Questões de Concurso Público Prefeitura de Natal - RN 2018 para Farmacêutico
Foram encontradas 26 questões
I A partida federal é de R$ 5,10/habitante/ano, e as contrapartidas estadual e municipal devem ser de, no máximo, R$ 2,36/habitante/ano. II Os recursos devem ser aplicados no custeio dos medicamentos presentes na relação nacional de medicamentos vigente. III O Ministério da Saúde é responsável pela aquisição das insulinas humanas NPH e regular, exceto em municípios com mais de 400.000 habitantes. IV Os recursos podem ser utilizados para aquisição de matrizes homeopáticas e tinturas - mãe conforme Farmacopeia Homeopática Brasileira.
Das assertivas apresentadas, as que estão de acordo com as regras de financiamento de medicamentos da CBAF são
I Com a implantação do SDMDU, a enfermagem dedica maior parte do seu tempo à preparação e à realização da dupla checagem das doses. II Com a implantação do SDMDU, há um controle mais eficaz dos medicamentos, diminuindo a porcentagem de perdas e de furtos. III O custo com a implantação do SDMDU é mais que compensado pela redução do consumo de medicamentos e do tempo que a enfermagem dedica às tarefas relacionadas aos medicamentos. IV O SDMDU promove redução de erros de medicação, tornando a farmacoterapia mais segura, além de contribuir para reduzir recursos humanos na farmácia.
Em relação à implantação do SDMDU, estão corretas as afirmações
I A amitriptilina, nas doses entre 25 e 75 mg ao dia, é útil nos quadros de dor crônica, destacando-se a neuropatia diabética. II Nos casos de síndromes espáticas centrais, o biperideno, um agonista GABA, é uma alternativa eficiente. III A meperidina pode ser empregada em caso de overdose provocada por opióides, principalmente, quando há depressão respiratória. IV A gabapentina está indicada no tratamento da dor neuropática diabética e seu principal efeito colateral é a sonolência.
Estão corretas as afirmativas