Questões de Concurso Público UFRN 2019 para Analista de Tecnologia da Informação
Foram encontradas 21 questões
A Segurança Computacional possui uma terminologia própria. Uma padronização na utilização dessa terminologia garante o correto entendimento entre os diferentes agentes envolvidos. Em relação a isso, considere as seguintes afirmações sobre a Segurança Computacional.
I A segurança física visa providenciar mecanismos para restringir o acesso às áreas críticas da organização a fim de garantir a integridade e autenticidade dos dados.
II Uma ameaça pode ser definida como algum evento que pode ocorrer e acarretar algum perigo a algum ativo da rede. As ameaças podem ser intencionais ou não-intencionais.
III São ameaças mais comuns às redes de computadores: o acesso não-autorizado, o reconhecimento (ex: PortScan) e a negação de serviço (ex: DoS ou DDoS).
IV O “Tripé da Segurança” é formado de Pessoas, Processos e Políticas de Segurança. De nada adianta uma Política de Segurança se Pessoas e Processos não forem considerados.
Em relação à Segurança Computacional, estão corretas as afirmativas
O iptables é conhecido como o aplicativo de firewall Linux padrão. Na verdade, o iptables é apenas uma ferramenta que controla o módulo netfilter do Linux, permitindo a filtragem de pacotes. A operação do iptables é baseada em regras que são expressas em um conjunto de comandos. No departamento de TI da Security10, João terá que revisar o conjunto de regas do script atual de firewall iptables utilizado na empresa. Analisando as 2.954 linhas do arquivo de script, João se deparou com a seguinte REGRA-Y, definida a partir da sequência de comandos abaixo.
echo "0" > /proc/sys/net/ipv4/tcp_syncookies
$IPTABLES -N REGRA-Y
$IPTABLES -A INPUT -i $WAN -p tcp --syn -j REGRA-Y
$IPTABLES -A REGRA-Y -m limit --limit 1/s --limit-burst 4 -j RETURN
$IPTABLES -A REGRA-Y -j DROP
A REGRA-Y definida permite impedir o ataque de
Em Segurança Web, é bastante comum confundir o ataque de XSS (Cross-site Scripting) com o ataque de CSRF (Cross-site Request Forgery).
A diferença entre esses ataques está na
O departamento de TI da Security10 está envolvido no desenvolvimento de uma aplicação Web, mas está com receio de lançá-la em produção sem antes efetuar alguns testes de segurança. Como João acabou de ser admitido para a vaga em segurança, coube a ele realizar essa tarefa. Seu chefe de equipe sabe que, para a realização deste tipo de teste, é comum a utilização de plataformas que incluem recursos como proxy, scanner de vulnerabilidades e rastreamento de mensagens e conteúdo e, portanto, disponibilizou o seu próprio computador para que João realize os testes.
A ferramenta adequada para a realização dos testes requisitados é
Considere o trecho abaixo
A Cartilha de Segurança para Internet da CERT.br é uma renomada fonte de informação sobre segurança da informação. Em uma de suas versões, entre outros conceitos, traz as definições de diferentes tipos de códigos maliciosos. Segundo a cartilha, há um tipo de código malicioso que torna inacessível os dados armazenados, geralmente usando criptografia, e exige pagamento de resgate para restabelecer o acesso ao usuário. O pagamento do resgate geralmente é feito via bitcoins. SimpleLocker e WannaCry são exemplos conhecidos desse tipo de código malicioso
O trecho define claramente um
O protocolo SSL (Secure Sockets Layer) é muito útil na proteção do canal de comunicação, sendo bastante utilizado para fornecer uma camada adicional de segurança às aplicações web. Sobre as características do SSL, analise as afirmativas abaixo.
I O SSL opera entre as camadas de Transporte e Aplicação, segundo o modelo TCP/IP.
II TLS (Transport Layer Security) é uma especificação de outro padrão para suportar o SSL em redes TCP/IP e é definido na RFC 5246.
III O protocolo SSL fornece serviços básicos de confidencialidade e integridade a entidades de aplicação. É o caso do HTTP (Hypertext Transfer Protocol) que utiliza o SSL para fornecer navegação segura na Web, sendo então referenciado como HTTPS.
IV Por padrão, para o HTTPS é utilizada a porta 8080.
Em relação ao SSL, estão corretas as afirmativas
Uma boa política de segurança deve cobrir diferentes aspectos da organização, orientando sobre a necessidade de implementação de diferentes níveis de controle. Sobre alguns desses controles, analise as afirmativas abaixo.
I Controles físicos referem-se à restrição de acesso indevido de pessoas a áreas críticas da empresa (ex: sala de servidores) e restrições de uso de equipamentos ou sistemas por funcionários mal treinados.
II Controles lógicos referem-se a qualquer tipo de aplicação ou equipamento que usa da tecnologia para impedir que pessoas acessem documentos, dados ou qualquer tipo de informação sem a devida autorização.
III Controles pessoais referem-se ao monitoramento de atividade digital dos funcionários e à cobrança de assiduidade na avaliação do funcionário.
IV Controles organizacionais referem-se ao acompanhamento dos fatores de risco de TI identificados na organização.
Em relação aos controles que devem fazer parte da política de segurança, estão corretas as
afirmativas