Questões de Concurso Público UFRN 2015 para Técnico de Laboratório - Edificações

Foram encontradas 30 questões

Q845247 Edificações
A massa específica aparente é a relação entre a massa do agregado seco e seu volume, incluindo os poros permeáveis. De acordo com essa definição, a massa específica aparente é utilizada para
Alternativas
Q845248 Edificações

Os aditivos químicos são utilizados em pequenas quantidades para conferir características específicas aos concretos. Atualmente os aditivos redutores de água são imprescindíveis na produção de concretos bombeados e nos concretos autoadensáveis.

Sobre o aditivo do tipo superplastificante, considere as seguintes afirmativas:


I- É o aditivo que, sem modificar a trabalhabilidade da mistura no estado fresco, acelera o tempo de pega do concreto.

II- É o aditivo que, sem modificar a consistência do concreto no estado fresco, permite elevada redução no conteúdo de água de um concreto.

III- É o aditivo que, sem alterar a quantidade de água, aumenta consideravelmente o abatimento e a fluidez do concreto.

IV- É o aditivo que, sem alterar a quantidade de água, permite retardar o tempo de pega do concreto.


São características dos aditivos redutores de água do tipo superplastificante o que se afirma em 

Alternativas
Q845249 Edificações
As adições minerais podem ser pozolânicas, cimentantes, inertes ou simultaneamente cimentantes e pozolânicas. Sobre as adições minerais, é correto afirmar que
Alternativas
Q845250 Edificações

Uma das principais propriedades das argamassas é a resistência de aderência à tração. A NBR 15258 prevê a determinação da resistência potencial de aderência à tração através de um ensaio de arrancamento como mostrado na figura ao lado.


Considerando um ensaio de resistência potencial de aderência à tração numa situação em que foram utilizadas pastilhas de 5 cm de diâmetro e a força de arrancamento produzida na argamassa tenha sido de cem kilo-Newtons, tem-se que a resistência de aderência em MPa é de


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q845251 Edificações

A resistência à compressão é uma das principais propriedades do concreto, sendo sempre especificada em projetos estruturais. A resistência do concreto depende de vários fatores, entre eles a relação água:cimento, o tipo de cimento, a temperatura de lançamento e cura, parâmetros de ensaio, entre outros.


Com base nessas informações, considere as seguintes afirmativas:


I- A resistência do concreto varia de forma direta com a relação água:cimento para concretos produzidos e curados sob as mesmas condições e com os mesmos materiais.

II- A resistência a 1 dia de idade de um concreto produzido com cimento CP V ARI será menor que o mesmo concreto produzido com o CP III 40.

III- Ao ensaiar corpos-de-provas (CP), de um mesmo concreto, com dimensões de 10 x 20 cm e 15 x 30 cm, verifica-se que o CP 10 x 20 apresentará maior resistência relativa.

IV- Concretos curados ao ar continuamente apresentam menores resistências à compressão que os mesmos concretos curados de forma úmida contínua.


Dentre as afirmativas, estão corretas

Alternativas
Q845252 Edificações

Um técnico em edificações, ao realizar um ensaio de determinação da massa específica seca, massa específica saturada e absorção de água do agregado graúdo, obteve os seguintes resultados:


Imagem associada para resolução da questão


Com base nesses resultados, é correto afirmar que a massa específica seca, em g/cm3 , do agregado graúdo em análise é de, aproximadamente,

Alternativas
Q845253 Edificações
As principais características físicas das madeiras estão relacionadas à umidade. Sobre esse tema, é correto afirmar:
Alternativas
Q845254 Edificações
A umidade dos agregados miúdos é de extrema importância para que as propriedades dos concretos e argamassas sejam atingidas, devido à absorção de água e ao inchamento das areias. Sobre esse tema, é correto afirmar:
Alternativas
Q845255 Edificações
Sobre os aços utilizados em armações de concreto armado, é correto afirmar que os aços CA 50
Alternativas
Q845256 Edificações
A carbonatação é um fator de redução da vida útil das estruturas de concreto armado. Para avaliar a carbonatação, pode-se utilizar uma solução de
Alternativas
Q845257 Edificações

Um bloco de concreto tem dimensões de 140 mm x 190 mm x 390 mm (largura, altura, comprimento) e espessura de paredes longitudinal e transversal de 25 mm (figura ao lado).


A determinação da resistência à compressão desse bloco é realizada dividindo-se a força de ruptura medida na máquina de ensaio pela


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q845258 Edificações

As afirmativas a seguir dizem respeito aos ensaios de consistência e tempo de início e fim de pega do cimento.


I- A pasta de consistência normal para o ensaio de tempo de início e fim de pega é aquela na qual a sonda de Tetmajer penetra uma distância de 6 ± 1 mm da placa base.

II- O reagente utilizado para realizar o ensaio de consistência normal é o querosene ou gasolina.

