Questões de Concurso Público Prefeitura de Parnamirim - RN 2019 para Enfermeiro

Filtrar por:
Os seus filtros aparecerão aqui.

Foram encontradas 20 questões

Q1004794 Enfermagem
Uma enfermeira terminou a graduação no estado do Piauí e se inscreveu no conselho de enfermagem desse estado. Em razão da transferência de seu esposo por um tempo superior a três meses, ela veio trabalhar em uma clínica particular na cidade de Parnamirim/RN. De acordo com Art. 32 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (2017), essa enfermeira deve
Alternativas
Q1004795 Enfermagem
Fotos que identificam um paciente internado em um hospital foram veiculadas em redes sociais e aplicativos de compartilhamento de imagens em telefones celulares . A direção do hospital, localizado em uma capital brasileira, está investigando se as fotos foram feitas de dentro da unidade de internação. Nesse caso, se um profissional de enfermagem tiver fotografado e divulgado as imagens fotografadas que identificavam o paciente, sem autorização expressa da instituição e dos familiares ou do próprio paciente, estará descumprindo uma orientação prevista
Alternativas
Q1004796 Enfermagem
Quatro síndromes clínicas são responsáveis pela maioria das infecções registradas na assistência à saúde (IRAS). Uma dessas infecções é a pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV). Para prevenção das IRAS, o Institute of Healthcare Improvement (IHI), propõe os pacotes de medidas ou bundle: “um conjunto de medidas assistenciais que, quando aplicadas em conjunto, fornecem resultados mais robustos do que quando aplicados individualmente”. De acordo com IHI (BRASIL, 2017), as medidas específicas recomendadas para prevenção de PAV que fazem parte do pacote de medidas ou bundle são:
Alternativas
Q1004798 Enfermagem
A Resolução da Diretoria do Colegiado (RDC) da ANVISA nº 36/2013, estabelece que a direção do serviço de saúde deve constituir o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). Esse , por sua vez, deve elaborar o Plano de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde (PSP), devendo estabelecer estratégias e ações de gestão de risco, conforme as atividades desenvolvidas pelo serviço de saúde. Entre essas estratégias e ações , tem-se:
Alternativas
Q1004799 Enfermagem

De acordo com a Resolução da Diretoria do Colegiado da ANVISA n°. 36/2013, dentre as competências do Núcleo de Segurança do Paciente está a implantação dos Protocolos de Segurança do Paciente. Esses protocolos são baseados em evidências científicas e podem contribuir fortemente para tornar o processo de cuidado mais seguro por meio da utilização dos fluxos, procedimentos e indicadores propostos para cada processo. Nesse contexto, analise os temas apresentados abaixo.

I Prática da higiene das mãos; cirurgia segura; prevenção de úlcera (lesão) por pressão e identificação do paciente.

II Prevenção de quedas e segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos.

III Oportunidade de acesso aos serviços de saúde e esterilização e desinfecção de materiais não críticos.

IV Lavagem das mãos; prevenção da infecção respiratória; comunicação prescrita e registro de dados dos pacientes.

Os temas abordados nos Protocolos Básicos de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde estão presentes nos itens:

Alternativas
Q1004800 Enfermagem

As Diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentam recomendações e uma série de componentes que constituem uma estratégia multimodal eficiente para melhoria da higiene das mãos em serviços de saúde (OMS, 2009; BRASIL, 2009). Sobre essa temática, analise os itens abaixo.

I Supervisão no local de trabalho, formação acadêmica e análise da situação local.

II Mudança na contração dos recursos humanos e clima de segurança monitorado.

III Mudança de sistema, formação/Educação, avaliação e retroalimentação.

IV Lembretes no local de trabalho e clima de segurança institucional.

Os componentes-chave da estratégia multimodal para melhoria da higiene das mãos estão presentes nos itens:

Alternativas
Q1004802 Enfermagem
A influenza é uma doença respiratória infecciosa viral que pode se agravar e levar ao óbito, principalmente nos indivíduos com fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização, promove campanhas nacionais de vacinação contra a influenza. Em 2018, as vacinas utilizadas na campanha são
Alternativas
Q1004804 Enfermagem

A publicação do Ministério da Saúde (2015), intitulada “Assédio moral: conhecer, prevenir, cuidar", cita que o assédio moral se caracteriza pela intencionalidade, com constante e deliberada desqualificação da vítima, que tenha como consequência a sua fragilização e, muitas vezes, a sua neutralização em termos de poder. Nesse documento, o assédio moral é classificado em quatro categorias. Sobre essas categorias que caracterizam o assédio moral, analise os itens apresentados abaixo.

I Isolamento e recusa de comunicação; dignidade violada.

II Divergências de visão; antagonismo entre grupos e sofrimento compartilhado.

III Confrontos e divergências gerais; atentado às comunicações claras.

IV Atentado às condições de trabalho; violência verbal, física ou sexual.

As quatro categorias que caracterizam o assédio moral (BRASIL, 2015) estão presente nos itens

Alternativas
Q1004805 Enfermagem
A tuberculose continua sendo mundialmente um importante problema de saúde, exigindo o desenvolvimento de estratégias para o seu controle, considerando aspectos humanitários, econômicos e de saúde pública. No Brasil, anualmente ainda morrem 4,5 mil pessoas por tuberculose, doença curável e evitável. Em sua maioria, os óbitos ocorrem nas regiões metropolitanas e em unidades hospitalares (BRASIL, 2011). Sobre a hospitalização da pessoa com tuberculose, é correto afirmar:
Alternativas
Q1004807 Enfermagem
Historicamente, diversos calendários de vacinação foram propostos em função de diferentes situações, tais como: momento epidemiológico, mudanças nas indicações das vacinas ou incorporação destas. No que diz respeito à vacina meningocócica C (conjugada), em 2018 essa vacina foi ampliada para adolescentes, pois além de proporcionar proteção direta a estes, alcançará o efeito protetor da imunidade coletiva a grupos não vacinados (BRASIL, 2018). A faixa etária dos adolescentes, de ambos os sexos, que devem ser vacinados é de
Alternativas
Q1004808 Enfermagem
Conhecer o funcionamento normal do sistema respiratório é importante para a identificação das manifestações anormais e implementação do cuidado de enfermagem adequado a cada situação. Na função respiratória normal, segundo Craven e Hirnle (2006),
Alternativas
Q1004809 Enfermagem

No ano de 2016, o Conselho Federal de Enfermagem, através da Resolução nº 511 , aprovou a Norma Técnica que dispõe sobre a atuação de enfermeiros e técnicos de enfermagem em hemoterapia. Em relação ao disposto nessa Resolução, analise as afirmativas abaixo.

I A equipe de enfermagem em hemoterapia é formada pelo enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar de enfermagem, os quais podem executar ações relacionadas à coleta e transfusão de sangue.

II No processo de coleta de sangue, uma das atividades do técnico de enfermagem é promover atenciosa identificação da bolsa e dos tubos com as amostras de sangue simultaneamente.

III Uma das atividades do enfermeiro no momento pré-procedimento é confirmar obrigatoriamente a identificação do receptor, do rótulo da bolsa, dos dados da etiqueta de liberação, da validade do produto, da realização de inspeção visual da bolsa (cor e integridade) e da temperatura, através de dupla checagem (enfermeiro e técnico de enfermagem).

IV No período intra-procedimento, compete ao enfermeiro que instalou a transfusão acompanhar a infusão durante os 15 primeiros minutos à beira do leito e , nos primeiros 5 minutos, infundir lentamente, não ultrapassando 10 ml/min.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q1004810 Enfermagem
Um homem de 43 anos de idade, com diagnóstico de câncer de esôfago, mantêm uma traqueostomia definitiva há quatro anos. Devido à evolução da doença e ao uso crônico da cânula, foi internado na enfermaria de clínica médica para tratar de uma infecção respiratória, sendo considerado não grave. A instituição possui um protocolo de aspiração de vias aéreas que orienta a comunicação imediata de anormalidades do padrão respiratório ao profissional competente, de acordo com a Resolução n. 557 (COFEN, 2017). Nesse caso, o paciente poderá ter suas vias áreas aspiradas pelo
Alternativas
Q1004811 Enfermagem
A lesão por pressão (LP) é um dano localizado na pele e/ou tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivo médico ou a outro artefato (SOBEST, 2016). Um dos instrumentos utilizados pelo enfermeiro para predizer o risco de uma lesão por pressão é
Alternativas
Q1004812 Enfermagem
Os pacientes com dieta enteral podem receber fórmulas via sondas nasogástrica e nasoenteral que devem ter sua posição confirmada através de alguns testes de posicionamento, sendo o radiográfico o mais preciso/confiável. No entanto, antes de administrar a dieta a esses pacientes, o profissional pode verificar o posicionamento da sonda através do pH com fita teste. De acordo com Potter (2013), no caso de pacientes que estejam com sonda nasoenteral ou transpilórica, o pH adequado esperado para o posicionamento correto da sonda deverá ser
Alternativas
Q1004813 Enfermagem

Um incêndio de grandes proporções em uma casa deixou uma pessoa ferida. Ao chegar ao local, os profissionais da atenção pré-hospitalar avaliaram a vítima que apresentava diversos traumas, devido ao desabamento do teto, e queimaduras em diversas partes do corpo. Diante desse caso e de acordo com atendimento às pessoas vítimas de queimaduras térmicas, analise as afirmativas abaixo.

I No politraumatizado grave, deve-se priorizar o atendimento ao trauma e os efeitos sistêmicos da queimadura e depois a queimadura.

II Realizar a irrigação com soro fisiológico em abundância, objetivando o resfriamento da área queimada e, em seguida, cobrir com compressas secas, estéreis e não aderentes.

III Manter a permeabilidade das vias aérea e administrar oxigênio em baixo fluxo para não aumentar o trauma pulmonar.

IV Expor a área queimada, retirando as roupas e objetos que estejam aderidos à pele, com o objetivo de diminuir a área exposta ao calor excessivo.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q1004814 Enfermagem

O parto em ambiente hospitalar se caracteriza pelo uso de várias tecnologias e procedimentos com o objetivo de torná-lo mais seguro para a mulher e o seu bebê. Em relação às estratégias e aos métodos não farmacológicos de alívio da dor no trabalho de parto, analise as afirmativas abaixo.

I Os gestores nacionais e locais devem proporcionar condições para o redesenho das unidades de assistência ao parto visando a oferta da imersão em água para as mulheres no trabalho de parto.

II A injeção de água estéril deve ser usada para alívio da dor no parto, uma vez que a mulher, psicologicamente, sente melhora da dor com essa técnica.

III Os profissionais de nível superior que prestam assistência às mulheres em trabalho de parto devem ser treinados pela instituição para realizarem a acupuntura nas mulheres que desejarem usar essa técnica durante o trabalho de parto.

IV A hipnose pode ser oferecida às mulheres que desejarem usar essa técnica durante o trabalho de parto, se houver profissional habilitado para tal.

De acordo com as Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal (BRASIL, 2017), estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q1004815 Enfermagem
Marcos concretos sinalizam diferentes fases da vida da mulher, como a adolescência e a menopausa. A menopausa, marco do período climatérico, é a interrupção permanente da menstruação e o diagnóstico é feito de forma retroativa, após
Alternativas
Q1004816 Enfermagem
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) tem por objetivo promover e proteger a saúde da criança e o aleitamento materno, mediante a atenção e cuidados integrais e integrados da gestação aos 9 anos de vida, com especial atenção à primeira infância e às populações de maior vulnerabilidade. A PNAISC considera primeira infância o período de zero a
Alternativas
Q1004817 Enfermagem
As convulsões são os distúrbios neurológicos pediátricos mais comuns e são causadas pelas descargas neuronais excessivas. Para o tratamento rápido de um estado epiléptico, a criança pode ser medicada com midazolan ou diazepam, mas deverá ser monitorada, pois esses medicamentos, de acordo com Hockenberry e Wilson (2014), apresentam como uma de suas reações adversas
Alternativas
Respostas
1: X
2: D
3: C
4: A
5: B
6: C
7: A
8: B
9: D
10: A
11: B
12: C
13: A
14: D
15: B
16: C
17: D
18: D
19: A
20: A