Questões de Concurso Público UFRN 2023 para Engenheiro: Área Civil: Hidrossanitário

Foram encontradas 5 questões

Q3218391 Engenharia Elétrica
Segundo ABNT NBR 5410:2004, as instalações elétricas prediais devem ser protegidas por um ou mais dispositivos de seccionamento automático contra sobrecargas, curtoscircuitos, sobretensões transitórias e correntes diferenciais-residuais. O disjuntor constitui-se como um desses dispositivos e destina-se a interromper sobrecorrentes antes que elas tornem-se perigosas, devido aos seus efeitos térmicos e mecânicos, ou resultem em uma elevação de temperatura prejudicial à isolação, às conexões, às terminações e à circunvizinhança dos condutores. Sobre o emprego dos disjuntores DR (Dispositivos de proteção à corrente diferencial-residual) e DPS (Dispositivos de proteção contra surtos), avalie as orientações abaixo.
I O uso de dispositivos DR dispensa o uso de condutor de proteção na instalação elétrica predial.
II Os dispositivos DR devem garantir o seccionamento de todos os condutores vivos do circuito protegido.
III Os dispositivos DR devem ser selecionados, e os circuitos elétricos devem ser divididos de tal forma que as correntes de fuga à terra, suscetíveis de circular durante o funcionamento normal das cargas alimentadas, não possam provocar a atuação intempestiva do dispositivo.
IV Os DPS devem ser instalados junto ao ponto de entrada da linha na edificação ou no quadro de distribuição principal, localizado o mais próximo possível do ponto de entrada, quando o objetivo for a proteção contra sobretensões de origem atmosférica transmitidas pela linha externa de alimentação, bem como a proteção contra sobretensões de manobra.
V Os DPS devem ser instalados nos quadros terminais da edificação para atender a proteção contra sobretensões provocadas por descargas atmosféricas diretas sobre a edificação ou em suas proximidades.
Estão corretas as orientações descritas nos itens
Alternativas
Q3218392 Engenharia Elétrica
Segundo Moreno (2018), numa instalação elétrica de baixa tensão, o aterramento e a equipotencialização são ações fundamentais para garantir o funcionamento adequado dos sistemas de proteção contra choques elétricos, sobretensões, descargas atmosféricas e descargas eletrostáticas. Além disso, essas ações ajudam a garantir o funcionamento adequado dos equipamentos de tecnologia da informação, como computadores, centrais telefônicas, moldems, controladores lógicos, dentre outros. De acordo com a ABNT NBR 5410:2004,
Alternativas
Q3218393 Engenharia Elétrica
Cada aparelho de utilização (lâmpadas, equipamentos de aquecimento ou de resfriamento, eletrodomésticos etc.) necessita, para o seu funcionamento, de uma determinada potência, a qual é solicitada da rede de energia elétrica da concessionária. A previsão de cargas elétricas tem por objetivo determinar todos os pontos de utilização de energia elétrica que farão parte da instalação, sendo uma das etapas mais importantes para a elaboração de um projeto de instalações elétricas adequado, seguro e confiável. Em relação ao número de pontos de tomadas de uso geral e de iluminação nas unidades residenciais e/ou acomodações de hotéis, motéis e similares, a ABNT NBR 5410:2004 determina que,
Alternativas
Q3218394 Engenharia Elétrica
Um condutor elétrico é um produto metálico, geralmente de forma cilíndrica e de comprimento muito maior do que a maior dimensão transversal, utilizado para transportar energia elétrica ou para transmitir sinais elétricos (PRYSMIAN, 2010). No que diz respeito aos condutores elétricos, a normativa da ABNT NBR 5410:2004 estabelece que
Alternativas
Q3218395 Engenharia Elétrica
O projeto de Instalações Elétricas Prediais é a previsão escrita de todos os elementos de uma instalação elétrica, envolvendo trajeto dos condutores, divisão e distribuição dos circuitos, localização dos pontos de utilização, seção dos condutores, comandos, dispositivos de manobra e proteção, carga total, carga de cada circuito e detalhamentos de todos os componentes e materiais constituintes. Na sua elaboração, devem ser utilizadas normas técnicas especificas, como a ABNT NBR-5410:2004 (instalações elétricas em baixa tensão), entre outras. De acordo com as recomendações e prescrições da ABNT NBR-5410:2004, avalie as assertivas abaixo.
I Na determinação da potência de alimentação de uma instalação ou de parte de uma instalação, devem ser computados os equipamentos de utilização a serem alimentados, com suas respectivas potências nominais e, em seguida, consideradas as possibilidades de não simultaneidade de funcionamento desses equipamentos, bem como a capacidade de reserva para futuras ampliações.
II O condutor neutro não pode ser comum a mais de um circuito e, no caso de um circuito monofásico, deve ter a mesma seção do condutor de fase.
III A divisão da instalação em circuitos deve ser de modo a atender exigências de segurança, conservação de energia, funcionais, produção e manutenção.
IV Os circuitos terminais devem ser individualizados pela função dos equipamentos de utilização que alimentam, podendo ser previstos circuitos terminais comuns para pontos de iluminação e para pontos de tomada.
V O balanceamento de fases é muito importante em um projeto elétrico que utiliza alimentações monofásicas, bifásicas e trifásicas, pois, através desse procedimento, conseguimos obter a menor diferença possível entre a corrente que passa em casa fase.
Estão corretas as assertivas descritas nos itens
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: A
5: A