III- O tempo de início de pega é o intervalo de tempo transcorrido desde a adição de água ao cimento até o momento em que a agulha de Vicat penetra na pasta, atingindo uma distância de 10 mm da placa base.

IV- O tempo de fim de pega é o intervalo de tempo transcorrido desde a adição de água ao cimento até o momento em que a agulha de Vicat penetra 0,5 mm na pasta.


Dentre as afirmativas, estão corretas apenas

Alternativas
Q845259 Edificações
A NBR 13276 prescreve o método de ensaio para determinação do índice de consistência de uma argamassa. Nesse ensaio, o molde tronco-cônico utilizado deve ser preenchido com argamassa em três camadas sucessivas, com alturas aproximadamente iguais, sendo aplicados
Alternativas
Q845260 Edificações

Pela resolução CONAMA 307, os resíduos de construção e demolição são agrupados em quatro classes: A, B, C e D. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.


I- Os resíduos de construção e demolição da classe A são resíduos como plásticos, papelão, metais.

II- Os resíduos de construção e demolição da classe B são resíduos recicláveis como os agregados.

III- Os resíduos de construção e demolição da classe C são resíduos sem tecnologia disponível para reciclagem e aproveitamento, como o gesso.

IV- Os resíduos de construção e demolição da classe D são resíduos perigosos , como tintas, solventes, óleos e fibrocimentos com amianto.


Dentre as afirmativas, estão corretas

Alternativas
Q845261 Edificações
A granulometria dos agregados é realizada de acordo com a NBR NM 248, utilizando -se um conjunto de peneiras normalizadas. Esse conjunto é dividido em série normal e série intermediária de peneiras, que atendem à ABNT NBR NM ISO 3310-1. Sobre as peneiras normalizadas, é correto afirmar que pertencem à série normal as peneiras
Alternativas
Q845262 Edificações

Na identificação do estado de um solo, são adotados índices físicos que correlacionam grandezas como pesos e volumes das fases constituintes de um solo: partículas, ar e água. Baseado nos conceitos aplicados para os índices físicos de um solo, considere as afirmativas a seguir:


I- A relação entre o peso total de um solo e o seu volume total é definida pelo parâmetro do peso específico aparente seco.

II- A umidade de um solo é obtida pela relação entre o peso da água existente no mesmo e o peso de suas partículas.

III- A porosidade de um solo é estabelecida pela relação entre o volume de seus vazios e o seu volume total.

IV- O grau de saturação consiste de um índice físico obtido pela relação entre o volume de vazios de um solo e o volume das partículas sólidas.


Em relação aos índices físicos de um solo, estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q845263 Edificações

A figura a seguir apresenta a curva granulométrica obtida para uma determinada amostra de solo.


Imagem associada para resolução da questão


A partir da curva granulométrica ilustrada, considere as afirmativas a seguir:


I A curva granulométrica em análise demonstra que o tamanho dos grãos encontra -se uniforme.

II A curva granulométrica em análise apresenta comportamento descontínuo.

III O solo em análise possui, em sua composição, uma grande quantidade de argila.

IV Da análise da curva granulométrica, verifica-se a existência de um solo granular.


Dentre as afirmativas, estão corretas

Alternativas
Q845264 Edificações

O estado em que se encontra uma areia é usualmente avaliado por meio de uma propriedade definida como compacidade. Por outro lado, no caso da argila, o seu estado é avaliado por meio de sua consistência. A respeito dessas propriedades , considere as afirmativas a seguir:


I- Na análise da compacidade de uma areia, é necessário avaliar o seu índice de vazios natural em confronto com os índices de vazios máximo e mínimo em que ela pode se encontrar.

II- Em geral, areias compactas apresentam maior resistência e menor deformabilidade. Essas características dependem também de outros fatores, tais como a distribuição granulométrica e o formato dos grãos.

III- A consistência de uma argila pode ser quantificada por meio do ensaio de massa específica das suas partículas.

IV- Uma argila de consistência mole tende a apresentar valores elevados de resistência à compressão simples.


Em relação à compacidade da areia, estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q845265 Edificações

Sob o ponto de vista da área de mecânica dos solos, o objetivo de se fazer a classificação de um solo é poder estimar o provável comportamento do mesmo ou, pelo menos, orientar o programa de investigação necessário para permitir a adequada análise de um problema geotécnico. Nesse contexto, um dos sistemas adotados é a classificação unificada dos solos.


De acordo com esse sistema de classificação, um solo do tipo GW é

Alternativas
Q845266 Edificações
A compactação de um solo consiste de uma técnica de densificação por meio de equipamento mecânico, visando à redução do seu volume de vazios. Com relação a esse tipo de técnica, padronizou-se no Brasil um ensaio de compactação em laboratório conhecido como ensaio de Proctor. Sobre esse ensaio, é correto afirmar que
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: D
5: C
6: A
7: A
8: B
9: A
10: B
11: D
12: D
13: C
14: B
15: C
16: B
17: B
18: D
19: C
20: A