Questões de Concurso Público Prefeitura de Resende - RJ 2019 para Museólogo

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Q1802913 Museologia

Sobre sociedade, analise os itens abaixo:


I. A definição mais geral de sociedade pode ser resumida como um sistema de interações humanas culturalmente padronizadas. Assim, e sem contradição com a definição anterior, sociedade é um sistema de símbolos, valores e normas, como também é um sistema de posições e papéis.

II. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos sociais, podendo ser ainda um sistema institucional, por exemplo, sociedade anônima, sociedade civil, sociedade artística etc. A origem da palavra sociedade vem do latim societas, que significa associação amistosa com outros.

III. O termo sociedade é comumente usado para o coletivo de cidadãos de um país, governados por instituições nacionais que aspiram ao bem-estar dessa coletividade. Todavia, a sociedade não é um mero conjunto de indivíduos vivendo juntos em um determinado lugar, é também a existência de uma organização social, de instituições e leis que regem a vida dos indivíduos e suas relações mútuas

IV. Para Karl Marx, o homem é coagido a seguir determinadas regras em cada sociedade, o qual chamou de fatos sociais, que são regras exteriores e anteriores ao indivíduo e que controlam sua ação perante aos outros membros da sociedade. Fato social é a coerção do indivíduo, constrangido a seguir normas sociais que lhe são impostas desde seu nascimento e que não tem poder para modificar.

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Q1802914 Museologia
Desde que o termo se originou, primeiro na Alemanha como “Museologie” e depois chegando à França como “muséologie”, o seu sentido se desenvolveu de forma variante acompanhando as transformações dos museus, que ganhavam mais ênfase na Europa da segunda metade do século XIX. No Brasil, essa palavra seria introduzida na década de 1930, por meio de sua apropriação a partir de publicações internacionais – particularmente, as francesas – no contexto dos museus nacionais do Rio de Janeiro. Sobre o tema, marque o item INCORRETO:
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Q1802915 Museologia
Em que ano se deu a institucionalização da Política Nacional de Museus:
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Q1802916 Museologia
O primeiro curso de museologia no Brasil surgiu em 1932 no Museu Histórico Nacional (MHN). "O intuito era promover o aperfeiçoamento da mão de obra dos funcionários do museu. Na época, quem concluía o curso era chamado de:
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Q1802917 Museologia

No fim do século XVIII, já podemos identificar uma ação sistematizada para o patrimônio e museus. É com o início dos movimentos revolucionários burgueses e nacionalistas que o acesso público aos museus e às grandes coleções ocorre. A burguesia, agora classe dominante, utiliza a memória coletiva como importante instrumento de ordem social. A classe dirigente não tardou a abrir ao público as coleções de museus, bibliotecas e arquivos que guardavam os registros da história coletiva. Passou-se, rapidamente, da noção de coleção privada para a de patrimônio público. Sobre o tema atribua V para item verdadeiro e F para item falso:


I. A criação de políticas culturais se relaciona a uma tendência de consolidação do papel do Estado como gestor e articulador de diversas ações, dando um caráter perene as atividades de governo. Para Furtado (2012, p. 103) “patrimônio e memória são concebidos não apenas como acervo da herança cultural, mas como um todo orgânico cuja significação cresce à medida que se integra no viver cotidiano da população” para contextualizar o papel das políticas culturais no âmbito do patrimônio e memória. (.....)

II. No mundo contemporâneo o museu consolidouse e passou a desempenhar um papel fundamental no atual contexto, transformando-se em um dos paradigmas-chave das atividades culturais. (.....)

III. Todas estas transformações impactaram o cenário brasileiro, deste início do século XXI. Neste novo ambiente, as fronteiras do museu tornaram-se cada vez mais móveis, rompendo as disciplinaridades, tornando-os lugar de preservação e também de integração, inclusão, reflexão e debate.(.....)

IV. A Política Nacional de Museus foi lançada em maio de 2003 com o objetivo de promover a valorização, a preservação e a fruição do patrimônio cultural brasileiro, considerado como um dos dispositivos de inclusão social e cidadania, por meio do desenvolvimento e da revitalização das instituições museológicas existentes, e pelo fomento à criação de novos processos de produção e institucionalização de memórias constitutivas da diversidade social, étnica e cultural do país. (.....)


Respondidos os itens a sequência CORRETA é:

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Q1802918 Museologia
Complete as lacunas dando veracidade ao enunciado: Transmitido como uma herança – ou legado – o Patrimônio Cultural remete à __________ desenvolvida pelas sociedades. Ele diz respeito aos conjuntos de conhecimentos e realizações de uma comunidade, acumulados ao longo de sua história, que lhe conferem os traços de sua ____________. A partir do patrimônio, nos tornamos únicos. Por outro lado, a _______________ por si só pode ser considerada um dos maiores patrimônios da humanidade.
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Q1802919 Museologia

Leia o enunciado e responda:

Construção simbólica que se faz em função de um referente. Os referentes podem evidentemente variar em natureza, eles são múltiplos uma cultura, a nação, a etnia, a cor ou o gênero. No entanto, em qualquer caso ela é fruto de uma construção simbólica que os tem como marcos referenciais. No caso específico da cultura, aqui temos um conceito pertinente a:

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Q1802920 Museologia
Pode ser entendida como a construção histórica, cultural das diferentes identidades que são construídas desde o nosso nascimento e de todo processo formativo que adquirimos no contexto em que estabelecemos nossas relações. Cada país, região e cidade se desenvolvem culturalmente de formas distintas:
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Q1802921 Museologia

Sobre as funções dos museus na contemporaneidade, analise os itens abaixo:


I. A proteção do patrimônio cultural deve ser tratada em uma dimensão humana. As medidas de preservação são fundamentadas pelo poder que os bens culturais carregam, de referência para a identidade dos seres humanos, pelos valores que traduzem ou expressam, pela capacidade de transmitir testemunho ou sentimento.

II. Sabe-se que os museus são apenas lugares de memória, orientados para a consagração, valorização e preservação da herança patrimonial, são espaços para as multidões da mesma forma que abrigam a individualidade, ao mesmo tempo, cenário e palco de local de guarda e conservação.

III. O esforço pela diminuição das desigualdades culturais e a efetiva integração social tem-se tornado um desafio, e o museu vai adquirindo papel de protagonismo no cenário educativo e cultural no Brasil e no mundo.

IV. Ao se colocar em foco a comunicação e educação nas instituições, as coleções e respectiva conservação deixaram de constituir o centro das atenções, deslocando-se para o visitante e a sociedade, estando ao serviço das pessoas.


Analisados os itens é correto afirmar que:

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Q1802922 Museologia

A prática do colecionismo é praticada pela humanidade há milênios. Por incontáveis razões colecionamos objetos e atribuímos a estes, valores, seja ele afetivo, cultural ou material. Os museus modernos surgiram dessa prática e podem desempenhar papéis importantes em relação à preservação da história, compreensão da cultura e ferramenta de educação. Sobre o tema analise os itens abaixo:


I. Os museus modernos podem possuir temáticas variadas, com foco em contexto histórico, científico, artístico, biológico, tecnológico e outros. Museus podem possuir diversas formas de organizar suas peças, tradicionalmente, um museu é composto por um único acervo, este é subdividido em múltiplas coleções e estas agrupam conjuntos de peças que possuem algum tipo de vínculo: autoria, contexto histórico, temática, técnica e outros.

II. Muitos museus apresentam acervos com número de peças na casa de milhares de itens. Gerenciar números tão elevados de objetos pode ser um obstáculo a estas organizações, especialmente pelo fato de que muitas peças precisam de períodos de repouso entre períodos de exposições.

III. Uma tendência atual para a administração de museus é o papel das instituições de ensino superior como mantenedoras desses espaços.

IV. Os museus acadêmicos apresentam temáticas distintas e cada acervo possui uma forma diferente de catalogação dos artefatos. A grande maioria utiliza fichas de papel e cada museu possui uma ficha diferenciada dos demais.


Analisados os itens é CORRETO afirmar que:

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Q1802923 Museologia
Compreendido como ferramenta básica de planejamento estratégico, de sentido global e integrador, o Plano Museológico é indispensável para a identificação da vocação da instituição, para a sua definição, ordenamento e priorização dos objetivos e das ações de cada uma de suas áreas de funcionamento. No que diz respeito ao Plano Museológico, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1802924 Museologia

A respeito das novas funções dos museus face a esses desafios, analise os itens a seguir.


I. O museu torna-se um espaço de diálogo permanente com a sociedade e desempenha um importante papel na construção simbólica da identidade social.

II. O museu assume uma função comemorativa e de valorização da dimensão histórica de seu acervo, representativo de uma sociedade e de uma época.

III. O museu adere à lógica empresarial da cultura de massa e visa à economia lucrativa, ao estimular o consumo através de suas lojas, livrarias e restaurantes.

IV. O museu incorpora as novas tecnologias para sua prática nos campos de preservação e gestão, e as redes de comunicação interativas para a relação com o público.


Analisados os itens é CORRETO afirmar que:

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Q1802925 Museologia

O museu – etimologicamente da palavra mouseion, a casa das musas – sempre existiu como prática ainda que não nominalmente desta forma. Quando os mais favorecidos financeiramente adquiriam bens de consumo para a indução do poder absoluto e passaram a explorar deste recurso imagético para colocá-los como superiores às classes menos favorecidas, já se constituía a concepção do que hoje conhecemos como museu. Sobre o tema, atribua C para item correto e I para item INCORRETO:


I. Durante longo tempo, os museus serviram para preservar os registros da memória das classes mais abastadas, serviram como dispositivos ideológicos do Estado e também para disciplinar e controlar o passado, o presente e o futuro das sociedades em movimento. (......)

