Questões de Concurso Público UFRN 2019 para Assistente Social

Foram encontradas 4 questões

Q1032065 Serviço Social
Os espaços sócios ocupacionais institucionais, nos quais se inserem o assistente social, devem apresentar, para além de infraestrutura adequada e recursos humanos qualificados, condições técnicas e éticas de trabalho para que esse profissional possa cumprir com responsabilidade e compromisso as suas atribuições e competências, com vista à efetivação das políticas sociais a que estão vinculados. Para o exercício profissional com qualidade para o fortalecimento do projeto ético-político do serviço social, o assistente social deve ter
Alternativas
Q1032078 Serviço Social
Em termos do que aponta a lei de regulamentação da profissão (Lei n. 8.662, de 7 de junho de 1993) quanto a competências, direitos e atribuições do assistente social, o conjunto CFESS-CRESS tem desenvolvido esforços no sentido de promover a apropriação, pela categoria profissional, da função social da profissão, o que supõe o trato com as diferentes expressões da questão social, sem ficar refém de uma visão generalista da mesma. Nessa direção, o CFESS vem desenvolvendo ações afirmativas que visam a demarcar as competências e atribuições privativas do assistente social. Dentre essas ações, aquela que contribui diretamente para atuação do assistente social na política de educação é a
Alternativas
Q1032079 Serviço Social

Considere o trecho abaixo sobre o trabalho do assistente social.


“elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares”.

Fonte: Art. 4º, item I, da Lei n. 8.662, de 7 de junho de 1993, que dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências.


De acordo com a Lei citada, o trecho corresponde a

Alternativas
Q1032080 Serviço Social
A literatura profissional que trata do projeto ético‐político do Serviço Social brasileiro aponta que este possui alguns elementos constitutivos, que são: a explicitação de princípios e valores ético‐políticos; uma matriz teórico‐metodológica em que se ancora; crítica radical à ordem social vigente – a da sociedade do capital – que produz e reproduz a miséria ao mesmo tempo em que exibe uma produção monumental de riquezas; lutas e posicionamentos políticos acumulados pela categoria, através de suas formas coletivas de organização política, em aliança com os setores mais progressistas da sociedade brasileira. Tais elementos constitutivos possuem componentes que lhe dão materialidade. Esses componentes construídos pelos assistentes sociais são:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: A