondente a cada nota, o estudante deve também entoá-la, repetindo esse procedimento com todas as demais notas da escada. Em seguida, ele propunha cantar as notas, acompanhadas por movimentos das mãos, para cima ou para baixo, conforme o movimento dos sons, e, ao mesmo tempo, entoar a canção a seguir. Para ele, práticas como essa eram fundamentais para a aprendizagem da música.
Imagem associada para resolução da questão A atividade descrita demonstra a preocupação de Sá Pereira com a
Alternativas
Q1086634 Música
Um professor utilizou a canção Tangolomango para praticar figuras de ritmo – colcheias e semicolcheias – na flauta doce. O instrumento escolhido para isso foi a flauta doce soprano/sistema germânico, que todos os estudantes possuíam. O professor deparou-se com uma situação que não havia previsto, referente à relação entre a extensão do instrumento escolhido e a partitura de que dispunha, como se lê a seguir.
Imagem associada para resolução da questão Considerando a transposição dessa canção para o tom de Dó Maior, a sequência de posições da flauta doce soprano/sistema germânico que corresponde às notas numeradas na canção, na ordem em que são apresentadas, é
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: A
5: D
6: A
7: C
8: A
9: D
10: D
11: B