Questões de Concurso Público UFRN 2019 para Engenheiro/ Engenharia de Produção
Foram encontradas 23 questões
Um aspecto relevante para a avaliação do desempenho de um sistema produtivo é a comparação com outras organizações que produzem o mesmo produto ou ofertam o mesmo serviço. Uma forma de fazer essa comparação é mostrada no gráfico x, ao lado, onde se visualiza o desempenho de várias organizações quanto à "eficiência em custo" e "velocidade do serviço".
A análise do gráfico permite constatar que a
A satisfação do participante de um congresso técnico ou científico depende não só do conteúdo discutido no evento, mas também da qualidade dos serviços oferecidos. Considere o planejamento de um evento que oferecerá almoço para 500 pessoas. Visto que o intervalo previsto para o almoço é de 2 horas e considerando que todos deveriam ter, pelo menos, 30 minutos para comer, os organizadores decidem trabalhar com um tempo de atravessamento de 1,5 hora e tempo de ciclo ideal de 5 minutos para uma pessoa se servir.
As mesas serão montadas prevendo-se a utilização de apenas 2 lados de cada uma delas. Nesse caso, aplicando a lei de Little, será necessário montar
O Programa Mestre da Produção (MPS – Master Production Schedule) é usado para determinar a quantidade de cada produto final que será fabricado em determinado período de tempo. O quadro a seguir apresenta os dados de demanda para elaborar o MPS de um item. Existe um estoque inicial de 70 unidades, o lote padrão de produção é de 200 unidades, o tempo de reposição é de 2 semanas e a gerência quer manter um estoque de segurança de 30 unidades.
Com base nesses dados, conclui-se que
A estratégia de resposta à demanda é fundamental para o funcionamento de um sistema produtivo, pois determina, dentre outros aspectos, a posição dos estoques, o tempo total de atravessamento do início ao fim (P) e o tempo total de espera do cliente (D).
Comparando-se as estratégias Make To Stock (MTS), Quick Response To Stock (QRTS), Packing To Order (PTO), Assembly To Order (ATO), Make To Order (MTO), em termos de suas características específicas, conclui-se que
O gestor de um sistema produtivo deve conciliar o suprimento e a demanda. Para tanto, executa 4 atividades: carregamento, sequenciamento, programação e monitoramento/ controle. O sequenciamento consiste em decidir a prioridade que cada pedido terá em cada uma das operações. Entre as regras de sequenciamento, podemos citar: primeiro a entrar primeiro a sair (PEPS), data prometida (DP) e menor tempo de processamento (MTP).
Nesse contexto, considere os dados contidos no quadro a seguir sobre 5 trabalhos a serem executados em uma determinada máquina ou setor.
Aplicando-se a regra DP a esses dados, contata-se que
Na operação de um armazém, devem ser observados aspectos referentes ao manuseio e à estocagem dos produtos. Quanto à estocagem, é necessário considerar as características individuais do produto e a escolha entre duas alternativas: estocagem ativa e estocagem estendida.
Sobre essas opções de estocagem, é correto afirmar:
A gestão da cadeia de suprimentos envolve várias organizações diferentes, com características e objetivos diferentes. Por isso, o gerenciamento dos relacionamentos entre as organizações é fundamental. As estratégias básicas para gerenciar a cadeia de suprimentos são: 1) usar arranjos contratuais com fornecedores de mercado tradicionais; 2) desenvolver relacionamentos de parceira com fornecedores; 3) optar pela integração vertical (um grupo ou empresa ser proprietária das outras em estágios diferentes da mesma cadeia); 4) usar comércio virtual a vista.
Sobre esses relacionamentos, o gráfico ao lado relaciona “quem supre a operação” (eixo X) com “o que a operação terceiriza” (eixo Y).
As estratégias 2 – "parceira com fornecedores” e 4 – "usar comércio virtual a vista” – estão
representadas no gráfico, respectivamente, por
A demanda de um produto de consumo é registrada semanalmente conforme o Quadro 1. Foi aplicada a técnica da média exponencial móvel com coeficientes de ponderação diferentes e foram obtidos os resultados apresentados no Quadro 2.