II. O caráter social modificou drasticamente a posição destes espaços/templos, visto que a acessibilidade é crescente e processual, “(...) o museu está passando por um processo de democratização, de ressignificação e de apropriação cultural” (CHAGAS; NASCIMENTO, 2008a, p. 59-60). Porém, é necessário enfatizar que as coleções sempre estiveram ao acesso de todos, mesmo sob esta visão de dominação. (......)

III. Ainda que tenha surgido do colecionismo, impreterivelmente deve-se reconhecer a existência de museus na contemporaneidade que não lidam com a constituição de acervo que precede uma instituição museal. Muito mais do que um espaço de reserva de acervo, hoje os museus são espaços de escolhas, pesquisa e intencionalidades. (.....)

IV. Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, aberto ao público, que adquire, conserva, pesquisa, divulga e expõe, para fins de estudo, educação e lazer, testemunhos materiais e imateriais dos povos e seu ambiente. (.....)


Respondidos os itens a sequência CORRETA é:

Alternativas
Q1802926 Museologia
No Brasil, a mais antiga experiência museológica de que se tem notícia:
Alternativas
Q1802927 Museologia
Aberto ao público em geral, tratou-se de um encontro de especialistas, estudiosos e interessados nas questões relativas ao campo das políticas culturais e gestão, com o objetivo de divulgar trabalhos e promover debates sobre ações políticas, práticas e reflexões históricas e teóricas. A realização é do Setor de Pesquisa de Políticas Culturais da Casa de Rui Barbosa e da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão. O evento realizado de 6 a 9 de maio de 2019, no Rio de Janeiro, é a 10ª edição do:
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Q1802928 Museologia
A Lei 12.343/2010, instituiu o Plano Nacional de Cultura – PNC, com prazo de duração de 10 anos e regido pelos seguintes princípios, EXCETO:
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Q1802929 Museologia
Ainda de acordo com a Lei 12.343/2010, os recursos federais transferidos aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios deverão ser aplicados prioritariamente:
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Q1802930 Museologia
Compreendido como ferramenta básica de planejamento estratégico, de sentido global e integrador, o Plano Museológico é indispensável para a identificação da vocação da instituição, para a sua definição, ordenamento e priorização dos objetivos e das ações de cada uma de suas áreas de funcionamento. No que diz respeito ao Plano Museológico, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1802931 Museologia

A respeito das novas funções dos museus face a esses desafios, analise os itens a seguir.


I. O museu torna-se um espaço de diálogo permanente com a sociedade e desempenha um importante papel na construção simbólica da identidade social.

II. O museu assume uma função comemorativa e de valorização da dimensão histórica de seu acervo, representativo de uma sociedade e de uma época.

III. O museu adere à lógica empresarial da cultura de massa e visa à economia lucrativa, ao estimular o consumo através de suas lojas, livrarias e restaurantes.

IV. O museu incorpora as novas tecnologias para sua prática nos campos de preservação e gestão, e as redes de comunicação interativas para a relação com o público.


Analisados os itens é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Q1802932 Museologia

A função social dos museus é uma discussão reiterada e nunca esgotada, pois, se ele é inteiramente ligado a (quase que condicionado por) aspectos tangíveis como a edificação, as salas, vitrines e coleções, é exatamente nele que tudo é desfuncionalizado e reinventado ao se inserir em uma nova ordem simbólica (DELOCHE, 2010, p. 13). É também um domínio das imaterialidades. Sobre o tema, analise os itens abaixo:


I. O nascimento dos museus está ligado ao reconhecimento oficial do caráter sagrado de traços que definem o humano: seu reconhecimento como único e atemporal e de cada um dos seres como possuidores da humanidade em si dá um sentido semelhante às suas obras e a elas o poder de nos tornarem mais humanos quando em contato com seus repositórios por excelência, os museus.

II. Muito se fala, portanto, sobre a função social dos museus, mas é preciso delimitá-la bem. Foi depois da Mesa-Redonda sobre o Papel do Museu na América Latina, organizada pela UNESCO, em Santiago do Chile – 1972, que o ICOM, em mais uma atualização de seu conceito de museu, incluiu a ideia de instituição “a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento”.

III. O papel social e educativo do museu é unicamente o de conservar e preservar a memória de uma coletividade, possibilitando que ela fique devidamente armazenada em local seguro.

IV. A função da instituição museu tem como componentes o perfil preservacionista, científico e educativo (BRUNO, 1995, p. 65), e a função social se realizaria na intersecção de duas outras, a científica e a educativa, ao “propiciar a compreensão sobre o patrimônio / herança e o exercício da cidadania”.


Analisados os itens é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: D
5: A
6: B
7: A
8: C
9: B
10: A
11: D
12: B
13: C
14: B
15: C
16: A
17: D
18: A
19: A
20: C