Questões de Concurso Público Prefeitura de Parnamirim - RN 2019 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 25 questões

Q2013104 Fonoaudiologia

Na avaliação audiológica básica, para se determinar o tipo da perda auditiva é necessário realizar a pesquisa dos limiares audiológicos comportamentais por via aérea e via óssea. É a partir da relação dos limiares das duas vias que se determina o tipo da perda auditiva. Com base nessas informações, analise o audiograma abaixo que apresenta o resultado de uma avaliação audiológica de um paciente. 


Imagem associada para resolução da questão


Considerando os dados desse audiograma, observa-se uma perda auditiva do tipo

Alternativas
Q2013105 Fonoaudiologia

A classificação da perda auditiva quanto ao grau comumente aplicada na prática clínica leva em consideração a média tritonal das frequências entre 500, 1000 e 2000 Hz. A classificação mais utilizada é a de Lloyde e Kaplan (1978), que também é uma das recomendadas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. De acordo com essa classificação, analise o audiograma ao lado. 


Imagem associada para resolução da questão


A análise do audiograma indica que o grau da perda auditiva registrado é 

Alternativas
Q2013106 Fonoaudiologia

Um adulto foi avaliado por meio das emissões otoacústicas por estímulo transiente (EOAT), com intensidade do estímulo entre 75 e 85 dB e configuração do estímulo dentro do adequado para a realização do teste. A partir da avaliação foram registrados os resultados abaixo. 


Imagem associada para resolução da questão


A partir desse resultado do exame, deve-se concluir que o laudo é
Alternativas
Q2013107 Fonoaudiologia

Na avaliação audiológica, os exames básicos e complementares seguem, em sua análise em conjunto, um raciocínio clínico de achados audiológicos para cada procedimento em relação à hipótese diagnóstica levantada. Considerando um indivíduo que apresente uma alteração sensorioneural bilateralmente, analise as possibilidades dos achados clínicos listados abaixo.


I Recrutamento auditivo em casos de comprometimento neural.

II Ausência de reflexo do músculo estapédio em alterações de grau entre severo a profundo, quando não apresentar recrutamento.

III Presença de emissões otoacústicas produto de distorção em indivíduos que apresentem limiares auditivos de até 50dBNA.

IV Registro de todas as ondas do potencial evocado auditivo do tronco encefálico para o estímulo clique, independente do grau da perda.


Em relação ao exposto, os achados clínicos corretos estão presentes nos itens.

Alternativas
Q2013108 Fonoaudiologia
O Potencial Evocado auditivo do Tronco Encefálico é um procedimento indicado para avaliação da integridade das vias auditivas aferentes do sistema auditivo, até o nível do tronco encefálico. A indicação da avaliação complementar por meio desse procedimento é dada quando existe 
Alternativas
Q2013109 Fonoaudiologia
O Conselho Federal de Fonoaudiologia recomenda que seja descrita, no laudo audiológico, a configuração dos limiares auditivos encontrados. De acordo com a classificação da configuração de audiometria,
Alternativas
Q2013110 Fonoaudiologia

O Limiar de Reconhecimento de Fala (LRF), o Limiar de Detecção de Voz (LDV) e o Índice Percentual de Reconhecimento de Fala (IPRF) são procedimentos que avaliam a habilidade do indivíduo para detectar, reconhecer e discriminar a fala. Na prática clínica, cabe ao fonoaudiólogo selecionar os procedimentos necessários para cada caso. Nesse contexto, analise o audiograma ao lado.

De acordo com a análise desse audiograma, os procedimentos de logoaudiometria a serem selecionados e seus respectivos resultados são:


Imagem associada para resolução da questão



Alternativas
Q2013111 Fonoaudiologia
A orelha média é formada pela caixa timpânica, membrana do tímpano e ossículos. Ela tem uma importante função na transdução do som para a orelha interna. Alterações na fisiologia da orelha média pode ser identificada por meio da timpanometria, tendo os achados timpanométricos correlação com o tipo das perdas auditivas. Em um indivíduo que apresente uma curva timpanométrica do tipo “B" na orelha direita e do tipo “A" na orelha esquerda, pode-se encontrar, na avaliação audiológica, uma perda auditiva do tipo 
Alternativas
Q2013112 Fonoaudiologia

A Síndrome de Menière é uma hidropisia idiopática e corresponde a uma dilatação do labirinto membranáceo coclear. Essa patologia otológica apresenta características específicas da avaliação audiológica. Em relação aos achados audiológicos na síndrome de Menière, analise as características apresentadas abaixo.


I Inicialmente acomete frequências entre 250 e 500 Hz.


II São associados a alterações com limiares de até 60 dBNA.


III O índice percentual de reconhecimento da fala é incompatível com a audiometria.


IV É caracterizado por uma perda auditiva do tipo mista.


Os achados audiológicos na síndrome de Menière, confirmam ou reforçam a presença das características 

Alternativas
Q2013113 Fonoaudiologia
A presbiacusia é a diminuição da acuidade auditiva decorrente do envelhecimento. Suas causas são multifatoriais e o diagnóstico e intervenção devem ser realizados o mais cedo possível, pois sua progressão pode levar ao isolamento e à depressão, entre outros agravos. Na presbiacusia, o diagnóstico audiológico caracteriza-se por
Alternativas
Q2013114 Fonoaudiologia
A triagem auditiva neonatal (TAN) tem por objetivo a detecção, o mais cedo possível, do risco e das alterações auditivas que o neonato possa apresentar. Quanto ao protocolo de avaliação da TAN, para bebês sem indicadores de risco, recomenda-se: 
Alternativas
Q2013115 Fonoaudiologia
A genitora de uma criança de 7 meses de idade trouxe a filha para uma avaliação audiológica. Na anamnese, constatou-se que a criança foi prematura, pois nasceu com 28 semanas gestacionais e ficou na UTI neonatal durante dois meses, tendo apresentado falha na triagem auditiva neonatal (TAN). Portanto, os procedimentos audiológicos a serem realizados para avaliar essa criança são: 
Alternativas
Q2013116 Fonoaudiologia
A Portaria nº 2.073, de 28 de setembro de 2004, institui a Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva e estabelece a sua implementação em todas as unidades federadas. De acordo com essa política, as ações de saúde auditiva podem ser realizadas nos três níveis de atenção à saúde, sendo que as atribuições do fonoaudiólogo diferem conforme o nível de atenção à saúde em que ele atua. Nesse contexto, a regra prevê que,
Alternativas
Q2013117 Fonoaudiologia
Para entender melhor a linguagem, é proveitoso examinar as habilidades que contribuem para seu funcionamento geral. Bloom (1988) sugere que as habilidades de linguagem podem ser descritas em termos de forma, de conteúdo e de uso. Sobre essas habilidades, o autor sugere que
Alternativas
Q2013118 Fonoaudiologia
Os protocolos de avaliação desenvolvidos para aplicação em Motricidade Orofacial fornecem aos fonoaudiólogos a oportunidade de padronização das informações coletadas nas avaliações clínicas. Eles contribuem para as pesquisas na área e são importantes para segurança na conclusão diagnóstica e evolução terapêutica. Sobre esses protocolos, é correto afirmar:
Alternativas
Q2013119 Fonoaudiologia

A Anquiloglossia é uma anomalia oral congênita que ocorre quando tecidos remanescentes, que deveriam ter sofrido apoptose durante o desenvolvimento embrionário, permanecem na face inferior da língua limitando seus movimentos. Sobre a anquiloglossia, considere as afirmativas abaixo.


I O posicionamento baixo de língua causado pela anquiloglossia pode alterar o crescimento orofacial, impactando particularmente no desenvolvimento da maxila.

II A anquiloglossia leva ao desenvolvimento de adaptações/compensações durante a produção da fala, na tentativa de compensar a redução da mobilidade de língua, embora essas adaptações não interfiram na inteligibilidade da fala.

III A posição do osso hióide em crianças com anquiloglossia (7 a 11 anos) é mais anterior e rebaixada, quando comparada com crianças sem anquiloglossia. Por isso, crianças com anquiloglossia podem ter sua deglutição comprometida.

IV O modo de trituração dos alimentos durante a mastigação permanece inalterado em indivíduos com anquiloglossia, pois a redução na mobilidade de língua não interfere na ação dos dentes molares e pré-molares.


Considerando o exposto, estão corretas as afirmativas 

Alternativas
Q2013120 Fonoaudiologia

A dificuldade respiratória é uma das características mais importantes da Sequência de Pierre Robin (SPR), sendo a responsável pela gravidade da doença. Ela resulta da glossoptose, ou seja, do deslocamento posterior da língua, obstruindo a passagem de ar na orofaringe. Sobre a SPR, é correto afirmar:

Alternativas
Q2013121 Fonoaudiologia
A Organização Mundial de Saúde preconiza que o aleitamento natural deve ocorrer nos seis primeiros meses de vida exclusivamente, como forma de prevenção de diversas doenças. Sobre aleitamento materno, é correto afirmar: 
Alternativas
Q2013122 Fonoaudiologia
A obesidade é uma doença crônica, de alta prevalência, com consequências graves para os indivíduos acometidos por ela. Uma das condutas adotadas no combate à obesidade é a realização da Cirurgia Bariátrica. A atuação fonoaudiológica nas cirurgias bariátricas: 
Alternativas
Q2013123 Fonoaudiologia
Paciente do sexo masculino, 80 anos, apresenta quadro de afasia não-fluente, mas compreensão preservada e linguagem espontânea extremamente reduzida. A repetição é boa e bem melhor que a fala espontânea. De acordo com as características descritas, o quadro se refere à 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: B
5: C
6: B
7: C
8: B
9: C
10: D
11: A
12: A
13: D
14: D
15: B
16: A
17: C
18: C
19: D
20: A