Questões de Concurso Público SURG 2014 para Psicólogo
Foram encontradas 30 questões
I) É a área de estudos que está na base da psiquiatria, cujo enfoque é clínico.
II) É um campo do saber onde, por um lado, encontram-se em suas bases as disciplinas biológicas e as neurociências, e por outro se constitui com inúmeros saberes oriundos da psicanálise, psicologia, antropologia, sociologia, filosofia, entre outras.
III) Pode-se considerar a psicopatologia um campo de pesquisa principalmente de psicanalistas, psiquiatras e de psicólogos clínicos.
IV) A palavra "Psico-pato-logia" é composta de três palavras gregas: "psychê", que produziu "psique", "psiquismo", "psíquico", "alma"; "pathos", que resultou em "paixão", "excesso", "passagem", "passividade", "sofrimento", e "logos", que resultou em "lógica", "discurso", "narrativa", "conhecimento".
As afirmativas podem se caracterizar como (F = Falsa; V = Verdadeira):
I) Tem saúde mental a pessoa que se sente confortável consigo mesma e com as pessoas à sua volta, consegue cumprir suas responsabilidades e fazer suas escolhas de forma responsável.
II) Embora as alterações da mente e do comportamento estejam presentes em todas as etnias, culturas e classes sociais, determinadas pessoas são mais vulneráveis a elas.
III) O sexo do sujeito e os genes herdados pouco ou nada influenciamo surgimento de futuras doenças físicas ou mentais.
IV) Os hormônios ajudam a regular a ação de certas substâncias responsáveis pela comunicação entre os neurônios, influenciando assim, o surgimento de doenças mentais.
São CORRETAS as afirmativas:
I) A esfera de estudo da psicologia do trânsito é constituído de três sistemas principais: o homem, a via e o veículo.
II) Sendo o homem o subsistema mais complexo e, portanto, o que tem maior probabilidade de desorganizar o sistema como um todo, a psicologia do trânsito estuda os comportamentos humanos no trânsito e os fatores e processos que os provocam ou os alteram, de modo que engloba a todos os usuários, como pedestres, ciclistas, motoristas
III) No tocante à atuação do psicólogo do trânsito, é sabido que qualquer pessoa portadora da Carteira Nacional de Habilitação, que tenha feito curso de especialização em Recursos Humanos poderá atuar na área, substituindo o profissional de psicologia.
IV) O comportamento no contexto do trânsito é algo que abrange uma compreensão de todas as pessoas que se movimentam, independente de fatores como idade,sexo, condição sócio-econômica, profissão, ou nível de instrução. Esse campo envolve, portanto, uma complexidade de fatores, e por assim dizer, não é muito fácil de ser estudado.
As afirmativas acima podem ser classificadas como (F = Falsa; V = Verdadeira):
I) São considerados resultados possíveis de uma avaliação psicológica: apto, quando apresentar desempenho condizente para condução de veículo automotor; inapto temporário, quando não apresentar desempenho condizente para condução de veículo automotor, porém passível de adequação; inapto, quando não apresentar desempenho condizente para condução de veículo automotor.
II) Dentre vários aspectos analisados no candidato que deseja obter sua Carteira Nacional de Habilitação são avaliados: comportamento, traços da personalidade, capacidade de tomada de decisões.
III) Os testes psicológicos são os únicos instrumentos utilizados pelo psicólogo do trânsito durante análise do candidato a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.
IV) Ao elaborar o laudo de análise dos testes psicológicos para obtenção da Carteira Nacional de habilitação, cabe ao psicólogo ser claro e conclusivo, expondo todos os aspectos da personalidade do candidato que foram percebidos durante a avaliação psicológica.
São CORRETAS as afirmativas: