Questões de Concurso Público UFAM 2018 para Psicólogo
Foram encontradas 25 questões
Moscovici (1978) defende que a representação social deve ser encarada “tanto na medida em que ela possui uma contextura psicológica autônoma, como na medida em que é própria de nossa sociedade e de nossa cultura”. São características da Teoria das Representações Sociais, proposta por Moscovici:
I. A Teoria das Representações Sociais proposta pelo psicólogo social francês Serge Moscovici foi apresentada por ele na obra intitulada “A representação social da psicanálise.”
II. A Representação Social, para Moscovici, possui uma dupla dimensão, Sujeito e Sociedade, e situa-se no limiar de uma série de conceitos sociológicos e psicológicos.
III. Uma representação é, ao mesmo tempo, o produto e o processo de uma atividade mental pela qual um indivíduo ou um grupo reconstitui o real, confrontando e atribuindo uma significação específica.
IV. O processo de ancoragem envolve, para Moscovici, “a integração cognitiva do objeto representado no sistema de pensamento preexistente”, ou seja, “sua inserção orgânica em um repertório de crenças já constituído”.
V. A Representação Social é uma construção que o sujeito faz para entender o mundo e para se comunicar - é uma Teoria.
Assinale a alternativa correta:
Segundo Guareschi (2008), a Psicologia Social crítica surge trazendo como um dos seus principais pressupostos de pesquisa o de mostrar a falsa neutralidade do experimentalismo e o de buscar desenvolver uma produção de conhecimento em que o sujeito seja um agente ativo dessa produção, mostrando, portanto, que não há separação entre sujeito e objeto e pesquisador/pesquisado. Sobre a pesquisa em Psicologia Social, podemos afirmar:
I. A Psicologia Social crítica deixou para trás os métodos experimentais dedutivos que haviam produzido os conhecimentos dessa área da Psicologia até então, e se lançou a novos desafios metodológicos na área de pesquisa, os quais têm sido inovados e transformados continuamente.
II. A metodologia participante/ação se fundamenta nos princípios do materialismo histórico, tendo a hermenêutica dialética como sua principal ferramenta de análise.
III. A abordagem fenomenológica foi trazida para a Psicologia Social como uma metodologia que busca compreender o significado que os acontecimentos e as interações possuem para as pessoas no seu cotidiano, ou em situações particulares.
IV. A explicação dos comportamentos pelos diferentes contextos culturais, no caso da etnografia, é também utilizada pela Psicologia Social.
Assinale a alternativa correta:
Guareschi (2005), tratando da relação entre comunicação e Psicologia Social, destaca quatro pontos em relação à mídia:
I. A comunicação constrói a realidade, posto que só o que é falado pode ser pensado;
II. Além de dizer o que existe e o que não existe (o que não é veiculado), a mídia dá uma dimensão valorativa positiva às informações que transmite, formando opiniões;
III. A mídia propõe o que deve ser discutido pela sociedade, através da seleção de informações;
IV. A televisão está dentro das casas, de forma que é com ela que as pessoas passam grande parte do seu tempo, recebendo informações prontas, que não permitem nem a crítica nem a criatividade.
Assinale a alternativa correta:
Consideremos a discussão de Gênero e Psicologia (2009) que expõe a proposição de Teresa de Laurentis (1994) de pensar o gênero como produto de tecnologias sociais, discursos, epistemologias e práticas institucionalizadas que o sustentam dentro de um aparato social e representacional absorvido subjetivamente por cada pessoa. A autora também traz quatro proposições sobre o gênero:
I. O gênero é uma representação;
II. A representação do gênero é a sua construção;
III. A construção do gênero vem se efetuando hoje nos aparelhos ideológicos do Estado;
IV. A construção do gênero se faz por meio de sua reprodução.
Assinale a alternativa correta:
“A psicologia quer aproveitar suas competências e se tornar acessível ao povo que está nas ruas, junto aos povos da terra, ao lado da homo afetividade, das crianças em situação de risco, com as populações em restrição de liberdade, com as pessoas aprisionadas; quer fortalecer a luta antimanicomial, discutir mídia e subjetividade para lutar pela democratização das comunicações, falar de informática e humanidade e almejar um mundo melhor sem grades...” Jornal do CFP – Ano XIX n. 85 – outubro 2006. São princípios fundamentais na relação da Psicologia e Direitos Humanos:
I. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
III. O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.
IV. O psicólogo atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática.
V. O psicólogo contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão.
VI. O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada.
VII. O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consonância com os demais princípios deste Código.
Assinale a alternativa correta:
De acordo com Fagundes (2004), os psicólogos são protagonistas na construção de políticas públicas no Brasil. Sobre as ações do psicólogo nesse âmbito, afirma-se:
I. São defensores de propostas;
II. Atuam na gestão de sistemas e serviços;
III. Atuam na formação de profissionais vinculados a práticas públicas e sociais;
IV. Atuam na produção de conhecimentos;
V. Criam dispositivos clínicos e de cuidados;
VI. Participam dos conselhos de saúde e das entidades da categoria profissional.
Assinale a alternativa correta: