Questões de Concurso Público Prefeitura de Quadra - SP 2019 para Técnico Agrícola

Foram encontradas 17 questões

Q2034484 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O manejo do solo difere de região para região, mas a rotação de cultura e a cobertura com palha são fundamentais em todas as regiões. Além disso, análise de solo e planejamento a longo prazo são práticas fundamentais para um bom andamento do negócio. Sobre os níveis de manejo de terras associe corretamente as duas colunas abaixo:
I. Nível de Manejo A. II. Nível de Manejo B. III. Nível de Manejo C.
(.....) Está baseado em práticas agrícolas que refletem um nível tecnológico médio. Caracteriza-se pela modesta aplicação de capital e resultados de pesquisas para manejo, melhoramento e conservação das condições das terras e das lavouras. As práticas agrícolas estão condicionadas, principalmente, à tração animal. (.....) É baseado em práticas agrícolas de baixo nível tecnológico, em que não há aplicação de capital destinado ao manejo, melhoramento e conservação do solo e das próprias culturas. As práticas agrícolas dependem do trabalho braçal, podendo ser utilizada alguma tração animal com implementos agrícolas simples. (.....) Baseado em práticas agrícolas que refletem um alto nível tecnológico. Caracteriza-se pela aplicação intensiva de capital e resultados de pesquisas para manejo, melhoramento e conservação das condições das terras e das lavouras. A motomecanização está presente nas diversas fases da operação agrícola. 
Respondidos os itens, a sequência correta é: 
Alternativas
Q2034485 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A principal finalidade de uma análise de solo é verificar a condição de fertilidade das terras, indicando a disponibilidade de alguns dos principais nutrientes para as culturas, como base de uma recomendação racional e econômica de corretivos e adubos. Nem sempre os solos estão aptos para o cultivo de produção agrícola, apresentando em muitos casos a falta ou o excesso de determinado tipo de nutriente. Sobre o tema, marque o item INCORRETO: 
Alternativas
Q2034486 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Fruticultura é a ciência relacionada ao cultivo de plantas frutíferas e tem por objetivo a exploração racional de plantas lenhosas que produzem frutos comestíveis. A fruticultura difere da agricultura pela particularidade no tratamento de cada planta. Na agricultura as plantas recebem um tratamento coletivo, isto é, semeia-se e colhe-se como um todo. Podemos listar como as principais barreiras para a exportação de frutas no Brasil:
Alternativas
Q2034489 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Adubos verdes são plantas utilizadas para melhoria das condições físicas, químicas e biológicas do solo. Há espécies como leguminosas, que se associam a bactérias fixadoras de nitrogênio do ar, transferindo-o para as plantas. Estas espécies também estimulam a população de fungos micorrízicos, microrganismos que aumentam  a absorção de água e nutrientes pelas raízes. Sobre a utilização do adubo verde, analise os itens abaixo:
I. Em pré-cultivo ou rotação de culturas: quando são utilizadas antes ou depois de uma cultura para melhorar o solo para a cultura que será plantada em seguida. II. Em consórcio: pode ocorrer o plantio conjunto da cultura e do adubo verde e em seguida o corte e deposição do material sobre o solo para fornecer nutrientes ainda para esta cultura, ou então o plantio na parte final do ciclo da cultura, sendo que o adubo verde se desenvolve na parte final e após o ciclo de cultura, beneficiando a cultura seguinte. III. Cultivo em faixas: quando se cultivam faixas de leguminosas perenes ou semiperenes separando talhões de culturas e as leguminosas são podadas periodicamente para adubar as culturas.
Analisados os itens é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q2034490 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A olericultura não é sinônimo de horticultura, sendo este último mais abrangente, referindo-se à produção de uma grande diversidade de culturas comestíveis ou ornamentais, como a fruticultura (cultura de fruteiras variadas), a cultura de cogumelos comestíveis, a jardinocultura (produção de plantas ornamentais), o cultivo de plantas bulbosas (como a tulipa), o cultivo de plantas medicinais, o cultivo de plantas condimentares e a produção de mudas diversas (viveiricultura). Segundo a Sociedade Brasileira de Olericultura do Brasil, além das verduras e legumes por nós conhecidos, devem ser incluídas entre as culturas oleráceas, EXCETO:
Alternativas
Q2034491 Engenharia Agronômica (Agronomia)
É o processo que usa um fragmento da planta, visando regenerar as partes faltantes. Nas plantas herbáceas as partes comumente utilizadas são: ramos (gerânio, pingo de ouro, rosas, etc.), folhas (suculentas, violetas, peperômia, folha da fortuna, etc.) e pedaços de folhas (espada-de-são-jorge, begônia, etc.). Estamos falando de:
Alternativas
Q2034493 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Ainda sobre a insuficiência de nutrientes no solo, esses sintomas, elencados no enunciado a seguir são de qual elemento: A deficiência desse elemento é bastante comum em plantações de tomate e caracteriza-se por uma descoloração das margens dos folíolos mais velhos, que progride em direção à área internerval, permanecendo verdes as nervuras. Quando a deficiência é mais severa, as áreas amarelas vão escurecendo, tornando-se posteriormente necrosadas. Sintomas causados por infecção de vírus podem ser confundidos com deficiência desse elemento.
Alternativas
Q2034494 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em relação à suinocultura, analise os itens abaixo:
I. Escolher um bom local para a suinocultura também é fundamental para o pecuarista. Neste contexto, deve ser levado em consideração o clima do local, a alimentação dos animais e o mercado consumidor de carne suína. Além disso, em termos de instalação, o pecuarista deve pensar também na logística interna e externa para o transporte dos animais.
