Questões de Concurso Público UFRN 2018 para Assistente em Administração
Foram encontradas 4 questões
O chefe do Departamento de Ciências Administrativas de uma universidade federal determinou ao secretário da unidade que redigisse um memorando, a ser enviado à direção do centro, solicitando a compra de cadeiras para o laboratório de metodologias ativas. Para elaborar esse memorando, o servidor deve obedecer ao princípio da impessoalidade, previsto na Constituição Federal e adotado no manual de redação oficial do poder executivo brasileiro. Com base nesse princípio, analise as afirmativas abaixo.
I A ausência de impressões individuais de quem comunica, no caso do memorando a ser redigido, será alcançada se a assinatura for feita em nome da unidade administrativa, obtendo-se a padronização desejável que permite que comunicações elaboradas em diferentes setores da administração guardem entre si uniformidade.
II A impessoalidade de quem recebe a comunicação, no caso do memorando a ser redigido, será alcançada se for incluído, no destinatário, a unidade administrativa correspondente, concebida de forma homogênea e impessoal, sem usar tom particular ou pessoal, uma vez que o assunto diz respeito ao interesse público.
III A aplicação do caráter impessoal do próprio assunto tratado será atendido se o universo temático das comunicações oficiais se restringir a questões que dizem respeito ao interesse público. No caso do memorando a ser redigido, a clareza possibilitará a imediata compreensão pelo destinatário, na pessoa do chefe de departamento.
IV A concisão será atingida quando o memorando a ser redigido apresentar o limite máximo de linhas estabelecidas para esse tipo de documento oficial, obedecendo -se ao princípio de economia linguística, no qual se evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista ao texto.
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, estão corretas e adequadamente relacionadas ao princípio da impessoalidade as afirmativas