Questões de Concurso Público Prefeitura de Natal - RN 2025 para Professor de História
Foram encontradas 9 questões
“Povo pobre, natalense Chegou a vez para quem quer aprender Como sofre o ser humano Quando não sabe o seu nome escrever A prefeitura abre a campanha Para ajuda do ensino e do saber Pela meta do Prefeito Maranhão, De pé no chão, também se aprende a ler”
(Hino oficial da Campanha De Pé no Chão também se aprende a ler).
Considerando as informações expostas acima, o cenário do início dos anos 1960 e o caráter inovador da Campanha, foram princípios e características da iniciativa:
“O estado do Rio Grande do Norte já era habitado por grupos humanos há 9.400 anos, com resultados comprovados através de datações realizadas desde a década de 90 do século XX pela Universidade Federal de Pernambuco em sítios arqueológicos com enterramentos humanos nos municípios de Carnaúba dos Dantas e Parelhas, localizados na mesorregião central, microrregião do Seridó Oriental. A tipologia dessa presença pré-histórica no Estado inclui vestígios culturais como a cerâmica, o material lítico e os registros rupestres” (Santos Júnior, 2022, p. 15).
As representações rupestres podem ser encontradas nas diversas regiões do Estado do Rio Grande do Norte, materializando
Texto I
“[...] apesar da recente divulgação de uma queda significativa nos índices de homicídios no Rio Grande do Norte, dados revelam um aumento expressivo na violência contra mulheres. A 18ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024 aponta que, embora as mortes violentas intencionais tenham diminuído 13,9% no estado, os feminicídios cresceram 50%” (Tribuna do Norte, jul. 2024).
Texto II
“[...] no topo da lista de homicídio feminino está o Rio Grande do Norte, onde as jovens negras morrem 8,11 vezes mais do que jovens brancas” (Schwarcz, 2019, p. 186).
Os excertos acima apresentam dados sobre a violência cometida contra mulheres, que tem crescido vertiginosamente nas últimas décadas. Algumas das formas de combate a esse tipo de violência foram a realização de estudo, a constituição da tipificação e aprovação da legislação sobre feminicídio, definido como