Questões de Concurso Público Prefeitura de Natal - RN 2025 para Professor de Educação Física
Foram encontradas 19 questões
“A temática perpassa a todas as pessoas, pois a todo momento todos são excluídos de alguma forma e a inclusão nunca é definitiva. A inclusão visa atender a todos que estão nesse processo inclusivo/excludente, ampliando a preocupação para além das pessoas com deficiência, alcançando outros que historicamente também são deixados de lado. Por isso, a diversidade tem que ser um impulsionador do trabalho educacional”.
REIS, L. N; COSTA, P. V. O. F; FONSECA, M. P. S. et al. Os conceitos de inclusão nos cursos de Educação física: A formação de professores nas universidades públicas do sudeste brasileiro. Educ . fís . c ienc ., Ensenada, v. 24, n. 1, e204, 2022. https ://dx .doi.org/https ://doi.org/10.24215/23142561e204.
Com base no trecho acima, é correto afirmar que as aulas de Educação Física, na perspectiva inclusiva, devem estimular os seus alunos a
Segundo esse referencial, o desafio ocorre, principalmente, em virtude dos professores de Educação Física
Tinôco, R. G.; Araújo, A. C. Concepção Crítico-Emanc ipatória e Mídia-Educação: uma interlocução pos s ível à Educação Fís ica Es colar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. n. 42, 2020.
A partir da ponderação, feita no fragmento de texto, fica claro que o uso de tecnologia no ensino favorece o desenvolvimento e é explicitamente coerente com uma das competências específicas de educação física para o ensino fundamental, a qual visa
“A luta antirracista de Vinicius Junior no futebol não é de hoje. Desde que chegou ao futebol espanhol, em 2018, o brasileiro convive com frequentes ataques racistas de torcedores rivais como, por exemplo, do Barcelona, do Mallorca, do Real Valladolid, do Sevilla e, principalmente, do Atlético de Madrid - onde chegaram a pendurar um boneco com a camisa de Vini sendo enforcado em uma ponte da capital espanhola. Mesmo com tudo isso, o camisa 7 do Real Madrid mostra dia após dia que não vai abaixar a cabeça e, talvez por conta de suas atitudes, tenha se tornado uma figura imponente e importante nas ações de combate ao preconceito.”
PEREIRA, Cayo. Como Vini Jr manteve força e se tornou referência na luta antirracista no futebol. O Globo, São Paulo, 11/06/2024.
Considerando o ensino da educação física na escola e sua contribuição para uma sociedade com mais justiça social, o professor desse componente curricular deverá
Bernardes , José Eduardo. 'Por que não ver uma pes soa com defic iênc ia, nordes tina, LGBTQIA+ ocupando uma cadeira no parlamento federal?', diz Ivan Baron. Brasil de fato. São Paulo. 20/03/2024.
Com esse horizonte de protesto do influenciador e considerando as possibilidades pedagógicas da Educação física em uma perspectiva inclusiva, para melhor acolher a diferença, o professor de educação física deverá
COSTA, A. Q. da; BETTI, M. Mídias e Jogos : do v irtual para uma experiênc ia corporal educativa. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 27, n. 2, p. 165–178, 2006.
Considerando o contexto atual de ensino e o uso de jogos eletrônicos como objeto de conhecimento, espera-se que uma proposta pedagógica, voltada para a área da Educação Física,
I Valorização das experiências dos alunos, problematização e modificação estrutural do conteúdo.
II Criatividade, interação social e reificação da estrutura do conteúdo.
III Enfrentamentos de questões sobre inclusão e diferença, problematização do tema de aula e autonomia do aluno.
IV Interação social, reprodução estrutural do conteúdo e ludicidade como estratégia de aula.
São princípios metodológicos baseados nas teorias críticas
I No planejamento e na oferta das práticas corporais de aventura é importante pensar sobre o gerenciamento de riscos, em estratégias que otimizem a utilização de equipamentos adequadamente, bem como ações que valorizem a manutenção do espaço (urbano ou natural) utilizado.
II No planejamento e na oferta das práticas corporais de aventura é importante promover uma sequência lógica de execução dos desafios corporais, priorizando a técnica da modalidade em detrimento a estratégias de mitigação dos riscos.
III No planejamento e na oferta das práticas corporais de aventura na natureza é importante buscar um ambiente adequado a ser explorado, livre de riscos aos participantes, sem considerar os impactos de degradação ambiental.
IV No planejamento e na oferta das práticas corporais de aventura urbanas é importante a abordagem da origem de tais práticas, bem como suas possibilidades de recriação a partir de contexto de ensino.
Das afirmativas, estão corretas: