Questões de Concurso Público UFRN 2023 para Biomédico - Biologia Molecular
Foram encontradas 30 questões
I Moléculas que atravessam a membrana plasmática e se ligam diretamente a receptores intracelulares podem atuar como proteínas regulatórias, modificando a expressão gênica.
II A sinalização celular ocorre, necessariamente, entre células de um mesmo organismo.
III Organismos procariotos tem, em sua estrutura celular, receptores de membrana associados à proteína G, os quais podem ser ativados por moléculas sinalizadoras, como a toxina colérica.
IV As cascatas de sinalização acionadas no citosol são ativadas por meio da fosforilação de proteínas citoplasmáticas.
Das afirmativas, estão corretas
I O método de Sanger foi o modelo utilizado como base para a realização do Projeto Genoma Humano.
II A permanência da utilização da eletroforese no sequenciamento de segunda geração ainda é um impeditivo na melhora do processamento do material genético.
III O Ion Torrent é a primeira tecnologia que pode ser utilizada sem a necessidade de captar sinal luminescente ou fluorescente.
IV O sequenciamento do genoma, atualmente, só pode ser realizado após amplificação da amostra por PCR, diminuindo, significativamente, os custos e o tempo de execução.
Das afirmativas, estão corretas
I As modificações epigenéticas restringem-se à compactação de moléculas de DNA presente nas células somáticas.
II A metilação do DNA, uma das principais formas de modificação epigenética, pode ser herdada sem que ocorra modificação no material genético.
III As proteínas envolvidas na compactação da cromatina tem sua atividade regulada apenas por fatores intrínsecos à célula.
IV As modificações epigenéticas no DNA de um indivíduo podem ser induzidas por fatores intrínsecos à célula e por fatores ambientais.
Das afirmativas, estão corretas
I A proteína Cas9 promove a duplicação do material genético do vírus.
II As proteínas de reparo de DNA não desempenham sua função de reparo de DNA na presença da Cas9 nas células eucariontes.
III A técnica do CRISPR permite um maior direcionamento até as células-alvo em virtude de mutações genéticas pontuais presentes no seu DNA.
IV A implementação do CRISPR facilita a obtenção de modelos de animais que tenham ausência de expressão de um determinado gene (animais knockout), sem que seja necessário realizar o processo tradicional para obtenção destes.
Das afirmativas, estão corretas
I A insulina é produzida pelas células beta do pâncreas, e estimula a captação de glicose e a formação de glicogênio bem como inibe a produção de glicose.
II O glucagon é produzido pelas células alfa do pâncreas e atua, primariamente, no fígado, no qual estimula a produção de glicose e, com o passar do tempo, a cetogênese.
III O polipeptídeo pancreático é produzido no pâncreas pelas células delta e inibe a secreção tanto de insulina e de glucagon quanto de inúmeros outros hormônios.
IV A somastotatina pancreática é produzida pelas células PP e estimula a ingestão de nutrientes, favorecendo a produção de glicogênio.
Das afirmativas, estão corretas

Considerando os dados apresentados, as Lipoproteínas (A), (B), (C) e (D) são, respectivamente,
É um método adaptado para a quantificação de ovos de helmintos. Nele, o biomédico deve seguir as seguintes etapas: depositar o material fecal sobre um papel absorvente e, em seguida, cobrir as fezes com uma tela de metal ou náilon constituídas de malhas. Com uma espátula de madeira ou plástico, pressionar o material fecal sobre a malha para que seja peneirado através da tela. Depois disso, depositar um pouco do material peneirado sobre uma lâmina de vidro onde há um molde sobreposto com orifício de 6 mm de diâmetro para quantificação. Depositar as fezes peneiradas nesse orifício, retirar o molde e cobrir o material fecal com uma lamínula de papel celofane, previamente embebido por 24 horas, com solução de corante específico para o método. Inverter a lâmina, pressioná-la sobre o papel absorvente e deixar por alguns minutos, para que o celofane adira à lâmina. Aguardar por até 1 hora e proceder com a leitura/análise em microscopia óptica.
A descrição se refere à técnica de

Nas amostras A e B, estão presentes, respectivamente,

Os prováveis resultados, associados à Hm, Hb e Mb, serão:
Na técnica de Gram: bactérias com o formato de bastonetes cor de rosa. Nos testes bioquímicos: oxidase positiva; motilidade positiva; OF GLI oxidativo; sensível a polimixina; provas de lisina negativa; arginina positiva; gelatina positiva; crescimento em TSB a 42°C positivo com produção de piocianina.
Ao emitir o laudo do exame, o biomédico deve destacar a presença da bactéria
I O lúpus eritematoso sistêmico é o modelo padrão para as doenças reumáticas sistêmicas, e anticorpos anti-dsDNA, anti-Sm e anti-RNP ribossômico são, em geral, específicos para seu diagnóstico.
II A artrite reumatoide é um distúrbio autoimune sistêmico caracterizado como uma artrite crônica, simétrica e erosiva nas articulações. Todos os pacientes portadores dessa artrite apresentam títulos elevados de fatores reumatoides séricos, que são específicos para o diagnóstico.
III O fator reumatoide é um anticorpo que atua contra a porção Fc da molécula de IgG, específico para a artrite reumatoide e, frequentemente, detectado em casos de infecção crônica.
IV A síndrome de Sjögren é uma doença autoimune inflamatória e progressiva, marcada por ressecamento de olhos, boca e outras membranas mucosas. Nessa síndrome, os autoanticorpos, normalmente, são restritos aos antígenos SS-A/Ro e SS-B/La.
Das afirmativas, estão corretas
I O imunoensaio de aglutinação é o mais simples sistema de detecção, por meio do qual antígenos e anticorpos reagem entre si. O complexo antígeno-anticorpo resultante, em fase de gel ou de líquido, pode ser observado, qualitativamente, como um precipitado aglutinado a olho nu.
II Os imunoensaios fluorescentes (IEF) usam fluoróforos como marcadores. Os fluoróforos requerem energia luminosa de comprimento de onda ideal para sua excitação, de modo a produzirem emissão luminosa detectável.
III Os imunoensaios de quimioluminescência usam compostos quimioluminescentes como indicadores. Tais compostos incluem moléculas sintetizadas quimicamente e produtos naturais.
IV No imunoensaio de precipitação de partículas, são utilizadas partículas inertes como indicadores da reação. Em contrapartida, os ensaios de aglutinação direta dos complexos antígeno-anticorpo são mais simples.
Das afirmativas, estão corretas