Questões de Concurso Público CREFITO-7ª Região(BA e SE) 2012 para Assessor Técnico - Terapeuta Ocupacional
Foram encontradas 4 questões
Pesquisa científica é a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia já consagradas pela ciência. É o método de abordagem de um problema em estudo que caracteriza o aspecto científico de uma pesquisa.
(RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica – Guia para eficiência nos estudos. Editora Atlas. São Paulo.)
Sobre “Pesquisa científica”, marque a afirmação incorreta.
Em qualquer projeto de pesquisa, o pesquisador defronta-se com lacunas importantes na área. Parte dessas lacunas deverá ser preenchida (por exemplo, com literatura pertinente), mas uma porção considerável delas fará parte de um conjunto de pressupostos assumidos pelo pesquisador. Suas conclusões permanecerão prováveis se e enquanto aqueles pressupostos puderem ser sustentados. (LUNA, Sérgio Vasconcelos de. Planejamento de Pesquisa – uma introdução. Editora PUC. EDUC./São Paulo.)
Analise as proposições seguintes:
I. Pressupostos sempre estarão por trás de pesquisas.
II. O risco maior não está na sua presença, mas no desconhecimento dela.
III. Levar em conta os pressupostos na análise dos resultados é uma das maneiras de contornar seus efeitos.
IV. Todo pressuposto emana da hipótese, sendo estruturado com as características: plausível, razoável, verificável.
Marque SOMENTE as proposições que estabelecem correta relação de sentido com Planejamento de pesquisa dentro do contexto enunciado.
Aparentemente, para elaboração de trabalho científico, a escolha do tema para investigar parece ser simples, mas constitui uma gama de preocupações por parte dos (candidatos /pesquisadores) investigadores principiantes. (ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2006. Texto adaptado.)
Analise as proposições seguintes:
I. É muito importante que o tema responda aos interesses do candidato / pesquisador (ligado tanto ao tipo de exame quanto às suas leituras, sua atitude política, cultural ou religiosa).
II. As fontes de consulta devem ser acessíveis, isto é, devem estar ao alcance do candidato/pesquisador.
III. As fontes de consulta têm que ser manejáveis, ou seja, têm que estar ao alcance cultural do candidato/ pesquisador.
IV. O quadro metodológico da pesquisa deve estar ao alcance da experiência do candidato/pesquisador.
Marque as proposições que estão em conformidade com a escolha do tema.
Em linguagem científica, a hipótese equivale, habitualmente, à suposição verossímil, depois comprovável ou denegável pelos fatos, os quais hão de decidir, em última instância, sobre a verdade ou falsidade dos fatos que se pretende explicar. Ou então a hipótese pode ser a suposição de uma causa ou de uma lei destinada a explicar provisoriamente um fenômeno até que os fatos a venham contradizer ou ratificar. (CERVO, Amado L. et al. Metodologia Científica. 6ª Ed. Pearson Companion Website. São Paulo.)
Sobre o enunciado, marque a afirmação correta.