II. A alimentação dos suínos é outro ponto importantíssimo para quem pretende investir ou já investe em suinocultura. A dieta dos suínos normalmente é composta de cereais, frutas e legumes. Quando pequenos, os suínos devem ser alimentados prioritariamente com soja.
III. Já o abate de suínos é feito somente após a inspeção sanitária, e os animais entram em período de jejum e dieta hídrica de seis até 24 horas. Após a remoção de sujeiras, os animais são abatidos por descarga elétrica ou atordoamento (com gás carbônico).
IV. Os suínos são drenados e se retira 3 litros de sangue do animal. Por fim, os animais são limpos novamente e imersos em taques com água quente na temperatura de 65ºC durante um minuto para a remoção de unhas e pelos.
Analisados os itens é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2034495 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Com o objetivo de aumentar a produção, seja de ovos ou carne, e baixar os custos, busca-se melhorar as características de cada linhagem eliminando certas características indesejáveis e hereditárias do genótipo e desenvolvendo aquelas que são benéficas. Abaixo você vai ver algumas características que se espera estar presente nas aves de produção de carne, EXCETO:
Alternativas
Q2034496 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A piscicultura proporciona um elevado nível de qualidade do peixe para consumo humano, isso se deve aos cuidados com alimentação, controle das taxas de crescimento e das propriedades da água dos viveiros e tanques onde os peixes são criados. A prática da piscicultura possibilita também, a criação de espécies que estão ameaçadas de extinção, contribuindo para a preservação da diversidade da fauna, gerando renda ao pequeno e médio produtor rural, usando um modelo de trabalho sustentável.
Sobre o tema, atribua V para item verdadeiro e F para item falso:
I. O sistema intensivo refere-se à prática tradicional e rudimentar, representada pela técnica de cerco, por exemplo, em áreas originalmente destinadas à outra finalidade como armazenamento de água, bebedouro de animais, energia elétrica, etc. O povoamento é composto principalmente por espécies nativas da região. Nesse caso, a alimentação dos peixes depende apenas do que é produzido naturalmente na água, fertilizada pelos próprios animais que ocupam o local. O investimento é baixo e a produtividade por área também é proporcional. (.....) II. No cultivo semi-intensivo existe um condicionamento e uma influência no cultivo, por meio de suplementação alimentar, tratamento químico da água e mecanização de alguns processos (.....) III. Já o sistema intensivo apresenta uma produção bem controlada e sistematizada, visando à otimização da criação e o seu melhor retorno produtivo. O cultivo é feito em tanques-rede, estruturas submersas feitas de telas de arame revestido de PVC, para confinamento da criação em açudes ou represas. Dentre as espécies mais comumente cultivadas através desse processo estão o salmão, o atum e a tilápia. (.....) IV. A prática intensiva é a que mais evolui nos países em desenvolvimento atualmente, pois permite a livre e constante circulação da água, que mantém o oxigênio necessário à criação, facilita a retirada e o manejo dos peixes, diminui os custos com tratamentos de doenças e, além disso, a produtividade alcançada é bastante superior às outras técnicas. (.....)
Respondidos os itens a sequência CORRETA é:
Alternativas
Q2034497 Engenharia Agronômica (Agronomia)
São áreas definidas e fechadas topograficamente cuja principal entrada de água é a precipitação pluvial, e a saída é o volume de água escoado superficialmente, considerando-se como perdas intermediárias os volumes de água evapotranspirados e os perdidos por percolação profunda. Aqui falamos de: 
Alternativas
Q2034498 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Enquanto a embalagem de um produto fitossanitário está fechada e lacrada, ele não apresenta risco significativo de contaminação, pois não há exposição. Mas quando a embalagem é aberta os riscos podem ser grandes se algumas regras básicas de segurança não forem seguidas para evitar a exposição. Marque o item INCORRETO:
Alternativas
Q2034499 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A cultura da cana-de-açúcar sempre esteve ligada com alguns “surtos” fitopatológicos, desde os primórdios da cultura no Brasil. Marque o item abaixo sobre doenças que acometem essa cultura:
Alternativas
Q2034500 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Agroecologia é uma ciência que fornece os princípios ecológicos básicos para o estudo e tratamento de ecossistemas tanto produtivos quanto preservadores dos recursos naturais, e que sejam culturalmente sensíveis, socialmente justos e economicamente viáveis, proporcionando assim, um agroecossistema sustentável. A abordagem agroecológica da produção busca desenvolver agroecossistemas com uma dependência mínima de insumos agroquímicos e energéticos externos. NÃO é um princípio básico da agroecologia:
Alternativas
Q2034501 Engenharia Agronômica (Agronomia)
NÃO está entre as finalidades da drenagem:
Alternativas
Q2034502 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Trabalha para o desenvolvimento e aprimoramento dos sistemas de produção das culturas. Seu profissional desenvolve sua função de forma análoga ao clínico-geral na medicina, e dessa forma precisa deter conhecimentos que vão desde a produção de sementes, passando por semeadura, espaçamento de plantio, tratos culturais, irrigação, adubação, colheita e até mesmo pós-colheita e armazenamento. Aqui falamos da:
Alternativas
Q2034503 Engenharia Agronômica (Agronomia)
É um produto da apicultura e é produzido dentro da colmeia visando a alimentação dos embriões de abelha com até 3 dias de idade e para a alimentação de toda vida da abelha rainha (a única que se alimenta integralmente só desse alimento). É altamente proteico e altamente valorizado no mercado para a alimentação humana (diz haver propriedades terapêuticas, mas ainda não há comprovação cientifica). Falamos de: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: D
5: A
6: B
7: B
8: B
9: C
10: A
11: D
12: B
13: D
14: C
15: C
16: A
17: C