Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Cruz - RN 2018 para Enfermeiro

Foram encontradas 25 questões

Q2052541 Enfermagem
O processo de enfermagem é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de Enfermagem e a documentação da prática profissional. Está organizado em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes. De acordo com a Resolução COFEN n. 358/2009, que dispõe sobre a sistematização da assistência de enferm agem, cabe privativamente ao enfermeiro 
Alternativas
Q2052542 Enfermagem
O exercício da atividade de Enfermagem, observadas as disposições da Lei n. 7. 498, de 25 de junho de 1986, e respeitados os graus de habilitação, é privativo de Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiro (BRASIL, 1987). Sobre o exercício da enfermagem, considere as afirmativas abaixo.
I São técnicos de enfermagem o titular do diploma ou do certificado legalmente conferido por escola ou curso estrangeiro, registrado em virtude de acordo de intercâmbio cultural ou revalidado no Brasil como diploma de Técnico de Enfermagem.
II As atividades desenvolvidas pela parteira são exercidas sob supervisão de Enfermeiro Obstetra, quando realizadas em instituições de saúde, e, sempre que possível, sob controle e supervisão de unidade de saúde, quando realizadas em domicílio ou onde se fizerem necessárias.
III Na administração pública direta federal, será exigida como condição essencial para provimento de cargos e funções e para contratação de pessoal de Enfermagem, de todos os graus, a prova de inscrição no Conselho Federal de Enfermagem , independente da região do país em que o candidato esteja inscrito.
IV Como integrante da equipe de saúde, cabe ao enfermeiro a organização e direção dos serviços de Enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços.


Dentre as afirmativas, estão corretas
Alternativas
Q2052543 Enfermagem
De acordo com o Código de Ética em Enfermagem, “É vedado aos profissionais de Enfermagem o cumprimento de prescrição médica à distância fornecida por meio de rádio, telefones fixos e/ou móveis, mensagem de short message service (SMS), correio eletrônico, redes sociais de internet ou quaisquer outros meios onde não conste o carimbo e assinatur a do médico”. No entanto, fazem exceção a esse preceito as seguintes situações de urgência e emergência: 
Alternativas
Q2052544 Enfermagem
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (2013), as mãos devem ser higienizadas em momentos essenciais e necessários de acordo com o fluxo de cuidados assistenciais para prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) causadas por transmissão cruzada pelas mãos, conhecidos como os “cinco momentos para a higiene das mãos”. Sobre a aplicação dos cinco momentos para a higiene das mãos, considere as orientações a seguir:

I Há indicação para a higienização das mãos no momento 1, antes de tocar o paciente, ou seja, momento que ocorre antes do contato com a pele íntegra do paciente e suas roupas. A ação de higiene das mãos pode ser realizada tanto ao entrar no ambiente do paciente como ao se aproximar dele ou imediatamente antes de tocá -lo.
II O contato com superfícies nas imediações do paciente pode ocorrer quando itens são tocados entre o momento da entrada no ambiente do paciente e o contato com ele. A higiene das mãos é necessária antes do contato com essas superfícies e também antes do contato com o paciente. Se realizar a higiene das mãos e tocar superfícies próximas ao paciente antes de tocá-lo, a higiene das mãos precisa ser repetida.
III Se o profissional de saúde estiver usando luvas no momento da exposição a um fluido corporal, estas devem ser removidas imediatamente a seguir, e deve ser realizada a higiene das mãos. Essa ação pode ser adiada até que o profissional de saúde deixe as imediações do paciente, retire e despreze/processe os materiais/equipamentos (por exemplo, um tubo de drenagem abdominal) em instalações adequadas, desde que ele só toque esse material/equipamento antes de higienizar as mãos.
IV Se as luvas forem utilizadas para executar o procedimento limpo ou asséptico, a higiene das mãos deve ser executada antes de serem calçadas, mas não há necessidade de higienização das mãos após a retirada das luvas desde que não tenha presença de sujidades visíveis nas mãos.

Das orientações, estão corretas as presentes nos itens 
Alternativas
Q2052545 Enfermagem
A vacinação é uma das medidas mais importantes para promover a saúde, inclusive dos idosos. No Sistema Único de Saúde (SUS), estão disponíveis vacinas para as pessoas a partir dos 60 anos de idade nas unidades básicas de todo o Brasil. Além da vacina pneumocócica 23-valente nos idosos acamados ou nos que vivem em instituições fechadas, são indicadas para os idosos de um modo geral, incluindo as de rotina e de campanha, as vacinas contra 
Alternativas
Q2052546 Enfermagem
De acordo com o Ministério da Saúde (2015), a maioria dos indivíduos infectados pelo vírus da chikungunya (CHIKV) desenvolve infecção sintomática. Alguns estudos mostram que até 70% dos infectados apresentam essa forma clínica. Esse percentual é alto e significativo quando comparado às demais arboviroses. Essa característica epidemiológica da doença (alta morbidade) significa que 
Alternativas
Q2052547 Enfermagem
A sífilis é uma infecção bacteriana de caráter sistêmico, curável e exclusiva do ser humano. Considere as informações a seguir sobre essa infecção sexualmente transmissível.
I Os testes rápidos para o diagnóstico da sífilis são práticos e de fácil execu ção, com leitura do resultado em, no máximo, 30 minutos. Podem ser realizados com amostras de sangue total colhidas por punção venosa ou por punção digital. Nos casos de resultado reagente em testes rápidos, não há necessidade de realizar testes não treponêmicos para a confirmação do diagnóstico.
II No Brasil, nos últimos anos, foi observado um aumento constante no número de casos de sífilis em gestantes, congênita e adquirida, que pode ser atribuído, em parte, ao aumento da cobertura de testagem, com a ampliação do uso de testes rápidos. Contam-se ainda fatores como a redução do uso de preservativo, a resistência dos profissionais de saúde para administrar a penicilina na Atenção Básica e o desabastecimento mundial de penicilina, entre outros.
III Em gestantes não tratadas ou tratadas inadequadamente, a sífilis pode ser transmitida para o feto (transmissão vertical), mais frequentemente intraútero (com taxa de transmissão de até 80%), embora a transmissão também possa ocorrer na passagem do feto pelo canal do parto. Pode haver consequências severas, como abortamento, parto pré-termo, manifestações congênitas precoces ou tardias e/ou morte do recém - nascido.
IV Em caso de gestantes que apresentem testes rápidos reagentes para sífilis, o tratamento só deverá ser iniciado após o resultado de um segundo teste confirmatório.

Das informações, estão corretas as presentes nos itens 
Alternativas
Q2052548 Enfermagem
Leia o texto a seguir.
“O novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2017, consolidado em 24 de novembro, aponta que 4.552 cidades de todo o país fizeram o levantamento, sendo que destes, 2.833 municípios estão com índices satisfatórios, ou seja, com menos de 1% das residências com larvas do mosquito em recipientes com água parada. Estão em alerta 1.310 municípios, com índice de infestação de mosquitos nos imóveis entre 1% a 3,9% e 409 em risco, com mais de 4% das residências com infestação. O Mapa da Dengue, como é chamado o Levantam ento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), é um instrumento fundamental para o controle do mosquito”.
Disponível em:<http://portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude.> Acesso em: 20 dez.2017.


Com base no texto do Ministério da Saúde e nos objetivos desse instrumento, o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), permite ao gestor/profissional de saúde 
Alternativas
Q2052549 Enfermagem
Em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), deu entrada o Sr. AJS, procedente do interior de Minas Gerais, região para qual foi transferido recentemente a trabalho, com quadro febril agudo há 5 dias, de início súbito, cefaleia, mialgia, acompanhado de icterícia e sangramento na urina. Ao exame físico, o paciente apresentou letargia, hipocorado e hipotenso. A família não sabe informar o estado vacinal, mas afirma que, a região para onde ele foi transferido, tem uma mata com histórico de grande quantidade de macacos do tipo bugio, encontrados mortos. Considerando a situação epidemiológica da região em que o paciente estava residindo e o quadro clínico descrito, o médico que o atendeu suspeitou de febre amarela. 
Diante da hipótese diagnóstica apresentada, a vigilância de casos humanos para febre amarela é feita por meio da notificação compulsória imediata, ou seja, todo evento 
Alternativas
Q2052550 Enfermagem
Em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), deu entrada o Sr. AJS, procedente do interior de Minas Gerais, região para qual foi transferido recentemente a trabalho, com quadro febril agudo há 5 dias, de início súbito, cefaleia, mialgia, acompanhado de icterícia e sangramento na urina. Ao exame físico, o paciente apresentou letargia, hipocorado e hipotenso. A família não sabe informar o estado vacinal, mas afirma que, a região para onde ele foi transferido, tem uma mata com histórico de grande quantidade de macacos do tipo bugio, encontrados mortos. Considerando a situação epidemiológica da região em que o paciente estava residindo e o quadro clínico descrito, o médico que o atendeu suspeitou de febre amarela. 
Esse tipo de notificação relacionada à febre amarela no Brasil justifica-se por se tratar de uma doença 
Alternativas
Q2052551 Enfermagem
Em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), deu entrada o Sr. AJS, procedente do interior de Minas Gerais, região para qual foi transferido recentemente a trabalho, com quadro febril agudo há 5 dias, de início súbito, cefaleia, mialgia, acompanhado de icterícia e sangramento na urina. Ao exame físico, o paciente apresentou letargia, hipocorado e hipotenso. A família não sabe informar o estado vacinal, mas afirma que, a região para onde ele foi transferido, tem uma mata com histórico de grande quantidade de macacos do tipo bugio, encontrados mortos. Considerando a situação epidemiológica da região em que o paciente estava residindo e o quadro clínico descrito, o médico que o atendeu suspeitou de febre amarela. 
De acordo com o Ministério da Saúde, essa estratégia de vigilância consiste essencialmente em captar informações em tempo oportuno sobre adoecimento ou morte de primatas não humanos (PNH) e investigar adequadamente esses eventos, já que as epizootias em PNH alertam para o risco de transmissão de febre amarela 
Alternativas
Q2052552 Enfermagem
Um paciente foi admitido na unidade de internação para investigação diagnóstica. Durante a anamnese, o paciente relatou ao enfermeiro dificuldade para deglutir e sensação de fraqueza. Esses sintomas foram registrados na avaliação de enfermagem, respectiva mente, como 
Alternativas
Q2052553 Enfermagem
A oximetria de pulso é um método não invasivo de monitoramento contínuo da saturação de oxigênio da hemoglobina. Em relação à oximetria de pulso, considere as afirmativas abaixo.
I A medição da oximetria substitui a gasometria arterial, uma vez que monitora alterações sutis ou súbitas na saturação do oxigênio.
II Os valores da saturação de oxigênio entre 92% e 95% indicam que os tecidos não estão recebendo oxigênio, sendo necessária uma avaliação adicional.
III Os valores da saturação do oxigênio obtidos pela oximetria de pulso não são confiáveis na parada cardíaca, no choque ou em outros estados de baixa perfusão e quando foram usados medicamentos vasoconstrictores.
IV A luz brilhante, particularmente a luz do sol, as lâmpadas fluorescentes e de xenônio como também os calafrios afetam a acurácia dos resultados obtidos pela oximetria de pulso.


Dentre as afirmativas, estão corretas 
Alternativas
Q2052554 Enfermagem
Todas as doenças vasculares periféricas caracterizam-se por uma redução do fluxo sanguíneo através dos vasos periféricos. Uma das orientações fornecidas pelo enfermeiro ao paciente com problemas vasculares é que 
Alternativas
Q2052555 Enfermagem
De acordo com o que dispõe a American Heart Association (AHA) sobre a “Atualização das diretrizes de 2015 para a Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e Atendimento Cardiovascular de emergência (ACE)", se um socorrista presenciar uma parada cardiorrespiratória em um adulto, o profissional 
Alternativas
Q2052556 Enfermagem
Em qualquer lesão crânio-encefálica, é importante considerar se o cérebro foi também lesionado. Para monitorar alterações durante a fase aguda, nos primeiros dias após uma lesão crânio-encefálica, a enfermeira poderá avaliar a abertura dos olhos, as respostas verbais e as respostas motoras aos comandos verbais ou aos estímulos dolorosos. Estes são critérios nos quais se baseia a escala de coma de 
Alternativas
Q2052557 Enfermagem
Uma mulher com 27 anos de idade, após confirmação de gravidez, procura a enfermeira da Unidade de Saúde para realizar o pré-natal. Na consulta de enfermagem, identificou-se que a data da última menstruação (DUM) foi em 26/03//2017. Ao utilizar a regra de Näegele, a enfermeira calculou que a data provável do parto (DPP) seria 
Alternativas
Q2052558 Enfermagem
O abortamento é uma das síndromes hemorrágicas da gravidez caracterizada pela morte ou expulsão ovular ocorrida antes de 22 semanas ou quando o concepto pesa menos de 500g (BRASIL, 2013). Em relação ao abortamento, considere as afirmativas a seguir:
I O abortamento é considerado precoce quando ocorre até a 10ª semana e tardio quando ocorre entre a 11ª e a 20ª semanas.
II Na ameaça de abortamento ou no aborto evitável, aconselha-se o repouso no leito para diminuir a ansiedade, favorecer o relaxamento e reduzir os estímulos contráteis do útero.
III O abortamento inevitável caracteriza-se por perda da integridade do ovo, sangramento moderado a acentuado, contendo coágulos e/ou restos ovulares, colo uterino permeável, dor em cólica de forte intensidade e redução do volume uterino em relação à idade gestacional.
IV No aborto infectado, há permanência do produto conceptual na cavidade uterina, e, no estágio clínico de grau 3, a infecção se restringe à cavidade uterina.

Dentre as afirmativas, estão corretas 
Alternativas
Q2052559 Enfermagem
Mulheres em processo de parto devem ser tratadas com respeito, ter acesso às informações baseadas em evidências e ser incluídas na tomada de decisões. Durante o trabalho de parto normal, a mulher 
Alternativas
Q2052560 Enfermagem
As crianças são, frequentemente, acometidas por doenças respiratórias, sendo, portanto, necessário que o enfermeiro da unidade básica de saúde esteja atento à identificação dos sinais de maior gravidade dessas doenças. Os valores considerados normais da frequência respiratória (FR), segundo a Organização Mundial da Saúde, para uma criança de 0 a 2 meses de vida, são de até 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: A
5: A
6: C
7: B
8: B
9: C
10: D
11: A
12: B
13: B
14: D
15: A
16: B
17: B
18: C
19: A
20: D