Questões de Concurso Público UFRN 2017 para Fisioterapeuta
Foram encontradas 30 questões
A posição anatômica do corpo é uma postura ereta, face para frente, braços dos lados, palmas das mãos para frente com os dedos e polegares em extensão. Há 3 tipos básicos de eixos perpendiculares uns aos outros e 3 tipos de planos.
Na posição anatômica do corpo humano,
Tanto os testes ativos quanto os passivos servem para determinar a existência de limitação do grau de mobilidade do paciente.
O alcance de mobilidade da cintura escapular compreende os movimentos de
A mão é o motivo da importância do membro superior. A principal função do ombro e cotovelo é posicioná-la para a função. Em relação à força de preensão, analise as afirmativas abaixo:
1 A força de preensão tem relação com a posição do punho.
2 Com os dedos e punhos flexionados, a força de preensão é reduzida por causa da
insuficiência ativa dos extensores dos dedos.
Os músculos esqueléticos compõem cerca de 40% do peso corporal, estão sob controle voluntário e recebem suprimento de oxigênio e nutrientes através do sistema circulatório.
Sendo assim, as características dos músculos predominantemente de força com predomínio de fibras do tipo IIb são:
Paciente chegou ao setor de fisioterapia queixando-se de incapacidade de realizar a amplitude de movimento da articulação do ombro. Após avaliação fisioterapêutica, foi constatado que o paciente não conseguia realizar o movimento de flexão de ombro devido à fraqueza dos músculos que realizam a rotação superior da escápula e dos músculos que realizam a flexão de ombro.
Os músculos envolvidos na realização desses movimentos são:
Para auxiliar e melhorar a avaliação musculoesquelética, muitos questionários traduzidos e validados para a língua portuguesa são utilizados na prática clínica dos pacientes que realizam fisioterapia.
Os questionários usados para avaliar a funcionalidade dos membros superiores e osteoartrite de joelhos são, respectivamente,
Os exames de imagem das articulações de pacientes com artrite reumatóide ajudam a entender o comprometimento funcional desses doentes. Em relação à radiografia de mãos de pacientes com artrite reumatóide, analise as afirmativas abaixo.
I A lesão em saca bocado e a dactilite são encontradas de maneira tardia nas radiografias.
II A osteopenia periarticular, as deformidades e erosões marginais são achados esperados nessas radiografias.
III A esclerose subcondral e osteófitos marginais ocorrem de maneira precoce nas radiografias.
IV O desalinhamento articular e o aumento de tecidos moles são achados de exame nessas radiografias.
Em relação ao exposto, são verdadeiras as afirmativas
O impacto anterior do ombro, independentemente de sua causa, é uma consequência da compressão de estruturas na face anterior do úmero, entre a cabeça do úmero e o processo coracóide, abaixo do acrômio.
Na realização do teste de Hawkins-Kennedy,
A resposta motora humana é elaborada através da integração sensório-motora entre as estruturas do sistema nervoso periférico e o sistema nervoso central, o qual interpreta os impulsos sensoriais aferentes e elabora um sinal motor adequado para a atividade motora desejada. A quantidade de força e a precisão de uma contração muscular estão baseadas numa ordem de recrutamento das fibras musculares, que obedece a critérios de ativação.
Em relação à essa temática, é correto afirmar que a unidade motora
A osteoartrite da mão é evidente pelo crescimento exacerbado dos ossos nas articulações proximais e distais dos dedos.
Esses nódulos são conhecidos, respectivamente, como:
Paciente, 65 anos, chega ao setor de fisioterapia com diagnóstico de osteoartrite de joelho direito. Ao exame físico, apresenta dor (escala visual analógica de dor = 7), calor, rubor, derrame, dificuldade de deambulação e pouca instabilidade dos ligamentos colaterais do joelho direito.
Os dispositivos mais indicados para esse caso, que trarão benefícios para a paciente, são:
A doença de Parkinson é uma doença degenerativa, crônica e progressiva, que ocorre pela perda de neurônios do sistema nervoso central na região conhecida como substância negra. Esses neurônios sintetizam o neurotransmissor dopamina cuja diminuição nessa área provoca sintomas principalmente motores.
Nos pacientes que apresentam essa doença
A espondilite anquilosante é uma doença reumática, autoimune que acomete principalmente o esqueleto axial. A “postura do esquiador” é uma alteração comum decorrente da progressão dessa doença.
A “postura do esquiador” na espondilite anquilosante é observada devido ao fato do paciente apresentar:
Paciente de 26 anos, sexo masculino, apresenta lesão do nervo radial, o que o levou a ter déficit de força para extensores de membro superior direito, mais pronunciadamente nos extensores de punho (grau de força 1). Considerando o comprometimento mais focal do paciente e o grau baixo de força muscular que ele apresenta, pode-se recomendar que seja utilizada a estimulação sensório-motora (Rood).
No que diz respeito à aplicação dessa técnica no paciente em questão,