Questões de Concurso Público UFRN 2019 para Médico - Ginecologia e Obstetrícia

Foram encontradas 30 questões

Q1635164 Medicina
Paciente com 41 anos, queixando-se de sangramento vaginal anormal há aproximadamente 5 meses, realizou colposcopia que demonstrou lesão acetobranca no colo uterino, sem lesões vaginais. O toque retal foi normal, sendo o útero de volume normal e paramétrios livres. A biópsia excisional por cirurgia de alta frequência revelou carcinoma escamoso com invasão estromal de 7mm de profundidade. Diante desse caso, o tratamento adequado para essa paciente é
Alternativas
Q1635165 Medicina
Casal homoafetivo masculino, de 28 e 37 anos, comparece ao Centro de Reprodução Assistida desejando viabilizar uma gestação. Pretendem que a irmã de um dos parceiros seja a doadora de oócitos e também que a mesma ceda temporariamente o seu útero. A orientação médica a ser indicada, conforme os direitos sexuais e reprodutivos é:
Alternativas
Q1635166 Medicina
Paciente com 28 anos comparece à consulta ginecológica com desejo de engravidar. Informa que, há dois anos, não menstrua e que seus ciclos menstruais prévios tinham intervalos de 35 a 45 dias. O exame físico e ginecológico não apresenta anormalidades. Inicialmente, os exames laboratoriais a serem solicitados são
Alternativas
Q1635167 Medicina
Menina com 13 anos procura atendimento ginecológico queixando-se de cólicas menstruais intensas desde a menarca que ocorreu há 14 meses. A genitora informa que houve melhora parcial com uso de antiinflamatórios e apresenta ultrassonografia pélvica da menina, que mostra corno uterino medindo 7,1 x 3,7 x 4,3 cm, com endométrio medindo 7,3mm. Identificase, também, à direita do corno descrito, uma imagem com as mesmas características, sem plano de clivagem com o mesmo, medindo 4,1 x 2,4 x 2,7 cm, apresentando conteúdo anecoico com debris em suspensão (sugestivo de conteúdo hemático) na cavidade, medindo 3,1 x 2,1 x 2,0 cm; colo uterino único, visualizado sem alterações e ovários de tamanho normal. Nesse caso, o diagnóstico provável é de
Alternativas
Q1635168 Medicina
Paciente com 33 anos, GIIPIIA0, em uma consulta ginecológica queixa-se de sangramento vaginal 21 dias após a primeira dose de contraceptivo injetável mensal (contendo estrógeno e progesterona), aplicado no primeiro dia do ciclo menstrual. A orientação em relação ao sangramento é:
Alternativas
Q1635169 Medicina
Paciente de 30 anos, GIIPII, teve última menstruação há 7 dias e informa que teve relação sexual desprotegida há 20 horas. É hipertensa, porém com bom controle dos níveis pressóricos fazendo uso de captopril 50 mg/dia. Refere ainda tabagismo de 10 cigarros por dia, há 10 anos. Diante desse caso, a conduta adotada será prescrever
Alternativas
Q1635170 Medicina
Paciente de 28 anos, com diagnóstico de infertilidade por anovulação crônica, apresenta amenorréia secundária com níveis de gonadotrofinas hipofisárias baixos. Quanto à indução da ovulação nessa situação clínica, a prescrição inicial será de
Alternativas
Q1635171 Medicina
Mulher de 23 anos, G0P0A0, branca, apresenta ciclos menstruais longos, com atrasos de até 30 dias e galactorréia há 1 ano. O exame clínico evidencia galactorréia bilateral, sem sinais de hiperandrogenismo, sendo o IMC = 22,2 Kg/m2 . Tem prolactina de 73 ng/mL, TSH normal e ressonância nuclear magnética (RNM) mostra nódulo hipofisário de 6 mm. Diante d esse quadro, a melhor conduta será:
Alternativas
Q1635172 Medicina
Os métodos de anticoncepção hormonal são aqueles que utilizam drogas similares aos esteroides ovarianos para promover modificações na fisiologia feminina com o objetivo de impedir a fecundação. Entre os métodos hormonais, alguns apresentam apenas progestagênios em sua composição. Em relação a esses contraceptivos, analise as afirmativas abaixo.

