Questões de Concurso Público UFAM 2023 para Contador
Foram encontradas 45 questões
I. Dublin, que é a capital de Irlanda, é uma cidade muito fria. II. Sua família, acredito eu, não conhece as regras do bom comportamento social. III. Os alunos estavam em sala; continuaram, entretanto, alheios ao assunto. IV. Novo colega de trabalho, seja bem-vindo!
Assinale a alternativa que explica, CORRETAMENTE, o emprego das vírgulas:
– As coisas não são o que são, mas também não são o que não são – disse o professor suíço ao estudante brasileiro. – Então, que são as coisas? – inquiriu o estudante. – As coisas simplesmente não. – Sem verbo? – Claro que sem verbo. O verbo não é coisa. – E que quer dizer coisas não? – Quer dizer o não das coisas, se você for suficientemente atilado para percebê-lo. – Então as coisas não têm um sim? – O sim das coisas é o não. E o não é sem coisa. Portanto, coisa e não são a mesma coisa, ou o mesmo não. O professor tirou do bolso uma barra de chocolate e comeu um pedacinho, sem oferecer outro ao aluno, porque o chocolate era não.
Assinale a afirmativa INCORRETA feita a propósito do texto:
I. João Batista, dê um pulo na drogaria e me compre este remédio, por favor. II. O governo não quis atender às reivindicações salariais dos professores. III. Meu caro Joaquim, ninguém jamais o perdoará por isso. IV.Não tenham preconceito e façam sempre consultas no dicionário. V. O governo que visa ao bem de todos não deve visar a lucros extraordinários. VI.Pode ser um defeito, mas não consigo ter ódio a ninguém.
Assinale a alternativa CORRETA quanto à regência:
O álcool. Suprimam-no e adeus código, adeus júri, adeus prisões! Na conta-corrente do Crime seu débito é tremendo. Mas que lindo saldo tem na conta-corrente do Sonho! Suprimam-no e a tristeza da vida aumentará. Ninguém calculou ainda a soma de momentos felizes, de sonhos róseos, de êxtases que borbotou do seio das garrafas.
Leia agora as afirmativas a seguir, feitas sobre aspectos linguísticos do texto:
I. O verbo “suprimir” está conjugado no imperativo afirmativo. II. “Ninguém”, no contexto em que está empregado, é um substantivo. III. O substantivo “conta-corrente”, se colocado no plural, ficaria “contas-corrente”. IV. O texto possui alguns advérbios, como o vocábulo “ainda”. V. “Sonhos róseos” e “seio das garrafas” são expressões conotativas.
Assinale a alternativa CORRETA:
I. Já solicitamos a Sua Excelência, o governador, a observância do dispositivo legal.
II. Li a apostila da página 40 a página 82.
III. Caminhamos tanto que fomos até a praia do Farol, que é belíssima.
IV. Nosso amigo, no verão passado, foi a Cuba.
V. Depois da tempestade, finalmente os marinheiros chegaram a terra.
VI. Só como frango com arroz a grega.
Assinale a alternativa que indica de modo CORRETO as frases em que o uso do acento indicativo de crase é obrigatório: