Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Olinda - CE 2015 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 20 questões

Q1249858 Fonoaudiologia
“Disfonias de diferentes etiologias são um desafio para a intervenção fonoaudiológica. Compreender as diferenças entre as categorias etiológicas é essencial para a boa prática clínica. Indivíduos com disfonias _____________ relataram maior percepção de sintomas vocais, seguidos pelos sujeitos com disfonias ______________ e, por fim, com disfonias ____________.”
Alternativas
Q1249859 Fonoaudiologia
As alterações orgânicas vocais entre professores ocorrem, em média, após:
Alternativas
Q1249860 Fonoaudiologia
O pólipo é definido como lesão de massa geralmente unilateral, de configuração exofílica, de coloração e tamanhos variados. É decorrente de:
Alternativas
Q1249861 Fonoaudiologia
Com relação à Voz profissional é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q1249862 Fonoaudiologia
Falhas na expressão e compreensão, transtorno na estruturação da linguagem decorrente de distúrbios no funcionamento cerebral caracteriza-se por:
Alternativas
Q1249863 Fonoaudiologia
As dislalias presentes sem que haja lesões ou malformações faciais, podem ser consideradas fisiológicas se ocorrem antes dos:
Alternativas
Q1249864 Fonoaudiologia
Uso incorreto dos verbos e pronomes, terminações incorretas das palavras, falta de pontuação, é o distúrbio de aprendizagem denominado:
Alternativas
Q1249865 Fonoaudiologia
A amplificação global da pressão transmitida da membrana do tímpano até a platina do estribo é de:
Alternativas
Q1249866 Fonoaudiologia
Com relação à função de proteção da orelha interna, leia as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:
I - O reflexo do estapédio é desencadeado por um estímulo sonoro intenso e consiste de uma contração bilateral do músculo do estribo (estapédio). A contração isolada do m. do estapédio faz com que ele gire em torno de um eixo vertical, facilitando a transmissão de sons fracos. II - A aferência é feita pelo nervo do estapédio e a eferência pelo NC VIII (nervo auditivo), ramo do NC VII (nervo facial). III - A atenuação do som pelo reflexo estapediano possa ser de apenas 2 dB para uma intensidade de 20 dB acima da intensidade desencadeadora do reflexo. Este reflexo possui um período de latência (14 a 16 ms), não oferecendo proteção contra ruídos bruscos e apresenta fatigabilidade, limitando a duração do seu papel protetor em casos de sons intensos e prolongados.
Alternativas
Q1249867 Fonoaudiologia
A eficácia da reabilitação em disfagia orofaríngea depende de todo um programa que contenha um grupo de procedimentos capazes de causar benefícios à deglutição. Diante dessa afirmação, qual das opções abaixo está CORRETA?
Alternativas
Q1249868 Fonoaudiologia
É reconhecido o fato de que a fonoaudiologia tem atuação importante na recuperação do paciente que realizou laringectomia. As afirmações abaixo corroboram esse fato e descrevem algumas situações relacionadas a essa cirurgia, com EXCEÇÃO de qual opção?
Alternativas
Q1249869 Fonoaudiologia
Em relação à fisiologia da fala, marque a opção CORRETA:
Alternativas
Q1249870 Fonoaudiologia
São consequências da laringectomia total:
Alternativas
Q1249871 Fonoaudiologia
Disfagia é um sintoma comum a várias doenças e se define como a dificuldade de deglutição. Aponte a alternativa errada no que diz respeito ao tema:
Alternativas
Q1249872 Fonoaudiologia
A cirurgia ortognática se ocupa das alterações dentofaciais do paciente. Marque a opção CORRETA relacionada à atuação do fonoaudiólogo nessa cirurgia.
Alternativas
Q1249873 Fonoaudiologia
São alterações fisiológicas por causa da traqueostomia e passíveis de intervenção do fonoaudiólogo:
Alternativas
Q1249874 Fonoaudiologia
As fraturas faciais representam um campo de preocupação do fonoaudiólogo, que pode atuar, por exemplo, na reabilitação funcional buscando a remodelação das características musculares do paciente. Em relação a essas fraturas e possíveis intervenções fonoaudiológicas, qual a alternativa CORRETA?
Alternativas
Q1249875 Fonoaudiologia
Qual(is) opção (opções) abaixo está (estão) CORRETAS?
I. A motricidade dos músculos da face, língua, faringe e orofaringe é controlada pelos nervos cranianos trigêmeo, facial, hipoglosso e acessório. II. O ato de fonação depende de circuitos neurais para a movimentação automatizada da mandíbula, língua, músculos torácicos e diafragma. Não há envolvimento dos núcleos de base. III. O papel da área de Broca é organizar os atos motores para produzir distintos fonemas que constituem palavras de uma frase. IV.A área de Broca está localizada, em geral, no hemisfério direito.
Alternativas
Q1249876 Fonoaudiologia
Afasia é uma alteração de comunicação causada por lesão neurológica. É uma desordem neurofisiológica multimodal. Em relação às suas características e atuação do fonoaudiólogo nestes casos, marque a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1249877 Fonoaudiologia
São itens a serem avaliados necessariamente pelo fonoaudiólogo nas disastrias, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: B
5: A
6: C
7: B
8: C
9: B
10: A
11: A
12: C
13: B
14: C
15: C
16: B
17: C
18: C
19: A
20: C