Questões de Concurso Público Prefeitura de Viana - ES 2019 para Motorista
Foram encontradas 6 questões
A caixa de marcha, também conhecida como caixa de câmbio, é a responsável por fazer a transmissão do movimento emitido pela força do motor para as rodas. Portanto, a sua função principal é multiplicar a força para gerar a velocidade do carro. Sobre o tema, analise os itens abaixo:
I. Por meio do sistema de transmissão, a caixa distribui os comandos de força, tração e torque para as rodas, de modo que elas tenham o melhor rendimento, levando em consideração o atrito e o tipo de terreno no qual estão sendo submetidas ao uso.
II. A falta de manutenção leva a falhas ou impedimento na hora da mudança de marcha, o câmbio fica mais duro e as posições da caixa ficam mais difíceis de serem inseridas.
III. As peças são fabricadas em aço e, por isso, durante o trabalho, é preciso reduzir o atrito entre elas. Diminuir o impacto entre as peças é a única função do óleo na caixa de marcha.
IV. Quando as marchas se desencaixam sozinhas e o carro vai para o ponto morto, principalmente na terceira marcha, é sinal de há problemas na caixa de marcha.
Analisados os itens é CORRETO afirmar que:
Ainda sobre motor de veículo, veja a sequência de acontecimentos descritas nos itens abaixo:
I. Imagine que seu possante está parado e você vira a chave no contato. Quando isso rola, a bateria manda eletricidade para o motor de arranque, um motor elétrico que é ligado para fazer os pistões do cilindro se movimentar pela primeira vez. A partir daí o motor está ligado.
II. O processo de combustão precisa obrigatoriamente de ar. Ele entra no carro pelo filtro de ar, que barra as impurezas, e segue para o cilindro, possibilitando a explosão. A relação ar/combustível tem de ser exata: com ar demais, o motor perde desempenho. Com ar de menos, o consumo do carro aumenta.
III. Para que o motor siga em movimento, os pistões precisam de combustível, que é injetado nos cilindros pelos bicos de injeção. Um outro equipamento, a central da injeção eletrônica, é o “cérebro” que controla a quantidade de ar e combustível jogada no motor.
IV. Em cada cilindro, a explosão do combustível rola assim: primeiro, ocorre a entrada da mistura ar/combustível, quando a válvula de admissão está aberta. Depois, o pistão se movimenta para cima, comprimindo a mistura ar/combustível. Nessa hora, a vela recebe eletricidade da bateria e gera uma faísca, causando a explosão da mistura ar/combustível.
A sequência CORRETA do funcionamento normal de um veículo é: