Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Cruz - RN 2018 para Enfermeiro
Foram encontradas 25 questões
I São técnicos de enfermagem o titular do diploma ou do certificado legalmente conferido por escola ou curso estrangeiro, registrado em virtude de acordo de intercâmbio cultural ou revalidado no Brasil como diploma de Técnico de Enfermagem.
II As atividades desenvolvidas pela parteira são exercidas sob supervisão de Enfermeiro Obstetra, quando realizadas em instituições de saúde, e, sempre que possível, sob controle e supervisão de unidade de saúde, quando realizadas em domicílio ou onde se fizerem necessárias.
III Na administração pública direta federal, será exigida como condição essencial para provimento de cargos e funções e para contratação de pessoal de Enfermagem, de todos os graus, a prova de inscrição no Conselho Federal de Enfermagem , independente da região do país em que o candidato esteja inscrito.
IV Como integrante da equipe de saúde, cabe ao enfermeiro a organização e direção dos serviços de Enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços.
Dentre as afirmativas, estão corretas
I Há indicação para a higienização das mãos no momento 1, antes de tocar o paciente, ou seja, momento que ocorre antes do contato com a pele íntegra do paciente e suas roupas. A ação de higiene das mãos pode ser realizada tanto ao entrar no ambiente do paciente como ao se aproximar dele ou imediatamente antes de tocá -lo.
II O contato com superfícies nas imediações do paciente pode ocorrer quando itens são tocados entre o momento da entrada no ambiente do paciente e o contato com ele. A higiene das mãos é necessária antes do contato com essas superfícies e também antes do contato com o paciente. Se realizar a higiene das mãos e tocar superfícies próximas ao paciente antes de tocá-lo, a higiene das mãos precisa ser repetida.
III Se o profissional de saúde estiver usando luvas no momento da exposição a um fluido corporal, estas devem ser removidas imediatamente a seguir, e deve ser realizada a higiene das mãos. Essa ação pode ser adiada até que o profissional de saúde deixe as imediações do paciente, retire e despreze/processe os materiais/equipamentos (por exemplo, um tubo de drenagem abdominal) em instalações adequadas, desde que ele só toque esse material/equipamento antes de higienizar as mãos.
IV Se as luvas forem utilizadas para executar o procedimento limpo ou asséptico, a higiene das mãos deve ser executada antes de serem calçadas, mas não há necessidade de higienização das mãos após a retirada das luvas desde que não tenha presença de sujidades visíveis nas mãos.
Das orientações, estão corretas as presentes nos itens
I Os testes rápidos para o diagnóstico da sífilis são práticos e de fácil execu ção, com leitura do resultado em, no máximo, 30 minutos. Podem ser realizados com amostras de sangue total colhidas por punção venosa ou por punção digital. Nos casos de resultado reagente em testes rápidos, não há necessidade de realizar testes não treponêmicos para a confirmação do diagnóstico.
II No Brasil, nos últimos anos, foi observado um aumento constante no número de casos de sífilis em gestantes, congênita e adquirida, que pode ser atribuído, em parte, ao aumento da cobertura de testagem, com a ampliação do uso de testes rápidos. Contam-se ainda fatores como a redução do uso de preservativo, a resistência dos profissionais de saúde para administrar a penicilina na Atenção Básica e o desabastecimento mundial de penicilina, entre outros.
III Em gestantes não tratadas ou tratadas inadequadamente, a sífilis pode ser transmitida para o feto (transmissão vertical), mais frequentemente intraútero (com taxa de transmissão de até 80%), embora a transmissão também possa ocorrer na passagem do feto pelo canal do parto. Pode haver consequências severas, como abortamento, parto pré-termo, manifestações congênitas precoces ou tardias e/ou morte do recém - nascido.
IV Em caso de gestantes que apresentem testes rápidos reagentes para sífilis, o tratamento só deverá ser iniciado após o resultado de um segundo teste confirmatório.
Das informações, estão corretas as presentes nos itens
“O novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2017, consolidado em 24 de novembro, aponta que 4.552 cidades de todo o país fizeram o levantamento, sendo que destes, 2.833 municípios estão com índices satisfatórios, ou seja, com menos de 1% das residências com larvas do mosquito em recipientes com água parada. Estão em alerta 1.310 municípios, com índice de infestação de mosquitos nos imóveis entre 1% a 3,9% e 409 em risco, com mais de 4% das residências com infestação. O Mapa da Dengue, como é chamado o Levantam ento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), é um instrumento fundamental para o controle do mosquito”.
Disponível em:<http://portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude.> Acesso em: 20 dez.2017.
Com base no texto do Ministério da Saúde e nos objetivos desse instrumento, o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), permite ao gestor/profissional de saúde
I A medição da oximetria substitui a gasometria arterial, uma vez que monitora alterações sutis ou súbitas na saturação do oxigênio.
II Os valores da saturação de oxigênio entre 92% e 95% indicam que os tecidos não estão recebendo oxigênio, sendo necessária uma avaliação adicional.
III Os valores da saturação do oxigênio obtidos pela oximetria de pulso não são confiáveis na parada cardíaca, no choque ou em outros estados de baixa perfusão e quando foram usados medicamentos vasoconstrictores.
IV A luz brilhante, particularmente a luz do sol, as lâmpadas fluorescentes e de xenônio como também os calafrios afetam a acurácia dos resultados obtidos pela oximetria de pulso.
Dentre as afirmativas, estão corretas
I O abortamento é considerado precoce quando ocorre até a 10ª semana e tardio quando ocorre entre a 11ª e a 20ª semanas.
II Na ameaça de abortamento ou no aborto evitável, aconselha-se o repouso no leito para diminuir a ansiedade, favorecer o relaxamento e reduzir os estímulos contráteis do útero.
III O abortamento inevitável caracteriza-se por perda da integridade do ovo, sangramento moderado a acentuado, contendo coágulos e/ou restos ovulares, colo uterino permeável, dor em cólica de forte intensidade e redução do volume uterino em relação à idade gestacional.
IV No aborto infectado, há permanência do produto conceptual na cavidade uterina, e, no estágio clínico de grau 3, a infecção se restringe à cavidade uterina.
Dentre as afirmativas, estão corretas