Questões de Concurso Público UFAM 2016 para Assistente de Laboratório - Química
Foram encontradas 10 questões
A formação da cultura na Amazônia tem estado intimamente ligada à colonização e à economia.
O primeiro esforço de disciplinar as atividades regionais devemos aos missionários, que intentaram o aldeamento dos gentios e sua incorporação à civilização do tipo europeu; e aos reinóis, que se fixaram nestas paragens, em busca de aventuras ou no desempenho de funções administrativas. A rebeldia dos indígenas, a rarefação populacional, a extensão imensa da terra, a luta contra os invasores nas suas tentativas sortidas, o desenvolvimento econômico precário – tudo isso contribuiu para que nada ou quase nada resultasse em favor da cultura, nesses primeiros tempos, sobretudo porque pretenderam os brancos fazer que os pelestostadas ascendessem, de um salto, do totemismo ao monoteísmo, da barbárie ao cristianismo, do nomadismo à atividade sedentária, da colheita aleatória dos bens da terra e da água à cultura sistemática. O fato, tal qual aconteceu nos longes de 1600 a 1700, se repete hoje, historicamente, no pouco rendimento cultural do trabalho da catequese.
Só mesmo o surto da borracha, atraindo massas humanas para o desertão da Hileia Brasileira, permitiu, sob bases econômicas favoráveis, a criação de uma sociedade em que a cultura, na sua extensa gama de valores, pôde tomar corpo e ser aferida pelos padrões comuns.
(Do livro “Amazônia: Cultura e Sociedade”, de
Djalma Batista, p. 68-69)
Leia as seguintes afirmativas feitas sobre o texto:
I. Os colonizadores desenvolveram dois tipos de atividade na região: um a serviço da Coroa Portuguesa, outro nas atividades burocráticas.
II. O termo “pôde”, no último parágrafo do texto, não deveria estar acentuado, pois a Reforma Ortográfica eliminou mais esse acento diferencial.
III. O autor não deprecia a ação dos padres, que, dentre outras coisas, tentaram civilizar os índios, elevando seu padrão de vida a níveis aceitáveis.
IV. A região amazônica não possuía, no primeiro século da efetiva presença dos portugueses, uma expressiva densidade demográfica.
Assinale a alternativa correta:
A formação da cultura na Amazônia tem estado intimamente ligada à colonização e à economia.
O primeiro esforço de disciplinar as atividades regionais devemos aos missionários, que intentaram o aldeamento dos gentios e sua incorporação à civilização do tipo europeu; e aos reinóis, que se fixaram nestas paragens, em busca de aventuras ou no desempenho de funções administrativas. A rebeldia dos indígenas, a rarefação populacional, a extensão imensa da terra, a luta contra os invasores nas suas tentativas sortidas, o desenvolvimento econômico precário – tudo isso contribuiu para que nada ou quase nada resultasse em favor da cultura, nesses primeiros tempos, sobretudo porque pretenderam os brancos fazer que os pelestostadas ascendessem, de um salto, do totemismo ao monoteísmo, da barbárie ao cristianismo, do nomadismo à atividade sedentária, da colheita aleatória dos bens da terra e da água à cultura sistemática. O fato, tal qual aconteceu nos longes de 1600 a 1700, se repete hoje, historicamente, no pouco rendimento cultural do trabalho da catequese.
Só mesmo o surto da borracha, atraindo massas humanas para o desertão da Hileia Brasileira, permitiu, sob bases econômicas favoráveis, a criação de uma sociedade em que a cultura, na sua extensa gama de valores, pôde tomar corpo e ser aferida pelos padrões comuns.
(Do livro “Amazônia: Cultura e Sociedade”, de
Djalma Batista, p. 68-69)
A formação da cultura na Amazônia tem estado intimamente ligada à colonização e à economia.
O primeiro esforço de disciplinar as atividades regionais devemos aos missionários, que intentaram o aldeamento dos gentios e sua incorporação à civilização do tipo europeu; e aos reinóis, que se fixaram nestas paragens, em busca de aventuras ou no desempenho de funções administrativas. A rebeldia dos indígenas, a rarefação populacional, a extensão imensa da terra, a luta contra os invasores nas suas tentativas sortidas, o desenvolvimento econômico precário – tudo isso contribuiu para que nada ou quase nada resultasse em favor da cultura, nesses primeiros tempos, sobretudo porque pretenderam os brancos fazer que os pelestostadas ascendessem, de um salto, do totemismo ao monoteísmo, da barbárie ao cristianismo, do nomadismo à atividade sedentária, da colheita aleatória dos bens da terra e da água à cultura sistemática. O fato, tal qual aconteceu nos longes de 1600 a 1700, se repete hoje, historicamente, no pouco rendimento cultural do trabalho da catequese.
Só mesmo o surto da borracha, atraindo massas humanas para o desertão da Hileia Brasileira, permitiu, sob bases econômicas favoráveis, a criação de uma sociedade em que a cultura, na sua extensa gama de valores, pôde tomar corpo e ser aferida pelos padrões comuns.
(Do livro “Amazônia: Cultura e Sociedade”, de
Djalma Batista, p. 68-69)
Sobre as palavras sublinhadas no texto foram dadas as seguintes definições:
I. Gentio: aquele que professa a religião pagã
II. Totemismo: crença em esculturas de animais, aves etc.
III. Ascendessem: progredissem, subissem culturalmente
IV. Surto: aumento de qualquer negócio ou atividade comercial
V. Hileia: região ocupada pela floresta amazônica
Assinale a alternativa correta:
Assinale a alternativa que se refere, de modo CORRETO, à conjugação do verbo “abordar”:
Assinale a alternativa que apresenta palavra em que a acentuação está CORRETA, de acordo com a Reforma Ortográfica em vigor:
Assinale a alternativa que contém a conjunção que substituiria, sem perda de sentido, o termo “conquanto”:
Averiguei que Luana também atravessou o saguão, carregando uma bacia de louça suja que ninguém imaginaria ser demasiado pesada para seus braços finos.
Nessa frase existem:
Assinale a palavra CORRETAMENTE escrita: