Questões de Concurso Público UFAM 2019 para Médico Veterinário I
Foram encontradas 25 questões
I. Os resultados obtidos nas provas sorológicas, bem como sua interpretação, dependem de diversos fatores, tais como temperatura corpórea no momento da coleta do sangue em um plantel, alimentação dos animais, estado corpóreo dos animais e área do corpo onde foi realizada a coleta do material. II. Em relação à amostragem, recomenda-se no mínimo a coleta de 10 a 15 amostras, colhidos individualmente, com seringas e agulhas novas e esterilizadas e acondicionadas em frascos limpos e esterilizados. Após a coleta, os frascos deverão permanecer em repouso, na posição inclinada, permitindo a completa coagulação do sangue, que se dá por um período de quatro horas. É importante que, durante este período, o sangue fique à temperatura ambiente e sob o abrigo do sol. III. Após a obtenção do soro, o material deverá ser encaminhado imediatamente ao laboratório para análise, sob a temperatura de 4℃. IV. As amostras deverão ser identificadas (nome da granja, lote, idade das aves, prova sorológica solicitada) e colocadas em uma caixa de isopor e enviadas ao laboratório sob refrigeração. Amostras hemolisadas ou contaminadas não deverão ser encaminhadas ao laboratório, pois podem interferir nos resultados obtidos.
Assinale a alternativa correta:
I. Dieta com alta concentração proteica aumenta a taxa de gestação, podendo este efeito ser devido à ação da alta concentração de ureia no ambiente uterino, com consequente diminuição no seu pH, diminuição das concentrações de Mg, K e P e aumento nas de Zn ou na viabilidade e no metabolismo do embrião pré-implantação, bem como no desenvolvimento do feto.
II. Alta produção de leite leva a um quadro de balanço energético negativo (BEN), comprometendo o crescimento folicular, a qualidade do oócito e o desenvolvimento do embrião e/ou do feto, podendo levar a perdas.
III. O consumo desbalanceado de nutrientes afeta vários estádios da reprodução, inclusive na puberdade precoce, diminui as taxas de ovulação e de concepção e/ou aumenta a mortalidade embrionária e as perdas fetais, assim como no desenvolvimento fetal e na sobrevivência pós-natal.
IV.A avaliação da condição das fêmeas bovinas no pré e no pós-parto é fundamental, pois a alta concentração de insulina causa mobilização de gordura (energia), a qual é direcionada para a glândula mamária.
Assinale a alternativa correta:
I. A raiva é provocada por um vírus do gênero Lyssavirus, pertencente à família Rhabdoviridae. II. São vírus envelopados, genoma DNA, e apresentam-se, à microscopia eletrônica, com formas que lembram projétil de arma de fogo ou bastões. III. A forma em que o vírus se mantém enzoótico e ocorre nos surtos epizoóticos provoca lesões degenerativas em neurônios, produzindo corpúsculos intracitoplasmáticos – corpúsculos de Negri.
IV.A transmissão pode ser por via aerógena. V. O material de escolha para o diagnóstico é a saliva de animais que apresentam os sinais clínicos, com inoculação em ovos embrionados para isolamento viral.
Assinale a alternativa correta: