Questões de Concurso Público SESAP-RN 2018 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 25 questões

Q945768 Fisioterapia

O sistema respiratório é composto por várias estruturas dentre as quais podemos citar: vias aéreas, pulmões, arcabouço torácico, músculos respiratórios e estruturas adjacentes. O funcionamento adequado de todos os componentes influencia diretamente na mecâ nica ventilatória. Analise as afirmativas a seguir sobre o sistema respiratório.


I O controle respiratório central divide-se em tronco cerebral (voluntário) e córtex cerebral (involuntário). No tronco cerebral, no bulbo e na ponte, localizam -se estruturas relacionadas ao ato de respirar.

II O sistema mucociliar da árvore respiratória tem as seguintes funções: barreira mecânica, transporte de partículas e filtro químico. O muco produzido no sistema respiratório tem o poder antioxidante, constituindo barreira biológica, interagindo com os microrganismos e prevenindo sua aderência e migração para o epitélio .

III A difusão efetiva ocorre por diferença de pressão parcial dos gases entre alvéolos e sangue capilar pulmonar. São alguns componentes que interferem na velocidade da difusão: área de troca, espessura da área, solubilidade dos gases nos tecidos, peso molecular dos gases e aumento da pressão em apenas um dos lados da membrana de troca.

IV A ventilação deve ser monitorizada e ajustada sempre de forma que se mantenha a pressão parcial de O2 (PaO2) e o PH em níveis de normalidade, por meio de sistemas de sensores, mecanismos controladores centrais e um sistema efetor.


Das afirmações, estão corretas

Alternativas
Q945769 Fisioterapia
Um paciente apresenta dificuldade na realização da marcha e, após avaliação, é constatado que ele apresenta sinal de Trendelenburg. Esse sinal clínico
Alternativas
Q945770 Fisioterapia

Em relação às alterações do sistema nervoso central (SNC) e periférico, as doenças crônicas, os problemas cardiovasculares e pulmonares, as neoplasias e os procedimentos cirúrgicos são causas de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Considere as informações a seguir relativas à avaliação do paciente na UTI.


I As informações fornecidas pelo exame clínico, associado a parâmetros de monitores multiparamétricos, ventilador mecânico e de equipamentos específicos (ventilômetro, manovacuômetro, peak flow) de avaliação contribuem, de forma efetiva, para o diagnóstico clínicofuncional.

II A observação dos hábitos de vida e os aspectos socioeconômicos e culturais não exercem influência sobre a patologia de base (diagnóstico) e suas consequências.

III As alterações como ansiedade, longa permanência hospitalar, síndrome do imobilismo e manipulação indevida contribuem para agitação psicomotora e complicações inerentes ao processo mórbido.

IV Os reflexos profundos são avaliados para verificar a qualidade da condução do impulso elétrico em direção ao músculo; no entanto, não são testáveis em pacientes de UTI.


Das afirmações, estão corretas

Alternativas
Q945771 Fisioterapia

Um fisioterapeuta de um centro de reabilitação avalia um bebê com correção cirúrgica de mielomeningocele. Considere as afirmativas a seguir relativas ao quadro do bebê ou à patologia em questão.


I Apesar de ser raro, o local do acometimento pode ser lombo-sacro.

II O paciente pode fazer uso de goteira gessada para correção de pé equino -varo.

III O paciente pode apresentar hidrocefalia e fazer uso de derivação ventrículo peritoneal.

IV Se o comprometimento motor estiver presente, será do tipo paralisia espástica.

V A patologia é causada por um defeito no fechamento do tubo espinhal.


Das afirmativas, estão corretas

Alternativas
Q945772 Fisioterapia

Paciente de 25 anos deu entrada na UTI com um quadro de choque séptico em função de peritonite e insuficiência respiratória grave (síndrome da angústia respiratória em fase avançada), sendo necessário usar drogas vasoativas e IOT (intubação orotraqueal), com suporte ventilatório mecânico (VM). Com esse quadro, foi realizada gasometria arterial cujos resultados foram os seguintes: pH = 7,22; PaCO2 = 55 mmHg; [HCO3] = 19 mEq/L; BE = -7,5mEq/L.


Considerando esse caso, o distúrbio ácido-básico que apresenta o paciente é

Alternativas
Q945773 Fisioterapia

O déficit de equilíbrio tem grande impacto na vida de um indivíduo, gerando instabilidade, muitas vezes incapacitante, restrição do movimento e predisposição a quedas. Em relação à avaliação do equilíbrio na prática clínica do fisioterapeuta, considere as afirmativas a seguir:


I O teste de Romberg avalia o equilíbrio dinâmico.

II A marcha estacionária avalia o equilíbrio dinâmico.

III A necessidade de suporte durante a realização do teste indica comprometimento do equilíbrio.

IV O resultado do teste de alcance funcional pode indicar risco de quedas.

V Ao fechar os olhos, naturalmente há uma diminuição da oscilação corporal.


Das afirmativas, estão corretas

Alternativas
Q945774 Fisioterapia

Na enfermaria de um hospital geral local, encontra-se internado um paciente com traumatismo crânio-encefálico (TCE), devido a acidente moto ciclístico em que a vítima deixou de usar o capacete. Considere as afirmações a seguir referentes aos procedimentos de avaliação desse paciente neurológico.


I A avaliação cognitiva envolverá funções como orientação, memória, linguagem, cálculo e equilíbrio.

II Os autocuidados (banhar-se, alimentar-se, etc) são atividades instrumentais da vida diária (AIVD) importantes a serem avaliadas.

III A cinestesia é uma sensibilidade combinada que é avaliada por meio da sensação de posição articular em um determinado momento.

IV A avaliação do nível de consciência é feita por meio da escala de coma de Glasgow, a qual atribui uma pontuação de 3 a 15, de acordo com a melhor resposta ocular, verbal e motora.

V A presença do reflexo cutâneo-plantar de Babinski é uma resposta alterada, indicando lesão do sistema nervoso central.


Das afirmações, estão corretas

Alternativas
Q945775 Fisioterapia

Os distúrbios ácido-básicos são alterações rotineiras em unidade de terapia intensiva (UTI). Eles resultam de um conjunto de condições fisiopatológicas, que podem ser adquiridas ou genéticas. Com base nessa informação, analise as afirmativas a seguir:


I Constitui linhas de defesa para os distúrbios ácido-básicos: o sistema tampão, considerado linha de defesa para variação pH, componente pulmonar, entrando em ação minutos após a alteração acidobásica e os rins, considerados o mais duradouro dos mecanismos regulatórios.

II Os distúrbios metabólicos são considerados distúrbios não respiratórios que levam a alterações do pH arterial por meio da alteração da [HCO3].

III A interpretação dos distúrbios ácido-básicos nos pacientes de enfermarias deve ser realizada somente com base nos valores de pH, PaCO2 e HCO3.

IV O uso de técnicas como higiene brônquica, expansão pulmonar, intubação traqueal e instituição da ventilação mecânica para o tratamento da acidose respiratória constitui um preditor para maior tempo de internação em unidade de terapia intensiva.


Das afirmações, estão corretas

Alternativas
Q945776 Fisioterapia

Em UTIs cardiológicas, o imobilismo se faz presente em função da administração de altas doses de drogas vasoativas e da prescrição de repouso absoluto e prolongado.


NÃO é considerada alteração causada pelo sistema cardiovascular que contribui para o imobilismo:

Alternativas
Q945777 Fisioterapia
Paciente de 20 anos foi ferido por projétil de arma de fogo que atingiu a coluna vertebral, apresentando fratura na vértebra C7. O resultado da avaliação por meio da escala de classificação da American Spinal Injury Association (ASIA) demonstra que o paciente apresenta sensibilidade preservada até a face lateral de ambos os antebraços e mãos (C6) e o seguinte grau de força de músculos-chave dos membros superiores: flexores dos cotovelos – grau 5, extensores de punhos – grau 4, extensores de cotovelos – grau 0, flexores dos dedos – grau 0, abdutores dos dedos – grau 0. Nesse caso, o paciente enquadra-se na classificação ASIA A e apresenta
Alternativas
Q945778 Fisioterapia
O ultrassom terapêutico é amplamente utilizado para auxiliar no reparo dos tecidos do sistema musculoesquelético, como lesões ligamentares, nervosas, tendinosas e musculares, bem como nas fraturas ósseas. Sendo assim, um dos efeitos dessa terapêutica no reparo tecidual é
Alternativas
Q945779 Fisioterapia

Para a realização da técnica de oscilação de alta frequência (OAF), os seguintes dispositivos podem ser utilizados: Flutter VRP1® , Acapella e Shaker. Considere as afirmações a seguir sobre essa técnica.


I Para a realização da OAF, utiliza-se uma oscilação de baixa frequência associada à pressão positiva que resulta em mobilização de muco, abertura dos brônquios e diminuição do colapso das vias aéreas.

II Para a efetividade do Flutter VRP1® e do Shaker, fazem-se necessários a cooperação, o posicionamento adequado e o fluxo expiratório efetivo.

III A Acapella pode ser utilizada em diferentes posições, pois o mecanismo para geração do PEP e oscilações do fluxo é realizado por meio de atração magnética, não sendo dependente da gravidade.

IV Durante a realização da técnica de OAF, não é necessário dar orientações para o paciente com relação ao acúmulo de ar na cavidade oral e à manutenção da contração da musculatura orofacial.


Das afirmações, estão corretas

Alternativas
Q945780 Fisioterapia
A marcha pode ser definida como a maneira ou o estilo de andar. Sabendo que o conhecimento das fases e subfases da marcha humana normal em uma velocidade confortável é importante para a avaliação e o tratamento de padrões patológicos da marcha,
Alternativas
Q945781 Fisioterapia
Paciente A.M.B., de 57 anos, teve um Acidente Vascular Cerebral há 6 meses. Apresenta hemiparesia espástica direita com predomínio braquial, déficit de equilíbrio estático e dinâmico e deambula com dificuldade. O paciente não tem preensão palmar, apre sentando função muito restrita de membro superior. Quanto ao uso correto de tecnologias assistivas para tratar esse paciente,
Alternativas
Q945782 Fisioterapia
A terapia por contenção induzida é uma abordagem utilizada na neurorreabilitação, a qual busca a superação da Teoria do Desuso após lesão cerebral. Essa abordagem terapêutica
Alternativas
Q945783 Fisioterapia
A classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde (CIF) é uma das classificações propostas pela OMS, que busca transformar em códigos determinadas situações em saúde. Nessa classificação,
Alternativas
Q945784 Fisioterapia

A CIF tem por objetivo estabelecer uma linguagem global e padronizada para associar funcionalidade e incapacidade do indivíduo ao seu estado de saúde. Analise as afirmações a seguir sobre essa classificação.


I Os indicadores da CIF têm como função identificar riscos aos tratamentos propostos, mensurar, comparar e estabelecer ações, contribuindo para melhores práticas com base em resultados da prática clínica.

II No âmbito da terapia intensiva, existem indicadores clínicos presentes na CIF que podem ser mensurados e monitorizados pela equipe multidisciplinar, por intermédio da aplicação de protocolos institucionais, de diretrizes para identificar adesão e de cumprimento dos padrões de qualidade assistenciais.

III A CIF é considerada uma ferramenta clínica, pedagógica, estatística e de pesquisa para tabulação de dados, mensuração de resultados e avaliação, porém sem utilidade para o planejamento de sistemas de política pública em saúde.

IV O descondicionamento físico e a falta de reserva funcional observados na avaliação do paciente crítico não são considerados deteriorização da funcionalidade, segundo conceitos da CIF.


Das afirmações, estão corretas

Alternativas
Q945785 Fisioterapia
Paciente de 60 anos, pesando 71 kg, deu entrada no pronto socorro (PS) de um hospital público, com diagnóstico de insuficiência cardíaca congestiva (ICC) e quadro de edema agudo de pulmão (EAP) de origem cardiogênica, apresentando desconforto r espiratório e tosse com expectoração rósea. Na ausculta pulmonar, constatou-se presença de estertores creptantes e subcreptantes em ambos hemitórax. Após avaliação, foi indicado instituir ventilação não invasiva (VNI). Segundo as diretrizes brasileiras de ventilação mecânica (2013), nesse caso, o modo e os parâmetros que devem ser instituídos são, respectivamente,
Alternativas
Q945786 Fisioterapia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a reabilitação cardiovascular (RCV) como “conjunto de atividades necessárias para assegurar às pessoas com doenças cardiovasculares uma condição física, mental e social ótima, que lhes permita ocupar pelos seus próprios meios um lugar tão normal quanto seja possível na sociedade”. Analise as indicações apresentadas a seguir para programas de RCV, conforme a diretriz sul-americana de prevenção e reabilitação cardiovascular (2014).


I Angioplastia coronariana e angina estável.

II Reparação ou troca valvular, insuficiência cardíaca crônica e doença vascular periférica.

III Arritmias ventriculares complexas graves, endocardite infecciosa aguda, miocardite, e pericardite.

IV Infarto agudo do miocárdio (IAM), síndrome coronariana aguda (SCA), tromboembolismo pulmonar e tromboflebite fase aguda.


Das indicações, as que devem ser destinadas a programas de RCV nas fases II, III e IV estão presentes nos itens

Alternativas
Q945787 Fisioterapia
Paciente G.T.L., sexo feminino, 20 anos, apresenta diagnóstico de síndrome da dor patelofemoral, relatando dor na região anterior do joelho esquerdo. No que diz respeito à avaliação e ao tratamento dessa paciente,
Alternativas
Respostas
1: A
2: X
3: C
4: C
5: B
6: D
7: C
8: B
9: A
10: B
11: B
12: D
13: C
14: A
15: B
16: D
17: A
18: C
19: D
20: B