Questões de Concurso Público UFRN 2018 para Analista de Tecnologia da Informação - 103
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Em um sistema de controle acadêmico, as entidades professor, aluno, instituição e disciplina são identificadas pelo nome e por um identificador como CPF, CNPJ ou outro código, dependendo do tipo de entidade. Todas essas entidades possuem informação de endereço e, para modelá-las, as seguintes ideias foram propostas:
I modelar como uma única classe as entidades professor, aluno, instituição e disciplina, com atributos nome e identificador.
II criar uma entidade para modelar o endereço.
III criar uma classe vínculo para representar a relação entre uma pessoa e uma instituição.
IV criar os identificadores CPF, CNPJ e outro código na mesma classe.
Considerando as boas práticas de modelagem orientada a objetos, as ideias cuja aplicação
resultaria em uma modelagem ruim são
Para facilitar o trabalho dos desenvolvedores, um conjunto de operações relacionadas ao controle de alterações em arquivos é disponibilizado pelos sistemas de controle de versão existentes. Acerca desses comandos no sistema git, analise as afirmativas abaixo.
I git checkout -- descarta a alteração realizada em um determinado arquivo.
II git stash descarta todas as alterações na área de trabalho.
III O comando git remove-all apaga os arquivos e seus históricos de alterações.
IV O comando git add não envia as alterações para o repositório git local.
Estão corretas as afirmativas
Os padrões de gerência de configuração representam boas práticas relacionadas ao controle de versão. Acerca dos padrões existentes, analise as afirmativas abaixo.
I O padrão Mainline indica o uso de uma branch como linha de desenvolvimento principal.
II Release Line indica a criação de uma nova branch para manutenção de cada release lançada.
III Task Branch indica a criação de uma branch única para se realizar as alterações de código.
IV Clean Line indica o uso reduzido de branches.
Estão corretas as afirmativas
Uma das ferramentas usadas para a gestão de projetos é o gráfico de Gantt. Sobre essa ferramenta, analise as afirmativas abaixo.
I O gráfico relaciona de forma explícita as pessoas e papéis desenvolvidos no projeto.
II O gráfico ilustra esforço (homens-hora) e não duração do projeto (dias, por exemplo)
III Através do gráfico, é possível analisar o andamento do projeto e verificar possíveis impactos no cronograma.
IV Nesse gráfico, são apresentadas as durações e dependências de cada tarefa.
Estão corretas as afirmativas
Uma ferramenta que pode ser usada na gestão de projetos é a planning poker. Sobre essa ferramenta, analise as afirmativas abaixo.
I É uma técnica que privilegia a opinião do "jogador" ganhador em detrimento da opinião dos demais.
II O "jogo" é composto por cartas com números que representam esforço estimado.
III O "jogo" possui 356 cartas.
IV Há uma forte interação entre os "jogadores" e product owners, que discutem questões do projeto antes de realizarem suas jogadas.
Estão corretas as afirmativas
O planejamento do tempo de execução das tarefas de um projeto é uma tarefa importante, mas difícil de ser realizada. Sobre essa temática, analise os cenários apresentados abaixo.
I Menor duração, sendo otimista.
II Maior duração, sendo pessimista.
III Prazo desejado pelo cliente.
IV Prazo real executado.
Fazem parte da estimativa de três pontos os cenários
A linguagem de modelagem unificada (UML) oferece vários diagramas para modelagem de sistemas de software. Considere as afirmativas abaixo a respeito do diagrama de classes UML.
I Permite documentar a comunicação de instâncias de classes do sistema.
II As relações de associação entre duas classes no diagrama de classes são mapeadas para atributos das classes durante sua implementação.
III Pode ser usado para representar uma visão da arquitetura de um sistema de software.
IV O conceito de pacotes é utilizado para agregar diagramas de classes que fazem parte do mesmo sistema.
Estão corretas as afirmações
A figura a seguir representa um diagrama de classe UML.
Com base nesse diagrama UML, analise as afirmativas abaixo.
I Classe B implementa a interface C.
II Classe A está associada à classe B.
III Classe A é composta de objetos da interface C.
IV Classe B está associada à interface C.
Estão corretas as afirmativas
Programação Extrema (XP - Extreme Programming) é uma das principais metodologias ágeis já propostas. Considere as seguintes afirmativas a respeito de suas práticas.
I A técnica de refatoração promove mudanças no código que visam à adição de novas funcionalidades.
II XP determina a produção de um executável do sistema desenvolvido a cada iteração.
III XP motiva a criação de projetos simples onde requisitos futuros não são inicialmente contemplados.
IV Integração contínua consiste na geração de builds diários do sistema.
Estão corretas as afirmativas
Scrum é um framework que promove a gerência de projeto de forma ágil. Considere as seguintes afirmações a respeito dessa ferramenta.
I O Scrum Master é responsável por definir as funcionalidades do projeto.
II O Scrum Master elimina impedimentos organizacionais.
III O Product Owner aceita ou rejeita os resultados do trabalho da equipe.
IV O Scrum Master decide as datas de lançamento e o conteúdo de cada versão do software.
Estão corretas as afirmações
Considere as seguintes afirmações a respeito do funcionamento do Scrum.
I O Sprint Backlog é gerenciado pelo Scrum Master.
II Requisitos não-funcionais podem ser definidos como estórias no Scrum.
III As tarefas do Sprint Backlog são gerenciadas pela equipe de desenvolvimento.
IV A reunião de retrospectiva do Scrum é realizada semanalmente para avaliar o andamento da Sprint.
Estão corretas as afirmações