Questões de Concurso Público Prefeitura de Resende - RJ 2019 para Veterinário
Foram encontradas 30 questões
Atualmente a Leishmaniose Visceral (LV) tem distribuição global, somente não sendo encontrada na Antártica. Por se tratar de uma zoonose de interesse em saúde pública, órgãos governamentais elaboram estratégias para controle, dado a grande dificuldade em erradicação. Em 1963, o Decreto 51.838 estabelece normas técnicas especiais para o combate à leishmaniose visceral. Sobre a LV, é CORRETO afirmar:
I. O principal vetor é o flebótomo Lutzomya longipalpis.
II. O inseto hematófago Lu. Cruzi também é transmissor da leishmaniose visceral.
III. O principal agente etiológico é a Leishmania infantum.
IV. O cão não é um importante reservatório do
parasita.
O gênero Lyssavirus, pertencente à Rhabdoviridae, vem do grego lýssa, que significa “raiva” ou “fúria”. Sobre a raiva, analise as afirmativas:
I. Animais raivosos sempre apresentam a fase excitativa e a fase paralítica.
II. Período de incubação é influenciado pela espécie do hospedeiro, linhagem do vírus, local de introdução do vírus.
III. O Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros tem como estratégia de atuação, a vacinação dos herbívoros domésticos em situações específicas.
IV. São conhecidos dois ciclos infecciosos de importância epidemiológica: a raiva urbana e a raiva silvestre.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
O controle de doenças infecciosas de modo efetivo se faz necessário a fim de diminuir a disseminação do agente causador na população de animais suscetíveis. Muitas vezes, o patógeno é eliminado pelo animal doente por meio de secreções como fezes e urina.
Assinale abaixo a alternativa INCORRETA.
A investigação laboratorial é de grande importância na Medicina Veterinária por permitir identificar o agente etiológico e seu respectivo tratamento, levantamento epidemiológico de doenças de notificação compulsória e investigação de doping em animais de performance. A precisão e confiabilidade dos resultados são amplamente influenciados pelos cuidados na seleção, coleta e correto envio de amostras ao laboratório. Com base nos procedimentos para investigação laboratorial, analise as afirmativas.
I. O material coletado deve ser acompanhado por histórico completo, bem como da suspeita de diagnóstico clínico.
II. Amostras de um local que tenha mais de um patógeno devem ser coletadas de modo a evitar contaminação.
III. O envio de amostras para o diagnóstico de doença nervosa em ruminantes pode ser feito com amostras refrigeradas ou congeladas.
IV. Para exame toxicológico em equinos, as amostras de urina são mantidas em temperatura ambiente até que sejam enviadas para o laboratório.
Estão corretas as afirmativas:
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, um Organismo Geneticamente Modificado (OGM) é definido como organismo cujo material genético tenha sido modificado por qualquer técnica de engenharia genética. No Brasil, as atividades envolvendo transgênicos são reguladas pela Lei Brasileira de Biossegurança 11.105/05.
Sobre os OGMs NÃO é correto afirmar.
Em 1928, Alexander Fleming relatou atividade antibiótica pela primeira vez. Seu experimento mostrou o efeito lítico de uma colônia do fungo Penicillium notatum ao redor de colônias de estafilococos em uma placa de cultivo. Posteriormente, pesquisas conduzidas por Ehrlich levaram à produção das sulfonamidas, consideradas os primeiros medicamentos antibacterianos de amplo espectro de uso clínico bem-sucedido. De forma geral, o mecanismo de ação dos antimicrobianos é baseado nas diferenças estruturais e bioquímicas entre as células eucarióticas e procarióticas, possibilitando maior oportunidade para toxicidade seletiva.
Sobre os antimicrobianos, analise as afirmativas:
I. Nitrofuranos são antiprotozoários que atuam na inibição da função da membrana celular, possuem efeito bacteriostático com amplo espectro de atividade e são de baixa toxicidade.
II. As fluoroquinolonas agem contra bactérias gramnegativas e Mycoplasma. A principal desvantagem de seu uso é o rápido desenvolvimento de resistência.
III. As tetraciclinas possuem amplo espectro de ação contra bactérias gram-positivas e gram-negativas, inclusive contra riquetsias e clamídias. Atualmente, é amplamente utilizada em equinos em virtude de sua baixa toxicidade.
IV. A ação bactericida dos aminoglicosídios em bacilos aeróbios gram-negativos é influenciada pelo pH, sendo mais efetivos em ambiente alcalino. Entretanto, todos os aminoglicosidios podem provocar graus variáveis de oto e nefrotoxicidade.
Estão CORRETAS as afirmativas:
O gênero Eimeria spp. é a causadora da coccidiose, uma parasitose com distribuição geográfica mundial cujo sinal clínico mais importante é a ocorrência de diarreia. Sobre a Eimeria spp. analise as afirmativas.
I. O dianóstico laboratorial é realizado por meio do teste de flutuação fecal.
II. Nem todas as espécies de Eimeria são patogênicas, podendo ser encontradas nas fezes na ausência de sinais clínicos.
III. A infeção intestinal tem grande significado clinico para o diagnóstico da eimeriose em equinos adultos.
IV. Infecções por Eimeria spp. são ocorrências raras em suínos.
V. O conhecimento sobre a morfologia dos oocistos de Eimeria spp. permite a identificação de pseudoparasitas e parasitas espúrios.
As afirmativas INCORRETAS são.
A classificação biológica e a identificação de microorganismos foram inicialmente baseadas na morfologia e características metabólicas especificas. Atualmente, esse sistema tem sido baseado na analise do genótipo, levando com isso, a mudanças na classificação e nomenclatura dos organismos vivos. Sobre a identificação dos microoranismos, analises as afirmativas.
I. Ordem é um grupo de gêneros relacionados na classe.
II. Gênero é o grupo de famílias relacionadas na ordem.
III. Gênero é o grupo de espécies relacionadas na família.
IV. A técnica de microscopia permite classificação preliminar de bactérias.
Estão CORRETAS
A mastite, ou mamite, é a doença infecciosa mais comum encontrada em bovinos leiteiros de criação intensiva, e uma das causas para isso é o fato da glândula mamaria ser o principal reservatório de agentes infecciosos causadores da mastite contagiosa.
Sobre a mastite é INCORRETO afirmar.