I A utilização de progestagênio de forma isolada é ampla e apresenta poucas contraindicações, podendo ser indicada para qualquer faixa etária durante o menacme, da menarca (na adolescência) a menopausa (no climatério), em nulíparas ou multíparas.

II Diante de padrão de sangramento irregular, é imprescindível uma investigação clínica para afastar condições associadas, sendo as mais frequentes o uso de medicações que possam interferir na metabolização dos contraceptivos, o etilismo e os distúrbios tireoidianos.

III O uso a longo prazo de acetato de medroxiprogesterona de depósito (AMPD) está frequentemente associado à perda de massa óssea, devido à menor pro dução de estrogênio ovariano resultante da menor secreção de gonadotrofina.

IV O anticoncepcional injetável trimestral é indicado como tratamento para mulheres com sangramento uterino aumentado, hiperplasia endometrial e endometriose, porém promove piora nos quadros álgicos nas crises de anemia falciforme.

Das afirmativas, estão corretas
Alternativas
Q1635173 Medicina
A cervicite ou endocervicite é a inflamação da mucosa endocervical, geralmente, de causa infeciosa. A maioria dos casos de cervicites é assintomática, sendo descoberta apenas durante a investigação diagnóstica. A ausência de sintomas dificulta o seu diagnóstico e favorece as inúmeras complicações advindas do quadro. Em relação às cervicites, analise as afirmativas abaixo.

I As cervicites durante a gravidez estão associadas a complicações obstétricas, tais como, trabalho de parto prematuro, ruptura prematura de membranas, abortamento e óbito fetal.

II O tratamento das cervicites causadas por micoplasma consiste no uso de Amoxicilina 3,5 gramas, em dose única, VO, precedido de Probenecide, 1 grama em dose única.

III O uso de anticorpos poli/monoclonais conjugados com substâncias fluorescentes, como a fluoresceína, é uma técnica segura que identifica componentes da me mbrana nuclear da clamídia.

IV As cervicites têm, comumente, causa infeciosa sendo os principais agentes etiológicos a Neisseria gonorrhoeae e a Clamídia trachomatis.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q1635174 Medicina
As infecções do trato genital feminino constituem-se em importantes entidades clínicas pela frequência com que se apresentam, pela sintomatologia desconfortável, pelas repercussões psicológicas e, na sexualidade, pela possibilidade de gerar complicações e sequelas importantes, além de facilitarem a aquisição/transmissão do vírus da imunodeficiência humana (HIV) e de outros agentes de transmissão sexual. Em relação às vulvovaginites,
Alternativas
Q1635175 Medicina
Algumas lesões proliferativas mamárias estão associadas com a transformação local para carcinoma ou com a probabilidade significativa de surgimento de câncer em outra porção do mesmo órgão, ou do contralateral. Essas lesões são, respectivamente, denominadas de precursoras de câncer de mama (CM) ou marcadoras de alto risco. As principais são: hiperplasia ductal atípica (HDA) e neoplasia lobular (NL), terminologia que engloba a hiperplasia lobular atípica (HLA) e carcinoma lobular in situ (CLIS). Concernente a essas lesões, analise as afirmativas abaixo.
I A suspeita das lesões é realizada por métodos de imagem , e a confirmação, por exame microscópico. A verificação mais comum é de um agrupamento de microcalcificações amorfas pela mamografia. Todo o processo evolutivo é estimulado por estrogênios.
II A expressão NL refere-se ao espectro de lesões epiteliais atípicas que envolvem a unidade ductolobular terminal, caracterizadas pela proliferação de células pequenas, uniformes, redondas, sem coesão celular e com ou sem extensão pagetoide: para ductos terminais.
III As lesões proliferativas epiteliais da mama são homogêneas e podem corresponder a etapas intermediárias entre tecido normal e carcinoma invasivo. Apresentam alterações genéticas comuns ao carcinoma, reflexo de uma proliferação lobular. A evolução para carcinoma é altamente prevalente e não depende do microambiente local.
IV Na HLA, mais de 50% dos ductos da unidade ducto terminal-lobular estão distendidos, enquanto que, no CLIS, menos da metade mostra distensão à custa da proliferação glandular. Para se excluir a possibilidade de subestimação para câncer, recomenda-se, como regra geral, a ampliação cirúrgica após biopsia percutânea.

