Questões de Concurso Público UFRN 2015 para Farmacêutico Bioquímico - UFRN

Foram encontradas 17 questões

Q838430 Medicina
Paciente apresentando TEV (tromboembolismo venoso) após tratamento inicial com heparina de baixo peso molecular encontra-se sob tratamento com anticoagulante oral. Para a monitorização terapêutica da anticoagulação oral, inicialmente, deve ser feito exame laboratorial semanal para avaliar o tempo de formação de fibrina, a partir de amostra
Alternativas
Q838431 Medicina
O uso de mesilato de imatinibe tem como principal indicação o tratamento de Leucemia Mielóide Crônica. Entretanto, também está indicado no tratamento de
Alternativas
Q838432 Medicina
Anemia com presença de eritroblastos circulantes, reticulocitose, baixa concentração de hemoglobina e hematócrito baixo caracteriza a
Alternativas
Q838433 Medicina
O tratamento das dislipidemias com as estatinas tem ampla utilização clínica e o alvo farmacodinâmico dessa classe de fármacos para a redução do colesterol sérico é
Alternativas
Q838434 Medicina
As leucocitoses estão associadas aos processos infecciosos sendo um marcador muito útil no diagnóstico e na monitorização terapêutica. É correto afirmar que as neutrofilias nas infecções por bactérias gram positivas
Alternativas
Q838435 Medicina

Observe a figura.


Imagem associada para resolução da questão


Sobre o ciclo dos Ancilostomídeos, considere as seguintes afirmativas:


I As larvas infestantes ou larvas filarióides são fases posteriores às larvas rabditóides dos ovos embrionados, encontradas no solo. Penetram na pele, seguem pela corrente sanguínea, pulmão, faringe e chegam ao intestino.

II As larvas filarióides se reproduzem sexuadamente no intestino e as fêmeas liberam novos ovos, reiniciando o ciclo quando são liberados para o meio ambiente junto com as fezes.

III As larvas filarióides, após penetrarem na pele, ganham a corrente sanguínea, migram para o sistema linfático onde amadurecem, transformando-se em larvas rabditóides que ganham o pulmão, chegam à faringe e se dirigem ao intestino.

IV A ancilostomíase, no Brasil, é frequentemente causada pelo Ancylostoma duodenale, sendo o macho maior que a fêmea.


Das afirmativas, estão corretas

Alternativas
Q838436 Medicina
Para a determinação de alguns parâmetros laboratoriais, são necessárias amostras de sangue que não interfiram ou que, pelo menos, tenham a mínima interferência possível no procedimento analítico. Assim sendo, as amostras mais adequadas para cada tipo de exame são apresentadas em
Alternativas
Q838441 Medicina

Sobre as medidas de biossegurança dos trabalhadores da área da saúde, considere as afirmativas a seguir.


I A imunização dos trabalhadores por meio de vacinação contra hepatite B, difteria e tétano e contra agentes aos quais o trabalhador possa estar exposto, é obrigatória e deve ser assegurada pelo empregador, sem ônus para o trabalhador.

II A aquisição de Equipamento de Proteção Individual (EPI), como luva de procedimentos e óculos de proteção, é de responsabilidade do trabalhador, pois ele recebe recurso financeiro denominado "adicional de insalubridade" para esse fim.

III Os equipamentos de proteção coletiva, como capelas de exaustão, fluxo laminar e cabines de proteção são de responsabilidade do empregador. Por outro lado, a manutenção e o uso adequado desses equipamentos é de responsabilidade do trabalhador.

IV Ao trabalhador é facultada a recusa ao programa de vacinação, após informações sobre as vantagens e os efeitos colaterais, apresentados pelo empregador, devendo o empregador guardar os documentos que comprovem a recusa.


De acordo com a NR-32, estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q838442 Medicina
As técnicas parasitológicas aplicadas para detecções das enteroparasitoses apresentam eficiência diagnóstica similar. Entretanto, as diferentes técnicas apresentam sensibilidade diferenciada para os diferentes tipos de ovos e cistos. Assim sendo, sobre a correta correlação entre a sensibilidade de detecção e o tipo de ovo ou cisto de parasita a ser detectado é correto afirmar:
Alternativas
Q838443 Medicina
Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINES) representam uma classe de fármacos de uso amplamente difundido ao redor do mundo. Sua principal indicação é para o tratamento da dor nos processos inflamatórios agudos e crônicos causando analgesia e agindo como antipirético. Considere as afirmativas a seguir sobre a ação dos AINES:
I Os inibidores seletivos da COX-2, além de inibirem a cicloxigenase, também apresentam ação sobre a lipoxigenase aumentando sua eficácia terapêutica.
II O naproxeno, a nimesulida, o meloxicam são inibidores seletivos da COX-2, mas também apresentam ação sobre a COX-1.
III A inibição da COX-1 pelos AINES não seletivos apresenta como principal efeito adverso lesão à mucosa gástrica pela inibição da síntese de PGI2 e PGE2.
IV Os coxibes são anti-inflamatórios muito seguros pois não atuam na COX-1, não provocam lesão na mucosa gástrica nem apresentam risco cardiovascular e vêm substituindo os AINES tradicionais.
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q838444 Medicina
A tuberculose é causada pelo Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch, ou bacilo álcool ácido resistente. Para a caracterização do agente etiológico em esfregaços de escarro, aplica-se coloração de
Alternativas
Q838445 Medicina

Eletroforese é uma técnica muito empregada em laboratórios clínicos com a finalidade de separar moléculas para caracterização e diagnóstico de inúmeras patologias. Considerando a figura ao lado, observe o resultado obtido na eletroforese de hemoglobina submetida em tampão trisborato-edta (pH 8,0) e em suporte de acetato de celulose.


Imagem associada para resolução da questão


Considere que os números de 1 a 4 são resultados de diferentes pacientes, P o padrão de peso molecular, sendo A, F, S e A2, anotados como referências de migração. São registrados os pólos positivo e negativo, sendo que o ponto de aplicação do hemolisado está localizado no pólo negativo.


Sobre esses resultados, analise afirmativas a seguir:


I Paciente 1: aumento de hemoglobina A2 caracterizando talassemia alfa maior com deleção de pelo menos dois loci do gene alfa.

II Paciente 2: presença de hemoglobina A e hemoglobina S caracterizando hemoglobinopatia conhecida como anemia falciforme.

III Paciente 3: presença de hemoglobina F e S caracterizando anemia falciforme com aumento de fetal.

IV Paciente 4: presença de hemoglobina A, A2 e aumento de fetal caracterizando PHHF (persistência hereditária de hemoglobina fetal).


A correta interpretação dos resultados está descrita em

Alternativas
Q838446 Medicina

Observe a representação do CAMP TEST na figura a seguir:


O CAMP TEST, empregado em laboratório de microbiologia, utiliza uma cepa de Staphylococcus aureus inoculada em uma única estria em placa de ágar sangue. Perpendicularmente a essa estria são semeadas estrias de outras cepas de bactérias. Assim sendo, o CAMP TEST


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q838449 Medicina

Considere a figura a seguir que representa a taxa de redução de HbA1c em pacientes diabéticos submetidos ao tratamento adequado.


Imagem associada para resolução da questão


Com base nessa figura, é correto afirmar que os níveis de HbA1c

Alternativas
Q838450 Medicina
Na análise do sedimento urinário podem ser observados cristais que são formados a partir da precipitação de solutos da urina, incluindo compostos orgânicos, sais inorgânicos e medicamentos. A precipitação do cristais envolve mudanças no pH, concentração do soluto e temperatura que afetam a solubilidade dos diferentes solutos. Assim sendo, em urinas
Alternativas
Q838451 Medicina
O teste rápido para detecção do HIV tem como princípio metodológico a imunocromatografia de fluxo lateral. Esse teste apresenta a vantagem de não exigir grandes expertises dos executores, com resultado em cerca de 20 minutos. Em relação aos novos testes rápidos para detecção do HIV, é correto afirmar:
Alternativas
Q838452 Medicina
Para o diagnóstico da doença de Chagas deve ser empregado
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: D
5: C
6: A
7: C
8: B
9: C
10: A
11: C
12: D
13: A
14: D
15: C
16: C
17: B