Questões de Concurso Público Prefeitura de Parnamirim - RN 2019 para Psicólogo
Foram encontradas 21 questões
Uma demanda do SUS é aliviar a carência de leitos nos serviços públicos sem interromper os cuidados prestados. Nesse sentido, nos últimos anos, têm sido implantadas diversas estratégias de assistência à saúde como justificativa para reduzir o elevado custo da assistência. Uma dessas estratégias é a assistência domiciliar. Sobre essa temática, analise as afirmativas abaixo.
I A desospitalização é uma necessidade para pacientes que podem ser cuidados no domicílio, quando estes são de alta complexidade e dependência.
II A desospitalização é uma alternativa para pacientes que podem ser cuidados no domicílio quando estes já não são de alta complexidade e, sim, de alta dependência.
III Uma das formas de captar usuários é a busca ativa em nível hospitalar, a partir de diferentes profissionais, seguida da avaliação das equipes de Atenção Domiciliar.
IV Em relação aos serviços organizados por procedimentos/intervenções, a modalidade assistência domiciliar deve atender restritamente os casos de cuidados paliativos.
Em relação à modalidade de assistência domiciliar, estão corretas apenas as afirmações
Na perspectiva Psicodinâmica, o processo de acompanhamento psicológico em enfermaria apresenta algumas peculiaridades que precisam ser consideradas e devem obedecer a uma sequência específica de fases, embora, muitas vezes, alterações nessa ordem sejam necessárias. Nesse contexto, analise os itens abaixo.
I Avaliação psicológica.
II Diagnóstico situacional e planejamento terapêutico.
III Acolhimento e apoio.
IV Ação terapêutica.
São fases do acompanhamento psicológico em enfermaria as etapas referidas nos itens
Segundo a OMS (2013), 35% das mulheres no mundo já foram vítimas de violência física e/ou sexual. Em alguns países, esse número pode chegar a 70%. Isso implica dizer que três em cada cinco mulheres foram ou serão vítimas de violência. Nesse contexto, a nota técnica de orientação profissional estabelece algumas regras a serem observadas pelo psicólogo quanto à quebra do sigilo profissional. Sobre essa temática, analise as afirmativas abaixo.
I Cabe ao psicólogo a notificação de todos os casos de violência contra a mulher atendidos pelos profissionais de saúde, psicólogos e outros, tanto em serv iços de saúde públicos quanto privados.
II Cabe ao psicólogo a notificação de todos os casos de violência contra a mulher sempre após a avaliação médica, em serviços de saúde pública.
III Cabe ao psicólogo se concentrar na avaliação psicométrica e na psicoterapia de mulheres vítimas de violência e, nesses casos, fazer a comunicação externa seja em situações de vulnerabilidade ou não.
IV Cabe ao psicólogo se concentrar no acolhimento, na orientação e no fortalecimento da autonomia das mulheres vítimas de violência e, somente em situações de extrema vulnerabilidade e risco de vida, fazer a comunicação externa.
Estão corretas as afirmações
Atualmente as técnicas de intervenções em grupo têm sido utilizadas empregando-se diversos procedimentos. No contexto da saúde, considere os procedimentos elencados abaixo.
I interpretação, adaptação e sugestão.
II orientação, reasseguramento e sugestão.
III cognição e adaptação.
IV comunicação transferencial e interpretação.
Dentre esses procedimentos, os que são empregados nas técnicas psicodinâmicas de intervenções em grupo estão presentes nos itens
Rutter afirma que os fatores de proteção possuem quatro funções principais. Nesse contexto, considere as funções apresentadas abaixo.
I Reduzir o impacto dos riscos e as reações negativas em cadeia que seguem à situação de risco.
II Reduzir o período do tempo e criar oportunidades para reverter os efeitos do estresse.
III Estabelecer e manter a autoestima e criar oportunidades para reverter os efeitos do estresse.
IV Reduzir o período do tempo, estabelecer e manter a autoestima.
São funções dos fatores de proteção as que estão presentes nos itens
A Clínica Ampliada (CA) é proposta como uma das ferramentas com a qual tanto o psicólogo quanto os demais profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) utilizam enfocando o sujeito, a doença, a família e o contexto social. Sobre essa temática, considere os movimentos apresentados abaixo.
I A compreensão focada na doença e as intervenções baseadas em diagnósticos e terapêuticas biomédicas.
II A ênfase no objeto de trabalho multiprofissional e a conservação dos meios para o desempenho unilateral.
III A ampliação do objeto de trabalho e a transformação dos meios ou objetos de trabalho.
IV A compreensão estendida do processo saúde-doença e a construção compartilhada de diagnósticos e terapêuticas.
Na prática, a CA é caracterizada pelos movimentos