Em relação às lesões mamárias referidas, estão corretas as afirmativas 
Alternativas
Q1635176 Medicina
Mulher de 26 anos, G1P0A0, grávida de 15 semanas, apresenta diabetes mellitus tipo I há 13 anos, sobrepeso e hipertensão arterial sistêmica crônica controlada, fazendo uso de insulina, metformina e captopril. O exame de fundo de olho revela retinopatia diabética. A proteinúria é positiva, sendo 2g/24horas. Nesse caso, a conduta a ser tomada pelo médico obstetra será:
Alternativas
Q1635177 Medicina
A endometriose se apresenta quase exclusivamente nas mulheres em idade reprodutiva, média entre 25 e 29 anos. Sendo rara em pré-púberes e no climatério, nota-se incidência aumentada entre mulheres com ciclo menstrual de duração igual ou menor que 27 dias. Sobre o tratamento clínico da endometriose, considere as afirmativas abaixo.

I Pode ser efetivo com o uso contínuo de contraceptivos orais.

II Utilizando-se progestogênios, gestrinona ou análogos do GnRH, causam-se diferentes efeitos no alívio da dor associada à endometriose.

III O objetivo do tratamento é aliviar os sintomas e promover ou preservar a fertilidade.

IV Resulta em supressão prolongada da doença (no mínimo dois anos) e alívio da dor após a sua interrupção.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q1635178 Medicina
As considerações relativas ao período do climatério revestem-se de importância, pois, considerando-se as modificações endócrinas, físicas, emocionais e socioculturais próprias dessa fase podem-se adotar medidas preventivas que melhoram a qualidade de vida da mulher. Em relação ao climatério, algumas medidas de acompanhamento são adotadas, dentre essas,
Alternativas
Q1635179 Medicina
Paciente com 24 anos, GIIP0AI, com idade gestacional de 11 semanas, em consulta de pré - natal relata que tem antecedente de anemia desde a infância. Os resultados dos exames laboratoriais apresentam Hb 10,1g/dL; Ht 31,3%; VCM 62fL; HCM 20pg; RBC 5,16 milhões; HbA 91%; HbF 2%; HbA2 6%; ferritina 21mcg/dL e ferro sérico 93mcg/dL. Nesse caso, a conduta a ser adotada será
Alternativas
Q1635180 Medicina
Paciente com 23 anos, GIIP0AI, com idade gestacional de 38 semanas e 05 dias, desencadeou o trabalho de parto e este aconteceu de acordo com o partograma a seguir.
Imagem associada para resolução da questão

As complicações associadas a essa evolução são
Alternativas
Q1635181 Medicina
Paciente com 32 anos, GIP0A0, com idade gestacional de 31 semanas, considerando-se a data da última menstruação, procura atendimento por apresentar contrações regulares há três horas. A ultrassonografia obstétrica mostra gestação gemelar, dicoriônica e diamniótica. Há quatro dias, concluiu corticosteroide para maturidade pulmonar fetal e tem investigação negativa para Streptococcus do grupo B. Relata antecedentes pessoais de hipertensão arterial sistêmica e, atualmente, faz uso de alfa-metildopa 2g/dia e nifedipina 80mg/dia. Entretanto, a medida da pressão arterial materna foi de 150 X 110mmHg. O toque vaginal evidencia colo fino, dilatado para 4 cm, sendo o primeiro gemelar cefálico e estando a bolsa íntegra. Diante desse quadro a conduta adequada é
Alternativas
Q1635182 Medicina
A violência sexual pode ser praticada contra mulheres, adolescentes e crianças, em todos os espaços sociais, sobretudo no espaço doméstico. As unidades de saúde e os hospitais de referência devem estabelecer fluxos internos de atendimento, definindo o profissional responsável por cada etapa da atenção as vítimas de violência sexual doméstica , entre outras. Conforme as normas gerais de atendimento à paciente que sofreu violência sexual, as equipes envolvidas na assistência devem
Alternativas
Q1635183 Medicina
A presença de sintomas climatéricos está fortemente associada à diminuição da qualidade de vida da mulher. A terapêutica hormonal (TH) pode amenizar, em mulheres na peri e pósmenopausa sintomáticas, os distúrbios vasomotores e as desordens relacionadas à função sexual, do sono e emocionais. Entre os aspectos inerentes a esse tipo de tratamento,
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: D
5: D
6: A
7: B
8: B
9: D
10: A
11: A
12: C
13: C
14: A
15: C
16: D
17: A
18: A
19: B
20: B