Questões de Concurso Público Prefeitura de Viana - ES 2019 para Auditor de Controle Interno - Direito

Foram encontradas 14 questões

Q1154600 Direito Administrativo
Marque o item INCORRETO sobre o tema:
Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei (Lei 8.429/92), e notadamente:
Alternativas
Q1154615 Direito Administrativo
Relativamente aos poderes administrativos, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1154619 Direito Administrativo
Acerca dos requisitos do ato administrativo, julgue os itens a seguir:

I- A competência é requisito vinculado do ato administrativo, isso porque, para que o ato seja válido é necessário verificar se foi praticado pelo agente competente conforme a legislação para a prática da conduta.
II- Conforme a corrente majoritária são cinco os requisitos do ato administrativo: competência, objeto, forma, motivo e finalidade. Sendo o objeto e o motivo discricionários.
III- O motivo, requisito vinculado do ato administrativo, é a situação de fato e o fundamento jurídico que autorizam a prática do ato.

Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1154620 Direito Administrativo
No que se refere à classificação do ato administrativo, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1154621 Direito Administrativo
Acerca das modalidades de licitação, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1154622 Direito Administrativo

Relativamente aos princípios do processo administrativo, julgue os itens a seguir:


I- O princípio da impessoalidade constitui a objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades.

II- O princípio da obrigatória motivação diz que deve haver indicação dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a decisão.

III- A finalidade significa o atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei.


Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Q1154623 Direito Administrativo
Acerca dos poderes da administração, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1154624 Direito Administrativo
A respeito da improbidade administrativa, marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1154626 Direito Administrativo
Considere o que dispõe a lei 9.784/99 (Lei do processo administrativo) acerca dos administrados:

I- Constitui direito dos administrados proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé.
II- Constitui dever dos administrados formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente.
III- Constitui dever dos administrados ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas.

Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1154627 Direito Administrativo
No que se refere aos princípios do Direito Administrativo, julgue os itens que seguem:

I- A supremacia do interesse público sobre o privado, cria uma desigualdade jurídica entre a Administração e os administrados.
II- Entre os princípios que regem o Direito Administrativo pode-se destacar o de que o interesse público e o interesse privado devem ser equivalentes.
III- O princípio da indisponibilidade do interesse público é um princípio explicito e está previsto no art. 37 da Constituição Federal

Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q1154629 Direito Administrativo
Relativamente aos poderes administrativos, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1154631 Direito Administrativo
Conforme as disposições da Lei nº 8.439/92 acerca da improbidade administrativa, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1154632 Direito Administrativo
A respeito do processo administrativo, conforme a lei 9.784/99 assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1154633 Direito Administrativo
Princípio é, por definição, mandamento nuclear de um sistema, seu verdadeiro alicerce, disposição fundamental que irradia sobre diferentes normas, compondo-lhes o espírito e servindo de critério para exata compreensão e inteligência delas, exatamente porque define a lógica que lhe dá sentido harmônico. Eis porque violar um princípio é muito mais grave que transgredir uma norma.

Fonte: (MELLO, C. A. B. Curso de direito administrativo. Ed. Malheiros., 2007.

A respeito dos Princípios implícitos na Constituição federal Brasileira, classifique a Coluna 1 de acordo com a Coluna 2 e, em seguida, assinale a opção correta que representa a sequência desta questão:

COLUNA 1

1. Princípio da Razoabilidade e Proporcionalidade. 2. Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o Privado. 3. Princípio da Indisponibilidade do Interesse Público. 4. Princípio da Autotutela.

COLUNA 2

(.....)Tem por objetivo, garantir que a Administração se guiará sempre pelo interesse público e não ferirá deliberadamente direitos individuais.
(.....)Aplica-se na aferição da legitimidade dos atos discricionários praticados pela Administração, sobretudo daqueles restritivos de direitos (estabelecem limitações ou condicionamentos ao exercício de direitos e atividades individuais, impõem obrigações ou aplicam sanções).
(.....)Princípio fundamental do Direito Administrativo. Fundamento das prerrogativas especiais (poderes administrativos).
(.....)Princípio fundamental do Direito Administrativo. Fundamento das prerrogativas especiais (poderes administrativos).
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: A
5: B
6: D
7: B
8: C
9: D
10: A
11: B
12: D
13: A
14: A