Questões de Concurso Público MPE-RN 2017 para Analista do Ministério Público Estadual - Contabilidade

Foram encontradas 16 questões

Q811174 Contabilidade Pública
A contabilidade tem como técnica básica o Método das Partidas Dobradas, segundo o qual a todo débito corresponde um crédito de igual valor. Porém, existem, na contabilidade aplicada ao setor público, as chamadas transações sem contraprestação, dentre as quais se enquadram as situações em que uma entidade pública fornece diretamente alguma compensação em troca de recursos recebidos, sem que essa compensação se aproxime do
Alternativas
Q811175 Contabilidade Pública
O componente patrimonial ativo, conforme estabelece o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, é um recurso controlado no presente por uma entidade como resultado de evento passado. Dentre as diversas classificações de ativo, está a de ativo contingente, cuja existência será confirmada
Alternativas
Q811176 Contabilidade Pública

Considere as afirmações a seguir, acerca da Consolidação das Demonstrações Contábeis no Setor Público.

I A consolidação, realizada de acordo com o Plano Plurianual, é o processo de agregação dos saldos das contas de uma entidade, referentes a mais de um exercício social.

II A consolidação nacional é de responsabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional e abrange todas as entidades incluídas no orçamento fiscal e a da seguridade social.

III A consolidação, no setor público brasileiro, pode ser realizada em âmbito intergovernamental ou intragovernamental.

IV A classificação das contas apresentada no Plano de Contas Geral Nacional identifica as contas passíveis de consolidação.

Das afirmações, estão corretas

Alternativas
Q811177 Contabilidade Pública
O Balanço Patrimonial, conforme estabelece o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, é composto por quatro quadros, sendo o primeiro denominado de Quadro Principal. Nesse quadro, são apresentados os Ajustes de Avaliação Patrimonial, que devem figurar no
Alternativas
Q811178 Contabilidade Pública
O Pronunciamento Conceitual Básico (R1), que define a Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, tem apenas uma premissa subjacente, a partir da qual são emanadas todas as normas contábeis aplicadas no Brasil. Essa premissa é a da
Alternativas
Q811179 Contabilidade Pública

Analise a tirinha reproduzida a seguir:

Imagem associada para resolução da questão

Constata-se que a tirinha apresenta uma crítica à compreensibilidade, a qual, na atual Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, é classificada como uma

Alternativas
Q811183 Contabilidade Pública
O conjunto de créditos tributários e não tributários em favor da Fazenda Pública, os quais não foram recebidos no prazo para pagamento definido em lei ou em decisão proferida em processo regular, inscrito pelo órgão ou entidade competente, após apuração de certeza e liquidez, denomina-se
Alternativas
Q811190 Contabilidade Pública

Responda à questão, com base na determinação presente no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público acerca das provisões, no quadro a seguir: 

            

Ao atender todos os requisitos de reconhecimento de provisão, é necessário proceder com os respectivos lançamentos contábeis. A contabilização do reconhecimento da provisão de natureza patrimonial é:
Alternativas
Q811191 Contabilidade Pública

Responda à questão, com base na determinação presente no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público acerca das provisões, no quadro a seguir: 

            

Para que exista uma obrigação presente resultante de eventos passados, é necessário que a única alternativa realista que a entidade possua seja:
Alternativas
Q811199 Contabilidade Pública

Analise as afirmações a seguir acerca de ativos intangíveis incorporados ao patrimônio de uma entidade pública.

I Intangíveis são os direitos que têm por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da atividade pública ou exercidos com essa finalidade.

II Um ativo intangível deve ser reconhecido somente quando for possível que os benefícios econômicos futuros esperados, atribuíveis ao ativo, sejam gerados em favor da entidade, e o custo do ativo for mensurado com segurança.

III O critério de mensuração ou de avaliação dos ativos intangíveis, obtidos a título gratuito, e a eventual impossibilidade da valoração desses ativos devem ser evidenciados em notas explicativas.

IV Os gastos posteriores à aquisição ou ao registro de elemento do ativo intangível não podem ser incorporados ao valor desse ativo.

Das afirmações, estão corretas

Alternativas
Q811202 Contabilidade Pública
Muitas são as dificuldades e as dúvidas no momento de relacionar as Despesas Orçamentárias de Exercícios Anteriores (DEA) aos seus efeitos no patrimônio, principalmente quanto à decisão de sua forma de contabilização. Considerando a sua forma de contabilização, a DEA
Alternativas
Q811203 Contabilidade Pública
Na contabilidade aplicada ao setor público, estão previstas operações de crédito. Em uma dessas operações, obtém-se, junto a uma instituição financeira, recurso acrescido de juros e demais encargos previstos contratualmente. Essa operação é denominada
Alternativas
Q811204 Contabilidade Pública
A mensuração de ativos e de passivos contribui para satisfazer aos objetivos da elaboração e divulgação da informação contábil pelas entidades do setor público. São exemplos de bases de mensuração de ativos:
Alternativas
Q811205 Contabilidade Pública
As variações patrimoniais aumentativas e diminutivas são transações que promovem alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público e afetam o seu resultado. Uma das situações em que se considera realizada a variação patrimonial aumentativa é quando
Alternativas
Q811206 Contabilidade Pública
O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) é a estrutura básica da escrituração contábil. Ele é formado por uma relação padronizada de contas contábeis, permitindo o registro contábil de atos e fatos praticados por uma entidade pública de modo padronizado e sistematizado. Sobre o PCASP, é correto afirmar:
Alternativas
Q811208 Contabilidade Pública
A despesa orçamentária pública é o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos para o funcionamento e a manutenção dos serviços públicos prestados à sociedade. Sobre despesas orçamentárias, é correto afirmar:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: A
4: C
5: A
6: A
7: A
8: D
9: B
10: D
11: A
12: B
13: A
14: D
15: D
16: C