A partir da análise dos dados e utilizando a técnica do Desvio Médio Absoluto, o coeficiente
que produz uma previsão aceitável dentro da margem de erro é o
Uma técnica amplamente utilizada para priorizar ações sobre os itens de um determinado estoque é a curva ABC, que estabelece 3 classes de itens com referência a um determinado fator. Quando a análise é feita considerando o custo do item no estoque, uma da s possíveis ações é simplificar o controle dos itens que representam menor custo. Para tanto, pode -se usar os métodos de 2 ou 3 gavetas.
Considerando uma classificação ABC pelo custo do estoque e as características dos métodos de 2 ou 3 gavetas, é correto afirmar:
A acurácia nos estoques é uma medida da qualidade dos procedimentos de controle dos materiais. Uma empresa apresenta os seguintes dados de acurácia por classe de itens.
Com base nesse dados, a acurácia dos estoques é
O gráfico que se segue representa a relação entre os custos da qualidade.
A sequência correta que retrata os custos de prevenção e avaliação, custo de falhas internas
e externas, custo total e valor ótimo de esforço da qualidade é
Teóricos dedicados ao estudo dos conceitos de qualidade ofereceram contribuições muito importantes para o desenvolvimento e a aplicação desses conceitos. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo, que contemplam as ideias de alguns teóricos sobre Gestão da Qualidade.
I Para Garvin, primeiro deve-se entender precisamente o que o cliente deseja e só depois produzir uniformemente. Se a qualidade deve ser administrada, ela deve ser primeiro entendida.
II Crosby afirma que a qualidade visa essencialmente o cliente final, sendo definida de uma maneira negativa, ou seja, a qualidade é a perda imposta à atividade a partir do momento em que o produto é expedido.
III Segundo Feigenbaum, a qualidade é uma filosofia de gestão e um compromisso com a excelência que deve ser planejada e embutida nos produtos, não podendo ser exortada ou inspecionada neles.
IV Taguchi destaca que a política de qualidade é um estado de espírito dos funcionários de uma organização sobre a forma como devem fazer o trabalho. Se não existir uma política formal estabelecida pela gestão da qualidade, cada um estabelece a sua
Em relação aos teóricos e suas respectivas concepções de qualidade, estão corretas as afirmativas
Para Juran, o gerenciamento de processos pode ser realizado por meio de ações, tais como:
Por mais simples que seja um serviço, sua composição e características devem ser de qualidade. Para se fornecer produtos e serviços com qualidade, é necessária a aplicação de técnicas da engenharia da qualidade, que proporcionará um diferencial nas organizações.
Tendo como base os princípios da engenharia da qualidade, analise as afirmativas abaixo.
I A confiabilidade do sistema é divida em dois tipos de falhas: falhas do tipo A que serão corrigidas por serem justificáveis, economicamente, ou por outra razão; e falhas do tipo B que não serão corrigidas ao longo do desenvolvimento.
II Ao criar um produto com 5 peças, a probabilidade final do seu funcionamento confiável será a multiplicação das probabilidades simples de cada uma das 5 peças .
III O controle de um processo diz respeito à condição de se manter o processo sempre próximo de um determinado estado estacionário, mesmo que efeitos externos tentem desviá-lo dessa condição. O controle é feito através da escolha de KPI’s estratégicos para a empresa, respeitando seu tipo de organização.
IV O planejamento de processos é uma tentativa de predizer o que vai acontecer, pois ele não determina como um produto é fabricado e não influencia no custo do produto, sendo um instrumento para raciocinar sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje para lograr no futuro.
Considerando o que propões a engenharia da qualidade, estão corretas as afirmativas
A utilização de ferramentas da qualidade não é uma fórmula mágica para a solução de todos os problemas, contudo é um modo coerente, racional e ordenado de determinar a existência destes, sua dimensão e a forma de resolvê-los. Estas ferramentas podem auxiliar no alcance de sistemas que proporcionem uma melhoria contínua da qualidade. As novas ferramentas gerenciais da qualidade auxiliam a compreensão de eventos de difícil mensuração, contribuindo para a prevenção de problemas que possam ocorrer.
Em relação às novas ferramentas gerenciais da qualidade, é correto afirmar: