Questões de Concurso Público Prefeitura de Quadra - SP 2019 para Médico ESF
Foram encontradas 20 questões
I - A Política Nacional de Atenção Básica considera os termos Atenção Básica - AB e Atenção Primária à Saúde - APS, nas atuais concepções, como termos distintos, de forma a não haver associação entre estas, nos princípios e as diretrizes definidas no documento. II – A Atenção Básica será a principal porta de entrada e centro de comunicação da Redes de Atenção à Saúde, coordenadora do cuidado e ordenadora das ações e serviços disponibilizados na rede. III - A PNAB tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica.
De acordo com os itens acima, é CORRETO afirmar que:
I - O usuário também define, com formas e graus variados, o que é necessidade de saúde para ele, podendo apresentá-la enquanto demanda ao serviço de saúde. II - Vários tipos de demanda podem, em grande parte, ser acolhidos e satisfeitos na atenção básica, exceto com as modalidades de tecnologias leve - duras (conhecimentos, protocolos) e duras (materiais, equipamentos), os quais não estão disponíveis nesse tipo de serviço. III - Mesmo os usuários que são acompanhados regularmente pelas ações programáticas podem apresentar exacerbações em seu quadro clínico e demandar atenção em momentos que não o de acompanhamento agendado.
De acordo com a análise dos itens acima, é CORRETO afirmar que:
(.....) Áreas da pele, ou manchas esbranquiçadas (hipocrômicas), acastanhadas ou avermelhadas, com alterações de sensibilidade ao calor e/ou dolorosa, e/ou ao tato. (.....) Formigamentos, choques e câimbras nos braços e pernas, que evoluem para dormência – a pessoa se queima ou se machuca sem perceber. (.....) Pápulas, tubérculos e nódulos (caroços), normalmente sem sintomas. (.....) Diminuição ou queda de pelos, localizada ou difusa, especialmente nas sobrancelhas (madarose); (.....) Pele infiltrada (avermelhada), com diminuição ou ausência de suor no local.
A resposta correta para a classificação dos itens acima é:
I - O paciente PB receberá uma dose mensal supervisionada de 600 mg de Rifampicina, e tomará 100 mg de Dapsona diariamente (em casa). O tempo de tratamento é de 6 meses (6 cartelas). II – Caso a Dapsona precise ser suspensa no tratamento de Paciente Paucibacilar (PB), essa deverá ser substituída pela Clofazimina 50 mg por dia, e o paciente a tomará também 300 mg uma vez por mês. III - O paciente MB receberá uma dose mensal supervisionada de 600 mg de Rifampicina, 100 mg de Dapsona e de 300 mg de Clofazimina. Em casa, o paciente tomará 100 mg de Dapsona e 50 mg de Clofazimina diariamente. O tempo de tratamento é de 12 meses (12 cartelas).
De acordo com a análise dos itens acima, é CORRETO afirmar que:
I – Necessita de cultura para cândida, visando à identificação de cepas não albicans, que são resistentes aos tratamentos habituais. II – Tratar sempre o parceiro, mesmo que assintomático. III – O tratamento deve ser realizado com Fluconazol, 150 mg, VO, 1x/semana, por 6 meses; OU Itraconazol, 400 mg, VO, 1x/mês, por 6 meses; OU Cetoconazol, 100 mg, VO, 1x/dia, por 6 meses.
De acordo com a análise dos itens acima, é correto afirmar que:
De acordo com o Ministério da Saúde (2013), a alternativa que preenche corretamente o quadro acima é:
I - Para a investigação de casos de HIV em gestante/parturiente/puérpera com HIV e criança exposta ao HIV, além dos dados gerais da gestante/parturiente/puérpera e do local de notificação do caso, devem-se coletar os antecedentes epidemiológicos da mãe da criança exposta relacionados ao pré-natal e parto. II - Para a investigação de casos em crianças menores de 13 anos de idade, é necessário coletar os antecedentes epidemiológicos da mãe do indivíduo. III - Da criança exposta ao HIV, devem ser coletados dados gerais e outras informações relacionadas à profilaxia com antirretrovirais, diagnóstico da infecção e sua evolução.
De acordo com os itens acima, é CORRETO afirmar que:
I – A profilaxia pós-exposição é uma medida de prevenção com a utilização de terapia antirretroviral (TARV) que evita a sobrevivência e a multiplicação do vírus HIV no organismo de uma pessoa. II – Se a unidade de Atenção Básica não realizar a oferta de PEP, suas equipes deverão conhecer os serviços e respectivos fluxos de referência aos quais o(a) usuário(a) deverá ser encaminhado(a). III - O uso do antirretroviral deve se dar de maneira ininterrupta por 10 dias seguidos, sob pena de insucesso dessa medida profilática.
De acordo com os itens acima, é CORRETO afirmar que:
De acordo com esta classificação, define- se por pré-hipertensão os seguintes valores: