Questões de Concurso Público UFRN 2017 para Técnico de Laboratório - Análises Clínicas
Foram encontradas 27 questões
O diagnóstico laboratorial da tuberculose pulmonar pode ser feito através da baciloscopia, o qual visa pesquisar a presença de bacilos álcool-ácido resistentes - BAAR em esfregaços da amostra de escarro. A figura ao lado ilustra uma bandeja forrada de papel, um pote contendo o escarro, a retirada da partícula da amostra de escarro com auxílio de palito e a colocação na lâmina sobre a qual será feito o esfregaço. Em seguida, o esfregaço deve ser devidamente fixado, submetido à coloração e posteriormente analisado no microscópio.
Após o preparo e a realização do exame, os materiais utilizados e os resíduos gerados nesse procedimento devem ser devidamente tratados e descartados de acordo com as normas de biossegurança. Nesse sentido,
I Após a coleta, as amostras de urina devem ser mantidas sob refrigeração e encaminhadas ao laboratório até, no máximo, uma (1) hora.
II Amostras de fezes, mantidas em MIF (Merthiolate-Iodo-Formol), só têm conservação eficiente se mantidas sob refrigeração.
III O liquor é considerado um material biológico nobre e, por isso, tem prioridade na análise, devendo ser avaliado o mais rápido possível.
IV O sêmen, coletado para o espermograma, deve ser enviado imediatamente ao laboratório e sua viscosidade deve ser avaliada até, no máximo, três horas após.
Dentre as afirmações, estão corretas
I O plasma é a parte líquida do sangue, onde não há os fatores da coagulação.
II O soro é obtido após a centrifugação do sangue total, sem anticoagulante.
III O material biológico do seriado de fezes não precisa ser conservado quimicamente.
IV O material biológico indicado para a urocultura é a urina de jato médio.
Estão corretas as afirmações
Os índices hematimétricos, no setor de hematologia, auxiliam na análise dos tipos de anemias que podem ser identificados pelo hemograma. São conhecidos o Volume Corpuscular Médio (VCM), a Hemoglobina Corpuscular Média (HCM) e a Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média (CHCM), que podem ser calculados usando o hematócrito (Ht), a hemoglobina (Hb) e o número de hemácias (Hm). Sobre os índices hematimétricos, analise as fórmulas a seguir:
As fórmulas 01, 02 e 03, são, respectivamente,
I Em situações normais, quase toda a glicose filtrada pelo glomérulo é reabsorvida no túbulo contorcido proximal e, como consequência, a urina normal apresenta pequenas quantidades de glicose.
II A proteinúria, no exame de rotina, está associada à doença renal. Nesse contexto, a proteína de Bence Jones, produzida no mieloma múltiplo, só pode ser detectada pelas fitas reagentes usadas no exame de urina.
III O sangue na urina só é detectado sob a forma de glóbulos vermelhos intactos (hematúria), porque o produto da destruição dos glóbulos vermelhos do sangue, a hemoglobina, não pode ser detectado pelas fitas reagentes.
IV A bilirrubina, pigmento amarelo altamente complexo, é o produto da degradação da hemoglobina. São conhecidas a bilirrubina conjugada e a não conjugada ao ácido glicurônico e sua detecção pode estar associada à icterícia.
Dentre as afirmações, estão corretas
Nas figuras 01, 02, 03 e 04, têm-se, respectivamente, cristais de
I A ausência e as diferentes concentrações de ágar-ágar nos meios de cultura, os diferenciam em líquidos, semi-sólidos e sólidos.
II Quanto à natureza, os meios de cultura são classificados em seletivos, diferenciais, enriquecidos e de transporte.
III Os meios Ágar SS e o Tetrationato de sódio são usados para cultivo inicial de enterobactérias na coprocultura.
IV O Ágar sangue é considerado um meio seletivo porque não permite o crescimento de bactérias Gram-negativas.
Estão corretas as afirmações
Disponível em: <http://www.biomedicinapadrao.com.br/2010/05/elisa.html> . Acesso em: 01 de ago. 2017.
O esquema representa a técnica de um ELISA