Questões de Concurso Público UFRN 2019 para Técnico em Agropecuária

Foram encontradas 7 questões

Q1012000 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Diagnóstico participativo é um método utilizado para fazer levantamento da realidade de uma determinada comunidade. Ele é feito com a participação das lideranças locais, técnicos agrícolas ou por qualquer outro integrante de um grupo definido e deve conter os principais problemas da localidade em todas as áreas (social, econômica, cultural, ambiental, físico-territorial e político-institucional). Esse diagnóstico também servirá de base para o planejamento conjunto de atividades para melhorar a situação de vida da comunidade ou do grupo. Há uma diversidade de metodologias que permitem aos grupos, às organizações e às comunidades discutirem seus problemas e definirem melhor as formas de enfrentamento dos problemas levantados. Portanto, o diagnóstico participativo é parte de um conjunto mais amplo de métodos que integram uma estratégia de intervenção social e primam pela participação popular. Nesse contexto, considere as afirmações abaixo sobre estratégias de coleta de informações.


I A entrevista semiestruturada é mais utilizada quando se tem muito tempo, pois é um trabalho feito a longo prazo, sendo necessário encontrar o informante várias vezes. Essa técnica permite que as informações obtidas estejam bem mais próximas da realidade. Com o passar do tempo, o entrevistado vai ficando mais à vontade, e as informações, mais completas.

II O mapeamento participativo é uma técnica baseada na coleta de informações a partir da percepção e do conhecimento que indivíduos e grupos têm do espaço em que vivem. É importante coletar informações de uma equipe multidisciplinar que tenha compreensões diversas acerca da realidade e consiga captar diferentes perspectivas do contexto de cada área pesquisada.

III A entrevista não estruturada é aplicada nas situações em que não haverá uma nova chance para entrevistar alguém. Baseia-se em um roteiro – lista escrita de questões e tópicos que precisam ser abordados em uma ordem particular. O registro pode ser feito com gravador ou por meio de anotações.

IV A pesquisa-ação é uma estratégia que está voltada para a descrição de situações concretas e para a intervenção ou a ação orientada em função da resolução de problemas efetivamente detectados nas comunidades pesquisadas.


Das afirmações, estão corretas

Alternativas
Q1012009 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Atualmente, a abertura de novas áreas para formação de pastagens enfrenta sérios entraves em muitos aspectos. Por isso, o maior desafio da pecuária bovina nacional é o de aumentar a produção em áreas de pastagens cada vez mais restritas. Com relação a essa temática, considere as afirmações abaixo sobre o uso de leguminosas forrageiras.


I Verifica-se que 90% das áreas de leguminosas forrageiras implantadas no Brasil são cultivadas com Medicago sativa e Panicum maximum representadas por um número restrito de cultivares comercializadas.

II Sua utilização pode resultar em uma contribuição potencial ao sistema de produção animal nos trópicos, tanto pela fixação de nitrogênio em pastagens quanto pela elevação da qualidade proteica disponível na dieta de animais ruminantes.

III O cultivo de leguminosas forrageiras em pastagens é ainda bastante incipiente no Brasil, representando menos de 1% da área total, somando-se todas as espécies e cultivares disponíveis comercialmente.

IV Dentre seus benefícios, está a capacidade que têm algumas espécies de leguminosas forrageiras de promover o aumento da população de espécies de nematoides no solo comparativamente maior do que o evidenciado nas gramíneas forrageiras.


Das afirmações, estão corretas

Alternativas
Q1012010 Engenharia Agronômica (Agronomia)

As máquinas e os implementos agrícolas são utilizados, cada vez mais, nas tarefas do campo, pois propiciam maior agilidade e rentabilidade. As afirmações abaixo se referem aos principais implementos agrícolas.


I Os subsoladores servem para romper camadas compactadas geralmente presentes nos perfis inferiores do solo.

II Os arados compostos por discos com bordas recortadas são indicados para solos mais argilosos e com maiores quantidades de palhada, pois possibilitam maior penetração.

III Os subsoladores intermediários ou pesados são responsáveis, em uma só operação, pela aração e a gradagem. O perfil de solo revolvido é superficial, sendo apenas de 10 a 15 cm.

IV Os adubos orgânicos ou químicos, o enterrio de sementes distribuídas a lanço e o destorroamento são alguns dos benefícios dos arados de aiveca.


Das afirmações, estão corretas

Alternativas
Q1012012 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Dentro das culturas agrícolas, as pragas são insetos que causam dano, redução da produção final e prejuízo econômico. Na cultura do milho, há a incidência de um tipo de inseto que, recém-eclodido, inicia o dano raspando as folhas. Além disso, ele se dirige para a região do coleto da planta e cava uma galeria vertical. Com isso, há uma destruição do ponto de crescimento que provoca, inicialmente, murcha e, posteriormente, morte das folhas centrais, ocasionando o sintoma conhecido como “coração morto”. Essa descrição refere-se à praga conhecida como
Alternativas
Q1012013 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A formulação de ração é uma ferramenta de grande importância para técnicos e produtores de animais domésticos, independente da espécie, já que as exigências nutricionais dos animais devem ser atendidas para que eles possam apresentar um bom desempenho produtivo e reprodutivo, o que está diretamente relacionado com a viabilidade técnica e econômica do sistema de produção animal. A opção que contém um conceito básico de nutrição animal definido corretamente é:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: B
5: D