Questões de Concurso Público Prefeitura de Parnamirim - RN 2019 para Psicólogo

Foram encontradas 21 questões

Q1004388 Psicologia

Uma demanda do SUS é aliviar a carência de leitos nos serviços públicos sem interromper os cuidados prestados. Nesse sentido, nos últimos anos, têm sido implantadas diversas estratégias de assistência à saúde como justificativa para reduzir o elevado custo da assistência. Uma dessas estratégias é a assistência domiciliar. Sobre essa temática, analise as afirmativas abaixo.


I A desospitalização é uma necessidade para pacientes que podem ser cuidados no domicílio, quando estes são de alta complexidade e dependência.

II A desospitalização é uma alternativa para pacientes que podem ser cuidados no domicílio quando estes já não são de alta complexidade e, sim, de alta dependência.

III Uma das formas de captar usuários é a busca ativa em nível hospitalar, a partir de diferentes profissionais, seguida da avaliação das equipes de Atenção Domiciliar.

IV Em relação aos serviços organizados por procedimentos/intervenções, a modalidade assistência domiciliar deve atender restritamente os casos de cuidados paliativos.

Em relação à modalidade de assistência domiciliar, estão corretas apenas as afirmações 

Alternativas
Q1004389 Psicologia

Na perspectiva Psicodinâmica, o processo de acompanhamento psicológico em enfermaria apresenta algumas peculiaridades que precisam ser consideradas e devem obedecer a uma sequência específica de fases, embora, muitas vezes, alterações nessa ordem sejam necessárias. Nesse contexto, analise os itens abaixo.

I Avaliação psicológica.

II Diagnóstico situacional e planejamento terapêutico.

III Acolhimento e apoio.

IV Ação terapêutica.

São fases do acompanhamento psicológico em enfermaria as etapas referidas nos itens

Alternativas
Q1004390 Psicologia
No Brasil, a presença da psicologia nas instituições sociais ocorreu inicialmente no Século XIX, no interior da medicina e junto à psiquiatria. Como auxiliar à medicina, numa perspectiva patologizante, a psicologia era apenas secundária. Atualmente, a psicologia dispõe de conhecimentos para a atuação em equipes multidisciplinares, desenvolvendo ações coletivas com usuários, familiares, redes sociais e comunidades. Nesse contexto, é correto afirmar:
Alternativas
Q1004391 Psicologia
Compreende-se que a psicopatologia é o estudo científico dos transtornos psicológicos. Nessa perspectiva, a disfunção psicológica refere-se a uma
Alternativas
Q1004392 Psicologia
O Conselho Federal de Psicologia conta com uma comissão de Saúde, que adota como eixos norteadores de suas ações os seguintes aspectos:
Alternativas
Q1004393 Psicologia
O conceito de mecanismos de defesa – "estilo coping", na terminologia contemporânea – continua sendo importante para o estudo da psicopatologia. Compreende-se, nesse contexto, que o mecanismo de defesa do deslocamento ocorre quando
Alternativas
Q1004394 Psicologia
O Plano Nacional de Saúde (2012-2015) determina que os principais campos de atuação da psicologia no domínio da atenção em saúde pública são:
Alternativas
Q1004395 Psicologia
A psicossomática é definida como o estudo sistemático das relações existentes entre os processos
Alternativas
Q1004396 Psicologia

Segundo a OMS (2013), 35% das mulheres no mundo já foram vítimas de violência física e/ou sexual. Em alguns países, esse número pode chegar a 70%. Isso implica dizer que três em cada cinco mulheres foram ou serão vítimas de violência. Nesse contexto, a nota técnica de orientação profissional estabelece algumas regras a serem observadas pelo psicólogo quanto à quebra do sigilo profissional. Sobre essa temática, analise as afirmativas abaixo.

I Cabe ao psicólogo a notificação de todos os casos de violência contra a mulher atendidos pelos profissionais de saúde, psicólogos e outros, tanto em serv iços de saúde públicos quanto privados.

II Cabe ao psicólogo a notificação de todos os casos de violência contra a mulher sempre após a avaliação médica, em serviços de saúde pública.

III Cabe ao psicólogo se concentrar na avaliação psicométrica e na psicoterapia de mulheres vítimas de violência e, nesses casos, fazer a comunicação externa seja em situações de vulnerabilidade ou não.

IV Cabe ao psicólogo se concentrar no acolhimento, na orientação e no fortalecimento da autonomia das mulheres vítimas de violência e, somente em situações de extrema vulnerabilidade e risco de vida, fazer a comunicação externa.

Estão corretas as afirmações

Alternativas
Q1004397 Psicologia
De acordo com a 5ª edição do manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), os critérios diagnósticos para transtorno de sintomas somáticos requerem que os pacientes estejam preocupados com a falsa crença de que têm uma doença gr ave, com base em sua falsa interpretação de sinais ou sensações físicas (Tab.13.2-1). Para isso, é necessário que
Alternativas
Q1004398 Psicologia
A atenção à saúde da criança representa um campo prioritário dentro dos cuidados à saúde das populações. Para que essa área de atenção à saúde se desenvolva de forma mais efetiva e eficiente, além do conhecimento sobre as características relacionadas à morbimortalidade, tais como aspectos biológicos, demográficos e socioeconômicos, é necessário desenvolver um conjunto de ações de promoção, prevenção e proteção da criança. Para promover a melhoria nesse campo da saúde, devem ser considerados especificamente os aspectos
Alternativas
Q1004399 Psicologia
A família funciona como fonte de crenças, valores e códigos de comportamento que dão ao indivíduo a sensação de identidade ante o mundo e a si próprio e o orientam quanto à forma de agir. Conforme o pensamento de Caplan, a família
Alternativas
Q1004401 Psicologia
Na área de Psicologia da Saúde Familiar, tem-se aumentado o interesse pelo estudo mais amplo da dinâmica familiar e suas influências sobre o indivíduo e a sociedade. Esse interesse se deve ao
Alternativas
Q1004403 Psicologia
Nos estudos do desenvolvimento humano, a visão Winicottiana da criança prevê que o objeto transacional é base
Alternativas
Q1004404 Psicologia
A gestão do cuidado é compreendida como a possibilidade de cuidar da saúde do usuário de forma contínua e ininterrupta, em diferentes pontos de atenção, efetivando trajetórias requeridas por projetos terapêuticos. Trata-se de uma proposta que está associada diretamente ao conceito de
Alternativas
Q1004405 Psicologia
A individuação-separação é um processo que se dá ao longo do desenvolvimento humano, no qual o sujeito
Alternativas
Q1004408 Psicologia
A principal característica das psicoterapias psicodinâmicas breves é o trabalho em torno de um foco. Porém, esse foco não se resume à queixa do paciente, mas consiste
Alternativas
Q1004409 Psicologia

Atualmente as técnicas de intervenções em grupo têm sido utilizadas empregando-se diversos procedimentos. No contexto da saúde, considere os procedimentos elencados abaixo.

I interpretação, adaptação e sugestão.

II orientação, reasseguramento e sugestão.

III cognição e adaptação.

IV comunicação transferencial e interpretação.

Dentre esses procedimentos, os que são empregados nas técnicas psicodinâmicas de intervenções em grupo estão presentes nos itens

Alternativas
Q1004410 Psicologia

Rutter afirma que os fatores de proteção possuem quatro funções principais. Nesse contexto, considere as funções apresentadas abaixo.

I Reduzir o impacto dos riscos e as reações negativas em cadeia que seguem à situação de risco.

II Reduzir o período do tempo e criar oportunidades para reverter os efeitos do estresse.

III Estabelecer e manter a autoestima e criar oportunidades para reverter os efeitos do estresse.

IV Reduzir o período do tempo, estabelecer e manter a autoestima.

São funções dos fatores de proteção as que estão presentes nos itens

Alternativas
Q1004411 Psicologia

A Clínica Ampliada (CA) é proposta como uma das ferramentas com a qual tanto o psicólogo quanto os demais profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) utilizam enfocando o sujeito, a doença, a família e o contexto social. Sobre essa temática, considere os movimentos apresentados abaixo.

I A compreensão focada na doença e as intervenções baseadas em diagnósticos e terapêuticas biomédicas.

II A ênfase no objeto de trabalho multiprofissional e a conservação dos meios para o desempenho unilateral.

III A ampliação do objeto de trabalho e a transformação dos meios ou objetos de trabalho.

IV A compreensão estendida do processo saúde-doença e a construção compartilhada de diagnósticos e terapêuticas.

Na prática, a CA é caracterizada pelos movimentos

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: D
5: A
6: A
7: B
8: B
9: C
10: D
11: C
12: D
13: A
14: C
15: B
16: B
17: B
18: B
19: C
20: A