Questões de Concurso Público UFAM 2024 para Médico Clínico Geral

Foram encontradas 20 questões

Q3024969 Medicina
Criança do sexo masculino, 8 anos, é levada à Unidade Básica de Saúde (UBS) com queixa de intenso prurido anal noturno, que a faz perder o sono. Seu irmão mais novo, de 4 anos, apresenta sintomas semelhantes. O provável diagnóstico e os medicamentos que podem ser utilizados para o tratamento são, respectivamente, 
Alternativas
Q3024971 Medicina
De acordo com a Atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose (2017), as dislipidemias podem ser classificadas de acordo com a fração lipídica alterada. Desse modo, considera-se como hipercolesterolemia isolada quando: 
Alternativas
Q3024972 Medicina
Entre os diversos tipos de arritmias cardíacas, estão as chamadas canulopatias: anormalidades nas proteínas de células cardíacas que controlam a atividade elétrica do coração por meio do fluxo de eletrólitos (sódio, potássio e cálcio). As canulopatias mais comumente produzem: 
Alternativas
Q3024973 Medicina
Menina de 6 anos com dores abdominais recorrentes (cólicas intestinais), diarreia mucossanguinolenta e anorexia com moderada perda de peso. No exame parasitológico de fezes, foram encontrados ovos de Ascaris lumbricoides e larvas de Strongyloides stercoralis. As duas principais opções de droga para o tratamento dessa paciente são:
Alternativas
Q3024974 Medicina
Mulher, 24 anos, apresentando quadro de disúria, polaciúria e tenesmo vesical. Os exames de urina confirmam infecção urinária por Escherichia coli ESBL, com sensibilidade confirmada para os antibióticos citados a seguir. Considerando o provável diagnóstico, a conduta terapêutica a ser tomada no caso é: 
Alternativas
Q3024976 Medicina
Paciente do sexo masculino, 66 anos, concluiu tratamento para infecção urinária na semana anterior e agora apresenta quadro de febre, dores abdominais e diarreia com sangue. O diagnóstico clínico de colite bacteriana foi confirmado pelo exame de fezes, que demonstrou a presença de Clostridioides difficile. Nessa situação, o melhor esquema terapêutico é: 
Alternativas
Q3024977 Medicina
As neuropatias periféricas podem ser sensitivas, motoras ou autonômicas, comprometendo, respectivamente, as fibras sensitivas, as fibras motoras e o sistema nervoso autônomo. Em pacientes diabéticos tipo 1, a apresentação típica de neuropatia periférica é: 
Alternativas
Q3024978 Medicina
De acordo com as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (2020), a monoterapia pode ser a estratégia anti-hipertensiva inicial para pacientes com hipertensão arterial estágio I e com baixo risco cardiovascular. Algumas classes de anti-hipertensivos são consideradas preferenciais e frequentemente utilizadas para o controle da pressão arterial em monoterapia, EXCETO os: 
Alternativas
Q3024979 Medicina
A Insuficiência Cardíaca (IC) pode ser classificada de acordo com três critérios: fração de ejeção do ventrículo esquerdo / FEVE (tipo), grau de severidade dos sintomas (classe) e nível de progressão da doença (estágio). Assim, um paciente com insuficiência cardíaca crônica que seja classificado como tipo ICFEp (fração de ejeção preservada), classe II e estágio C, deve apresentar as seguintes condições: 
Alternativas
Q3024980 Medicina
Mulher, 32 anos, apresentando quadro de fadiga, intolerância ao frio e ganho de peso. Ao exame físico apresenta tireoide aumentada de volume com presença de nódulos e indolor à palpação. Os exames laboratoriais solicitados revelam: T3 normal, T4 livre e TSH elevados. O provável diagnóstico dessa paciente é: 
Alternativas
Q3024981 Medicina
Homem, 44 anos, obeso e hipertenso, com dores na panturrilha direita há 10 dias, associada com palpitações e dispneia há 48 horas. Ao exame físico apresenta os seguintes parâmetros: FC:110 bpm, PA:120 ×60 mmHg, FR: 34 irpm e SatO2:92% em ar ambiente. A principal hipótese diagnóstica desse paciente é: 
Alternativas
Q3024982 Medicina
Mulher, 32 desenvolvimento amenorreia, anos, de fraqueza apresentou obesidade, muscular recente hirsutismo, extrema e predisposição para formação de hematomas e equimoses. O provável diagnóstico dessa paciente é: 
Alternativas
Q3024983 Medicina
No diagnóstico clínico-laboratorial do Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), são utilizados critérios de classificação propostos pelo American College of Rheumatology, fundamentado na presença de, pelo menos, 04 (quatro) de 11 (onze) critérios estabelecidos. Fazem parte dos critérios estabelecidos as seguintes condições, EXCETO o(a): 
Alternativas
Q3024984 Medicina
Homem, 35 anos, morador da periferia urbana na cidade de Manaus, apresentando febre alta (39 − 40℃) acompanhada de cefaleia e prostração, mialgias, artralgias, dores abdominais e diarreia; hemograma apresentando (Hemácias: 3,9 milhões mm3 ⁄ anemia , discreta Hb: 11,8g/dL e Ht: 40%), leucocitose moderada (12.000  mm3⁄ neutrofilia relativa (75%) e ) com plaquetopenia (100.000 mm ⁄ ), VHS elevada (20 mm 30 mm ⁄ ) e PCR de 2,0m g/L. Com esse quadro clínico-laboratorial, a hipótese diagnóstica desse paciente é: 
Alternativas
Q3024987 Medicina
Homem, 30 anos, atendido em um pronto-socorro com relato de febre elevada, congestão nasal com secreção espessa e amarelada e tosse produtiva. Ao exame físico do aparelho respiratório apresentava FR =46 irpm, SatO2:94% em ar ambiente, murmúrio vesicular diminuído e crepitações grosseiras em base do hemitórax direito. Realizado o teste rápido para Covid-19 com resultado negativo e radiografia de tórax com imagem de condensação em lobo inferior do pulmão direito. Considerando o diagnóstico de pneumonia adquirida na comunidade (PAC), o agente etiológico mais provável e o tratamento (com antibiótico) mais indicado para esse paciente são, respectivamente, 
Alternativas
Q3024989 Medicina
A realização da Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) é uma maneira segura, eficaz e de baixo-custo para diagnosticar e acompanhar a pressão arterial sistêmica de pacientes. O parâmetro que apresenta maior significado clínico na análise MAPA é o(a): 
Alternativas
Q3024990 Medicina
Paciente com idade gestacional de 20 semanas (calculada pela amenorreia, DUM), sem intercorrências prévias, compareceu à consulta de pré-natal queixando-se de disúria, polaciúria e desconforto em região suprapúbica, sem febre e em bom estado geral. Considerando a suspeita clínica de infecção urinária, a conduta que o médico deve tomar nesse caso é: 
Alternativas
Q3024991 Medicina
Homem, 50 anos, diabético em uso regular de insulina (2x/dia), refere dor intensa, inchaço e vermelhidão no joelho esquerdo com restrição de movimentos e febre moderada (38−38,3℃), episódica (cotidiana), acompanhada de calafrios e prostração com evolução de três dias. Exames laboratoriais iniciais revelam: leucocitose (18.500 leucócitos mm3  ⁄ ) com neutrofilia (78%), PRC de 9,0mg/L e VHS 40mm em uma hora e 50mm em duas horas. Considerando essas informações, o provável diagnóstico e o agente etiológico mais comumente relacionado são, respectivamente, 
Alternativas
Q3024992 Medicina
. Paciente do sexo feminino, 20 anos, Manaus-AM, com queixas de corrimento vaginal, dispareunia e disúria, refere histórico de múltiplas parcerias sexuais e antecedentes de ISTs. Ao exame ginecológico apresentou dor à mobilização do colo uterino, presença de secreção mucopurulenta no orifício externo do colo e sangramento ao toque da espátula. Diante de um diagnóstico de cervicite mucopurulenta, os agentes etiológicos mais frequentes e, respectivamente, o tratamento medicamentoso mais adequado (droga de escolha) são: 
Alternativas
Q3024993 Medicina
Mulher, 62 anos, procura assistência em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com queixa de “olhos amarelados e urina escura” com evolução de três semanas. A paciente também relata ter náuseas após as refeições, desconfortos em região epigástrica e em hipocôndrio direito, bem como discreta perda de peso; nega febre, vômitos ou diarreia. Ao exame físico: REG, LOTE, ictérica 4+/4+, mucosas normocoradas, eupneica e afebril; abdome plano, flácido, depressível, indolor às palpações superficial e profunda, vesícula biliar palpável e sinal de Murphy negativo. A principal hipótese diagnóstica para o caso descrito é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: B
5: E
6: D
7: C
8: A
9: B
10: E
11: D
12: E
13: C
14: A
15: E
16: D
17: C
18: A
19: B
20: D