Questões de Concurso Público UFRN 2015 para Psicólogo Clínico
Foram encontradas 30 questões
É muito frequente que o psicodiagnóstico se realize em clínicas ou em consultórios psicológicos, que recebem encaminhamentos principalmente de médicos psiquiatras ou de outra especialidade (ginecologia, oncologia, etc.), das escolas, de juízes ou de advogados . Essas clínicas também atendem a pessoas que procuram espontaneamente um exame, ou que são recomendadas a fazê-lo por algum familiar ou amigo. É correto afirmar que os objetivos do psicodiagnóstico são
I- colher dados sobre a história clínica e pessoal, procurando reconhecer denominadores comuns sobre a situação atual, do ponto de vista psicopatológico e dinâmico.
II- determinar motivos de encaminhamento, queixas e outros problemas iniciais, bem como levantar hipóteses iniciais e definir um plano de avaliação.
III- levantar hipóteses iniciais e definir a abordagem clínica que será utilizada.
IV- encerrar o processo para confirmação de hipótese diagnóstica do profissional que encaminhou a solicitação.
Estão corretas as afirmativas
Em relação à atividade do Psicólogo Clínico, afirma-se
I- Atua na área específica de saúde, procedendo ao exame de pessoas que apresentam problemas intra e interpessoais, de comportamento familiar ou social ou com distúrbios psíquicos. Após o respectivo diagnóstico, inicia a terapêutica, empregando enfoque preventivo ou curativo e técnicas psicológicas adequadas a cada caso.
II- Atua junto a equipes multiprofissionais, identificando e compreendendo os fatores emocionais para intervir na saúde geral do indivíduo, em unidades básicas, ambulatórios, hospitais, tornando-o apto a resolver questões concernentes a sua intervenção social.
III- Atua junto a organizações comunitárias e em equipes multiprofissionais, diagnosticando, planejando e executando os programas no âmbito da saúde, do lazer, da educação, do trabalho e da segurança, para ajudar os indivíduos e suas famílias a resolver problemas e superar dificuldades.
IV- Atua na promoção de estudos sobre características psicossociais de grupos étnicos, religiosos, classes e segmentos sociais e culturais, propondo intervenções clínicas.
As atividades coerentes com o Catálogo Brasileiro de Ocupações do Ministério do Trabalho (CBO) e com a Resolução do Conselho Federal de Psicologia sobre as atribuições profissionais do Psicólogo estão contidas em
De forma resumida, são apresentados passos do psicodiagnóstico:
I- Levantamento de perguntas relacionadas com os motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e dos objetivos do exame.
II- Utilização de instrumentos de exame psicológico.
III- Utilização de técnicas e de diferentes abordagens psicológicas para elucidação das hipóteses iniciais dos exames.
IV- Comunicação de resultados, com entrega dos instrumentos utilizados, orientação sobre o caso e encerramento do processo.
As afirmações coerentes com o modelo de natureza clínica, são