Questões de Concurso Público UFERSA 2013 para Analista de Tecnologia da Informação
Foram encontradas 24 questões
A partir da análise desse trecho capturado, é correto afirmar que o endereço IP e o endereço MAC do host de origem são, respectivamente,
I O ICMP é usado por hospedeiros e roteadores para comunicar informações da camada de rede entre si, sendo a sua utilização mais comum a comunicação de erros .
II O ICMP é, frequentemente, considerado parte do IP, mas, em termos de arquitetura, está logo acima do IP, pois mensagens ICMP são carregadas, como carga útil, dentro de datagramas IP.
III Mensagens ICMP têm um campo de tipo, um campo de código, o cabeçalho e os primeiros 8 bytes do datagrama IP que causou a criação da mensagem ICMP.
IV O conhecido programa ping envia uma mensagem ICMP do tipo 3 código 0 para o destino. Esse destino, quando ativo, ao receber a solicitação de eco, devolve uma resposta de eco ICMP do tipo 3 código 1.
Das afirmações, estão corretas apenas
I Posicionada entre as camadas de aplicação e de rede, na pilha de protocolos TCP/IP, a camada de transporte é uma peça central da arquitetura de redes em camadas, desempenhando o papel fundamental de fornecer serviços de comunicação diretamente aos processos de aplicação que executam em hospedeiros diferentes .
II O protocolo UDP oferece vários serviços adicionais às aplicações, sendo o mais importante a transferência confiável de dados, utilizando controle de fluxo, números de sequência, reconhecimentos e temporizadores, assegurando que os dados sejam entregues do remetente ao dest inatário corretamente e em ordem.
III Um processo, como parte de uma aplicação de rede, pode ter um ou mais sockets – portas pelas quais passam da rede para o processo e do processo para a rede. Assim, a camada de transporte do destinatário não entrega dados diretamente a um processo, mas a um socket intermediário.
IV A tarefa de entregar os dados contidos em um segmento da camada de transporte à porta correta é denominada demultiplexação, enquanto o trabalho de reunir, no hospedeiro de origem, porções de dados provenientes de diferentes portas, de criar segmentos e de passar à camada de rede é denominado multiplexação.
Das afirmações, estão corretas
I O desenvolvimento de padrões para redes ATM tem como meta o projeto de uma tecnologia que transporte dados em modo texto de forma rápida, caindo em desuso diante das necessidades de transporte de t ráfego multimídia.
II O PPP é um protocolo de camada de enlace que opera sobre um enlace ponto-a-ponto que pode ser uma linha telefônica discada serial, um enlace SONET/SDH, uma conexão X.25 ou um circuito ISDN.
III O PPP deve estar habilitado a suportar múltiplos protocolos de camada de rede (por exemplo, IP e DECnet) que executam sobre o mesmo enlace físico ao mesmo tempo .
IV Diferentemente da rede de telefonia de comutação de circuitos, as redes ATM e MPLS são, de direito, redes de comutação de pacotes por circuitos virtuais.
Das afirmações, estão corretas
Com base na análise desse trecho capturado, é correto afirmar que:
I Em um sistema de correio eletrônico padrão, existem quatro componentes principais: os agentes de usuário, os servidores de correio, os protocolos e os métodos de autenticação.
II Na utilização de Webmails, o protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é utilizado entre o cliente (browser) e o servidor de correio eletrônico para o envio de mensagens .
III Em um servidor de correio eletrônico, a fila de mensagens contém as mensagens de correio a serem enviadas.
IV A extensão MIME (Multimedia Mail Extension) foi incorporada ao protocolo SMTP para prover, dentre outras funcionalidades, suporte ao envio de mensagens com anexos.
Das afirmativas, estão corretas
I DAS (Direct Attached Storage) é um dispositivo de armazenamento externo ligado diretamente ao servidor ou estação de rede, como é o caso das gavetas de HDs ligadas via porta USB ou eSATA.
II SAN (Storage Area Network) é uma área reservada, em um dos discos rígidos de um servidor de rede, para o armazenamento de arquivos que podem ser acessados via rede.
III NAS (Network Attachment Storage) é uma solução de armazenamento de dados que executa seu próprio sistema operacional, funcionando como um servidor de arquivos via rede.
IV Para soluções de armazenamento de rede é comum o uso de um dos tipos de RAID (Redundant Array of Independent Drives) de acordo com o nível de redundância desejado.
Das afirmações, estão corretas
Considerando esse esquema, para a rede funcionar corretamente, os equipamentos X e Y devem ser
I Um pacote multicast é endereçado usando endereço indireto, isto é, um único identificador é utilizado para um grupo de destinatários e uma cópia do pacote é entregue a todos os destinatários multicast associados a esse grupo.
II Não há nenhum protocolo de camada de rede de associação ao grupo multicast que opere entre todos os hospedeiros da Internet pertencentes a um grupo, permitindo a um hospedeiro determinar as identidades de todos os outros hospedeiros pertencentes ao grupo multicast.
III O roteamento dos datagramas multicast a seus destinos finais é realizado por algoritmos de roteamento multicast de camada de rede, como o IGMP ( Internet Group Management Protocol), PIM (Protocol Independent Multicast ) e MOSPF (OSPF Multicast).
IV O protocolo de roteamento multicast MOSPF (OSPF Multicast) visualiza explicitamente dois cenários diferentes de distribuição multicast : o modo denso (envolve muitos roteadores) e modo esparso (menor número de roteadores com membros conectados) .
Das afirmações, estão corretas
I As VLANs são grupos de dispositivos de rede em um mesmo domínio de broadcast, possibilitando o roteamento entre redes distintas sem a necessidade de um roteador específico para essa função.
II Em VLANs com configuração dinâmica, baseadas em endereços de rede MAC ou IP, quando um dispositivo ingressa na rede, automaticamente é associado à VLAN da porta na qual está conectado.
III Os switches com suporte à VLAN, das principais marcas disponíveis no mercado, apresentam como configuração padrão a associação de todas as portas à “VLAN 1” pré-configurada no equipamento.
IV “Trunk link” é um tipo de configuração feita nas portas de “cascateamento” de switches de modo a possibilitar o tráfego de várias VLANs entre elas.
Das afirmações, estão corretas
I Os firewalls stateless, ou dinâmicos, tratam cada pacote de forma individual permitindo a tomada de decisão baseada na análise e comparação com o tráfego de pacotes anteriores.
II UTMs (Unified Threat Management) são soluções que buscam disponibilizar de forma integrada múltiplos serviços de segurança em um mesmo produto, como firewall, IDS, IPS, VPN e/ou antivírus.
III Os firewalls com suporte a DPI (Deep Packet Inspection) permitem a inspeção total de todas as camadas da pilha de protocolos utilizada, implicando, muitas vezes, em um maior “gargalo” na rede.
IV Os firewalls com suporte a SPI (Standard Packet Inspection) limitam seus recursos de filtragem à camada de rede (análise do protocolo IP e protocolos de roteamento).
Das afirmações, estão corretas
O esquema a seguir apresenta o layout de uma pequena rede local com acesso à Internet.
A linha de comando Netfilter/Iptables para executar o mascaramento (NAT N:1) no firewall de rede é: